sexta-feira, 1 de julho de 2022

CRER POR MEIO DA MENSAGEM.

 

Base na Bíblia: João 17:17-25 “... Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei. Em favor deles eu me entrego completamente a ti. Faço isso para que, de fato, eles também sejam completamente teus. Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que creem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste. A natureza divina que tu me deste eu reparti com eles a fim de que possam ser um, assim como tu e eu somos um. Eu estou unido com eles, e tu estás unido comigo, para que eles sejam completamente unidos, a fim de que o mundo saiba que me enviaste e que amas os meus seguidores como também me amas. – Pai, quero que, onde eu estiver, aqueles que me deste estejam comigo a fim de que vejam a minha natureza divina, que tu me deste; pois me amaste antes da criação do mundo. ...”

 

“... Separa-os para a santidade por meio da verdade – tua palavra é a verdade. Como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo. A favor deles, eu me separo para a santidade, para que também eles sejam separados para a santidade por meio da verdade. ‘Oro não apenas por eles, mas também por aqueles que confiarão em mim, por causa da palavra deles, para que todos sejam um, como tu, Pai, estás unido a mim, e eu, a ti. Oro para que eles também estejam unidos a nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. A glória que me deste, eu lhes dei, para que possam ser um, como nós somos um – eu unido a eles, e tu, a mim, para que eles sejam apenas um, e que o mundo possa perceber então que tu me enviaste e que tu os amaste como a mim. ‘Pai, quero que os que me deste estejam comigo onde eu estou para que possam ver minha glória – a glória que me deste porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço, e estas pessoas sabem que me enviaste. ...”

 

Uma oração, estamos lendo uma única oração, onde outros na oportunidade também a ouvem, ainda que esta oração seja direcionada especificamente ao Pai, mas cada um dos discípulos está ouvindo e sabendo o propósito que está ocorrendo, toda ela em prol de manter o mesmo cuidado com cada ovelha que foi encontrada, inclusive pelo passar do século ficou registrada a todo aquele que ler as páginas das Escrituras Sagradas.

A ovelha tende a ser forte quando se encontra em grupo, assim nada mais lógico do que entendermos como o Pai, o Filho e o Espírito Santo nos compara a este tipo de animal irracional, uma vez que sob a atenção e tratos do Pastor as ovelhas tendem a ter uma melhor qualidade de vida e mesmo quando desgarrada o exemplo que lemos nas Escrituras é o de ir, o Pastor, atrás desta para a buscar até a encontrar, diferente de repreensão e castigo como objetivo e sim cheio de cuidados para que a mesma aprenda a lição e fique sempre próxima dele.

Os animais que não são herbívoros e sim carnívoros são por natureza caçadores, e estão sempre a espreita buscando a ovelha que, exemplificando vive como por pura distração se afastando do rebanho, para por exemplo visualizar (pois a muitos outros), apresento: um pasto, ao seu ver pessoal, será sempre mais fértil do que aquele que está no momento e ao se distanciar se torna uma presa potencialmente mais fácil ao predador.

Mesmo em uma armadilha ou cilada onde caçam alguns animais em grupo, como os lobos, a presença do Pastor é determinante para que nenhuma se perca, pois nessas empreitadas o caos e a desordem são provocados e sem o Pastor cada uma corre para qualquer lado, como simples rota de fuga e assim as mais velhas, doentes e recém nascidas, ficam expostas e são naturalmente os alvos preferidos nesta incursão.

Jesus orou por eles pois a verdade foi apresentada a cada um dos seus, sabemos que de todas as multidões que ouviram as Suas Palavras, e também após a sua ressurreição, o Messias apareceu a um grupo de 500 (quinhentas) pessoas que se mantiveram crendo na verdade, conforme Paulo menciona em I Coríntios 15:06.

Ser unido como um, é o que a oração apresenta ao Pai, como o exemplo que o Filho sempre disse a todos os seus ouvintes a unidade perfeita, onde é a marca que diferencia para que o Mundo (pessoas e sistemas) possa identificar, como citado sobre as ovelhas, elas são cada um uma, mas quando unidas elas todas se tornam um, assim é o Corpo de Cristo na Terra, aguardando Cristo, o Cabeça Voltar.

Dia a dia os perdidos são informados das Boas Novas do Evangelho pregado pelo Messias, levada pelos discípulos e um a um ouve e destes que ouvem, aqueles que são perdidos reconhecem o som, o timbre único do Pastor e pelo arrependimento sincero voltam para o aprisco por crer no Salvador, por meio da mensagem.

Há muitas religiões e seitas no Mundo, todas sem exceção apresentam meios para uma melhora de comportamento existencial, para si e para seu semelhante, mas o rotulo religião não define as Palavras do Salvador e de seu precursor, João, o Batista, que anunciavam: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos Céus, onde um justo veio para morrer pelos injustos somente para cumprir a Vontade do Pai e abrir o caminho que se havia perdido da reconciliação ser humano e Criador.

O exemplo do amor do Pai pelo Filho e do Filho pelo Pai é o que retrará a união em servir a vontade do Pai e assim o Filho a cumpre cuidando daqueles que o Pai lhes deu, e a oração não se limitou aos presentes e sim aos que viriam a crer, por meio da Mensagem apresentada por seus seguidores, dia após dia, até os dias atuais e seguindo até o Dia da Volta do Senhor.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário