sexta-feira, 3 de junho de 2022

DOSE DE REFORÇO.

 

Base na Bíblia: João 16:28-33 ... Eu vim do Pai e entrei no mundo. E agora deixo o mundo e vou para o Pai. Então, os seus discípulos disseram: - Agora, sim, o senhor está falando claramente e não por meio de comparações. Sabemos agora que o senhor conhece tudo e não precisa que ninguém lhe faça perguntas. Por isso nós cremos que o senhor veio de Deus. E Jesus respondeu: - Então agora vocês creem? Pois chegou a  hora de vocês todos serem espalhados, cada um para a sua casa; e assim vão me deixar sozinho. Mas eu não estou só, pois o Pai está comigo. Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo. ...”

 

“... ‘Eu vim do Pai e entrei no mundo; agora deixo o mundo e volto para o  Pai’. Os talmidim lhe disseram: ‘Agora você esta falando de forma clara, não de modo indireto. Agora podemos perceber que você sabe todas as coisas e nem precisa que as pessoas lhe formulem perguntas. Isso nos faz crer que você veio de Deus’. Yeshua respondeu: ‘Agora vocês creem. Mas aproxima-se a hora – e já chegou – quando serão espalhados, e cada um cuidará de si mesmo. Vocês me deixarão sozinho. Contudo, eu não estou sozinho, porque meu Pai está comigo. ‘Eu lhes disse essas coisas para  que, unidos a mim, vocês tenham shalom. Neste mundo, vocês terão aflições. Mas sejam fortes! Eu venci o mundo!’. ...”

 

Nada mais simples de explicar e de perceber a respeito da rotina do ser humano, cito como exemplo quando a ciência após estudos preliminares, define a necessidade do corpo humano se submeter a procedimentos repetidos durante as fazes de suas vidas, sejam elas de fundo emocional ou pessoal, medicamentoso ou não, para poderem subsistir com uma melhor qualidade de vida sobre a face de terra.

O Messias ratifica aos seus discípulos sobre sua ação de Enviado pelo Pai, que estava chegando ao ato final para cumprir a plena vontade do Pai, o Soberano Criador, com o intuito de restabelecer apresentando ao mundo (sistema que há no mundo e povos) o meio para resgatar o que se havia perdido.

Pelas Palavras de Jesus, o Raboni (Mestre), os discípulos afirmam que chegaram à conclusão de que estavam diante do enviado do Senhor, ou aquele que vem em nome do Senhor.

E para afirmarem esse pensamento, usaram do fato de que antes de abrirem a boca para expor o que estavam pensando ou sobre uma dúvida, o Senhor Jesus já sabia exatamente o que eles precisavam ouvir em resposta.

Talvez eles estivessem exagerando nessa afirmação, pois o ser humano muitas vezes se gaba com seus lábios de alguns feitos, mas na realidade a fé apresentada pode estar recheada de dúvidas ou pode conter muitas incredulidades pelos fatores a sua volta naturalmente.

A resposta a essa afirmação, de Jesus enfatiza: Você agora acredita? Talvez assim tenha sido dito por que cada um só tem que ser suficientemente experimentado e ser tentado por tempo suficiente para que naquele ponto em que acha que é mais forte, falhará.

Ele concluiu: ‘Mas aproxima-se a hora – e já chegou – quando serão espalhados, e cada um cuidará de si mesmo. Vocês me deixarão sozinho’.

Pense em uma pessoa que estava passando por um problema e sabia de antemão qual era o diagnóstico e ainda assim nessa hora, continua apascentando suas ovelhas (seus discípulos) esse era o Mestre, e cada um deles só pensando em si mesmos diante desse acontecimento.

Afirma Jesus: ‘mas não estarei sozinho, Eu e o Pai somos um’, antecipou essas palavras, assim Ele mencionou, para que a união entre nós (unidos a mim) prossiga e somente desta forma tenhais paz (shalom).

Percebam que a paz é o balanço das forças equilibradoras, na qual o ser humano precisa de uma força divina por detrás e dentro dele para enfrentar as tremendas probabilidades dispostas contra ele, nos mistérios da vida, tentação do diabo, satanás, enfermidade da carne e a forte oposição do mundo, para atingir o entendimento ao ponto de que não precisa se surpreender em ouvir Jesus dizer: ‘vocês terão aflições’.

Essa força divina, para ser forte, age e tem seu aspecto mais marcante e único da verdadeira fé em prática pelo discípulo quando tem a tristeza que se mistura com um êxtase interior que a transforma em paz; essa mistura de medo e amor, da lei com promessa, da justiça com misericórdia, do sentido do pecado com o do perdão e de uma tribulação esmagadora com uma grande paz, essa é o shalom (paz) de Jesus.

‘Eu venci o mundo’, Jesus declara aos seus, essa certeza bem como seu Plano Redentor e todas as medidas necessárias apresentadas para confirmar que o Plano do Pai era e é vivo e conduz a Vida Eterna e assim levou seus discípulos a serem, no tempo certo, seus apóstolos e a levarem a dose de reforço necessária a cada ser humano, para poder cada um de seus ouvintes ao ouvir e somente assim (pois a fé vem pelo ouvir e o ouvir da Palavra de Deus), poderá esse ouvinte decidir se passara a usá-la ou deixara de a usar.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário