sexta-feira, 24 de junho de 2022

SEPARAR NO DEVIDO INSTANTE.

 

Base na Bíblia: João 17:11-17 “... Agora estou indo para perto de ti. Eles continuam no mundo, mas eu não estou mais no mundo. Pai santo, pelo poder do teu nome, o nome que me deste, guarda-os para que sejam um, assim como tu e eu somos um. Quando estava com eles no mundo, eu os guardava pelo poder do teu nome, o mesmo nome que me deste. Tomei conta deles; e nenhum se perdeu, a não ser aquele que ia se perder para que se cumprisse o que as Escrituras Sagradas dizem. E agora estou indo para perto de ti. Mas digo isso enquanto estou no mundo para que o coração deles fique cheio da minha alegria. Eu lhes dei a tua mensagem, mas o mundo ficou com ódio deles porque eles não são do mundo, como eu também não sou. Não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do maligno. Assim como eu não sou do mundo, eles também não são. Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua palavra é a verdade. ...”

 

“... Não ficarei mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no poder do teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como o somos. Enquanto estava com eles, guardei-os pelo poder do teu nome, que me deste; sim, eu os guardei; e nenhum deles foi destruído (a não ser aquele designado para a destruição, para que se cumprisse o Tanakh). ‘Mas agora vou para ti, e digo estas coisas enquanto ainda estou no mundo, para que eles possam ter em si mesmos minha alegria completa. ’Dei-lhes tua palavra, e o mundo os odiou, pois eles não pertencem ao mundo, como eu mesmo não pertenço ao mundo. Não te peço que os tires do mundo, mas que os proteja do Maligno. Eles não pertencem ao mundo, como eu não pertenço ao mundo. Separa-os para a santidade por meio da verdade – tua palavra é a verdade. ...”

 

No universo culinário, muitas receitas existem espalhadas pelo mundo inteiro, algumas delas exigem por exemplo o uso de ovos, mas dessas receitas com ovos, algumas pedem para que a clara seja separada da gema, exatamente para que se possa obter o resultado esperado.

A oração de Jesus exprime exatamente o mesmo princípio que foi mencionado aos discípulos de como deveriam orar: “Vocês, portanto, orem assim:

‘Pai nosso no céu! Teu nome seja mantido santo. Venha teu Reino; tua vontade seja feita na terra como no céu. Dá-nos o alimento necessário para hoje. Perdoa-nos pelo que fizemos de errado, como perdoamos a quem nos fez coisas erradas. E não nos conduzas à provação severa, e mantém-nos a salvo do Maligno. Porque o Reino, o poder e a glória são teus para sempre. Amém.’”

Com cuidado protetor e em pura prática apresenta a unidade entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo, o tempo todo; onde cada um deles são declarados como sendo Eles um; logo o único Deus, que enviou o Filho que ao se preparar para a consumação enviou o Espírito Santo, em perfeita unidade.

Nada mais difícil de perceber e assimilar do que estar vivendo os últimos dias e ouvindo essas palavras dirigidas pelo Filho ao Criador, as quais em todo instante apresenta a separação dele anunciada de estar presente fisicamente, conforme citada nas Escrituras Sagradas, e isso foi real acontecendo a todos os discípulos (onze) que junto ao Messias ali estavam.

Assim Jesus apresenta em sua oração que em todo o tempo no mundo teve o completo cuidado com os enviados pelo Pai, pois veio para agradar-lhe, e cita que somente um que já estava determinado nas Escrituras Sagradas se perdeu, para a cumprir.

Quando estamos concluindo um trabalho, ou um estudo, do tipo se formando, para colação de grau, não é anormal, que as lagrimas pela dedicação e esforços venham aos olhos, mas não são de tristeza e sim de alegria por estar concluindo uma etapa em sua vida; assim Jesus cita aos seus discípulos para que eles também se alegrassem, pois o Ungido estava chegando ao momento de cumprir completamente a vontade do Pai, no calvário.

Os discípulos ouvem cada uma dessas palavras e agora acrescenta o Mestre que eles não são do mundo, como Ele também não é, e eles por ouvirem a Palavra declarada do Pai pelo Filho, o mundo (sistemas e pessoas) os odiariam, como Ele era odiado.

Sua oração ao Pai permanece inalterada pelos séculos e o cuidado ao Pai solicitado pelo Filho não era para os livrar ou tirar (tirar os separados para fora do mundo) e sim para os proteger do Maligno, separando-os e guardando-os para a santidade na sua Palavra.

Assim está declarado no Livro de Salmos 119:160: ‘A principal coisa sobre tua palavra é que ela é a verdade; e todos os teus justos mandamentos duram para sempre.’

No cumprimento das Escrituras Sagradas muitos séculos ou períodos se passaram desde o ato de Adão que iniciou a separação do ser humano com seu Criador, no entanto o plano Eterno acontece e se materializou no Ungido, que veio para resgatar o homem do pecado e de seu julgamento, mas assim citou João 03:19-21; ‘Este é o juízo: A luz veio ao mundo, mas as pessoas amaram as trevas em vez da luz. Por que? Porque suas ações eram ímpias. Quem realiza coisas más odeia a luz e a evita, para que suas ações não sejam expostas. Mas quem realiza o que é verdadeiro se aproxima da luz, para que todos possam ver que suas ações são realizadas por meio de Deus.’; uma vez que ‘todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.’ Romanos 10:13.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário