sexta-feira, 15 de julho de 2022

TOLERÂNCIA CEGA.

 

Base na Bíblia: João 18:01-09 “... Depois de fazer essa oração, Jesus saiu com os discípulos e foi para o outro lado do riacho de Cedrom. Havia ali um jardim, onde Jesus entrou com eles. Judas, o traidor, conhecia aquele lugar porque Jesus tinha se reunido muitas vezes ali com os discípulos. Então Judas foi ao jardim com um grupo de soldados e alguns guardas do Templo mandados pelos chefes dos sacerdotes e pelos fariseus. Eles estavam armados e levavam lanterna e tochas. Jesus sabia de tudo o que lhe ia acontecer. Por isso caminhou na direção deles e perguntou: - Quem é que vocês estão procurando? – Jesus de Nazaré! – responderam. – Sou eu! – disse Jesus. Judas, o traidor, estava com eles. Quando Jesus disse: ‘Sou eu’, eles recuaram e caíram no chão. Jesus perguntou outra vez: – Quem é que vocês estão procurando? – Jesus de Nazaré! – tornaram a responder. Jesus disse: – Já afirmei que sou eu. Se é a mim que vocês procuram, então deixem que estes outros vão embora! Jesus disse isso para que se cumprisse o que ele tinha dito antes: ‘Pai, de todos aqueles que me deste, nenhum se perdeu.’ ...”

 

“... Depois de Yeshua ter dito tudo isso, saiu com os talmidim e atravessou a fonte, que flui no inverno pelo vale de Kidron, até um lugar onde havia um arvoredo; ele e os talmidim entraram ali. Y’hudah, o traidor, também conhecia o lugar, porque Yeshua muitas vezes se reunira ali com os talmidim. Então Y´hudah foi para lá, levando consigo um destacamento de soldados e alguns guardas oferecidos pelos principais kokanim e p’rushim; eles levaram armas, lanternas e tochas. Yeshua, sabendo tudo o que iria acontecer, saiu e lhes perguntou: ‘A quem vocês procuram?’, ‘A Yeshua de Natzeret’, eles responderam. Ele disse: ‘Sou Eu’. E estava com eles Y’hudah, o traidor. Quando Yeshua disse: ‘Sou Eu’, eles recuaram e caíram no chão. Ele lhes perguntou novamente: ‘A quem procuram?’, e eles disseram: ‘A Yeshua de Natzeret’. ‘Já lhes disse, Sou Eu’. Respondeu Yeshua, ‘Se eu sou a pessoa a quem procuram, deixem estes ir embora’. Isso aconteceu para cumprir o que ele dissera: ‘Não perdi nenhum dos que me deste’. ...”

 

Pelas Escrituras Sagradas podemos encontrar dentre muitos outros textos (fonte: what does the bible say about) que ser tolerante:

. significa ter amor e consideração por aqueles que não são como nós. (Mateus 5:43-47);

. significa ser paciente e perdoar os erros dos outros. (Mateus 18:21-22);

. significa ser compreensivo com os mais fracos. (Romanos 14:1);

. ser cativante, atendo-se a questões nas quais concordam e nas coisas que têm em comum. (Lucas 9:49-50);

. o Senhor espera que sejamos tolerantes, assim como apreciamos a tolerância dos outros. (Levítico 19 34ª);

. você não deveria tolerar o mal ou ações más deliberadas. (Gênesis 6:3ª);

. Deus tem amor, paciência e tolerância sobrenaturais para conosco. Deveríamos agir da mesma forma com os outros (2 Crônicas 7:14); e

. Ser tolerante e esforçar-se por manter a paz gera bênçãos e felicidade. (Provérbios 12:20b).

No dicionário da Língua Portuguesa, encontramos assim escrito sobre tolerância:

. ato ou efeito de tolerar;

. indulgência, condescendência;

. qualidade ou condição de tolerante; e

. tendência a admitir, nos outros, maneiras de pensar, de agir e de sentir diferentes ou mesmo diametralmente opostas às adotadas por si mesmo.

Podemos durante nossa caminhada optar por uma delas, como seres humanos, ou mesmo achar para nós mesmos, que são exatamente iguais esses conceitos, ou seja, das Escrituras Sagradas e do Sistema que vivemos sobre a face da Terra.

Jesus entra no Jardim, lugar conhecido por todos seus discípulos e ali sabemos que usou esse tempo para permanecer e incentivar seus discípulos presentes a estarem em oração, enquanto uma visita aparece para estes inesperadamente, mas não para o Ungido.

No Livro dos Princípios o Eterno ao observar o comportamento humano em Adão e igualmente o comportamento nos dias de Noé não tolera o mal e fica registrado para todos que há tolerância Divina jamais é cega.

Jesus, o Filho, sabia, tolerava e incentivava o cuidado com o próximo mesmo os diferentes a si, porém agia como o Pai que reconhecia o limite que separa o servir do limite de se rebelar.

Judas, o Iscariotes (pois tinham dois Judas no grupo eleito pelo Messias), somente estava junto com eles nesse grupo formado por romanos e judeus e que vinham em sua direção, na versão que João escreve, diferente dos Evangelhos Sinóticos, quem toma a iniciativa e vai na direção deles é o próprio Jesus.

Suas Palavras são diretas e não deixam nenhuma dúvida, pois todos viam as armas e as tochas que estavam presentes indicando que buscavam por alguém, e é feita a pergunta: A quem buscais? Poderia ser o grupo todo, pois todos seriam cumplices, mas a resposta afirma que era uma só pessoa.

Ao ouvirem a resposta, seja romanos ou seja judeus ambos recuaram e ao chão caíram, podemos afirmar que Judas Iscariotes também.

O Ungido pela segunda vez refaz a mesma pergunta e ouve a mesma resposta do grupo e mais uma vez se identifica como sendo Ele a pessoa procurada, mas adiciona em sua fala o fato de que se Ele é o procurado os demais a volta dele devem ser livres, e sabemos que foi exatamente isso que ocorreu.

O Raboni em sua oração ao Pai havia mencionado esse momento antes de acontecer, previamente e mais uma vez o seu amor pelos seus que o Pai lhe deu, ocorre onde o Filho, honrou o Pai e cuidou para que nenhum deles se perdessem.

O agir do cuidado do Senhor pelo ser humano estava ocorrendo diante de todos aqueles, mas seus olhos estavam longe de entender que o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo, seguia como declara o Profeta Isaías 53:7 ‘Ele foi maltratado, humilhado, torturado; contudo, não abriu a sua boca; agiu como um cordeiro levado ao matadouro; como uma ovelha que permanece muda na presença dos seus tosquiadores ele não expressou nenhuma palavra’.

Sua Tolerância (do Filho de Deus) era, é e sempre será plena e viva para abrir o único meio para livrar da prisão do pecado o ser humano, a qual o escraviza e pelo Messias em sua autoridade reconciliar a criatura ao seu Criador, enquanto para a humanidade a tolerância cega permanece e só aumenta dia a dia a distância, inclusive com o amor esfriando, para com aquele que é O Caminho, A Verdade e A Vida.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário