sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

CORREÇÃO DE ATITUDES.

 

Base na Bíblia: João 12:06-12 “... Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela. Então Jesus respondeu: - Deixe Maria em paz! Que ela guarde isso para o dia do meu sepultamento. Os pobres estarão sempre com vocês, mas eu não estarei sempre com vocês. Muitas pessoas ficaram sabendo que Jesus estava em Betânia. Então foram até lá não só por causa dele, mas também para ver Lázaro, o homem que Jesus tinha ressuscitado. Então os chefes dos sacerdotes resolveram matar Lázaro também; pois, por causa dele, muitos judeus estavam abandonando os seus líderes e crendo em Jesus. No dia seguinte, a grande multidão que tinha ido à Festa da Páscoa ouviu dizer que Jesus estava chegando a Jerusalém. ... ”

 “... Ele, porém, não falou isso pela preocupação com os pobres, mas por ser ladrão; ele era responsável pela bolsa de dinheiro e costumava roubar dela. Yeshua disse: ‘Deixe-a em paz! Ela guardou isso para o dia do meu sepultamento. Vocês sempre terão os pobres consigo, mas nem sempre terão a mim’. Uma grande multidão de habitantes de Y’hudah descobriu que Yeshua estava ali; as pessoas vieram, não apenas por causa de Yeshua, mas também para ver El’azar, a quem ele ressuscitou dos mortos. Os principais kohanim fizeram então planos para se livrar também de El’azar – por causa dele, muitos moradores de Y’hudah estavam deixando seus líderes e depositando a confiança em Yeshua. No dia seguinte, a grande multidão que veio para a festa ouviu que Yeshuaestava a caminho e Yerushalayim. ...”

 

As palavras de Judas tinham sua razão, porém João esclarece o lado oculto do sentimento que haviam nelas; assim ao responder Jesus sobre a consideração de Judas simplesmente direciona para a razão que seria apropriada pela ação de Maria e enfatiza a todos os presentes que poderiam estar tendo o mesmo sentimento para que a deixassem em paz, e participassem com ele do aroma surpreendente que estava no ambiente.

Assim a Verdade veio ao mundo para trazer a correção das atitudes que aos seres humanos parecem serem as corretas e as necessárias, porém desde o Éden afastam mais e mais, dia a dia, o ser criado de seu Criador.

Em paralelo, a notícia que os líderes judaicos, que participavam do Sinédrio, esperavam chegou a eles e muitos do povo estavam percorrendo a distância média de 3 (três) quilômetros para se encontrar com o Messias e como relata João muitos iam a fim de ver Lázaro o qual eles sabiam que fora ressuscitado por Jesus.

Um novo ajuste ou correção de atitudes agora é traçado pela liderança dos judeus, pois a prova viva de ressurreição inquestionável era Lázaro, assim para evitar que o povo continuasse a crer no Ungido, agora eles estão propondo a morte pela segunda vez de Lázaro, pois por seu testemunho, muitos estavam deixando (na verdade abandonando) seus líderes e passando a confiar em Jesus.

Em nossos dias sabemos que muitos obtém sucesso em suas vidas pessoais ou acadêmicas ou profissionais, enquanto outros não, quando buscamos entender o porquê dessa desigualdade, daqueles que fazem a diferença; notamos que uma pequena percentagem é porque nasceram superdotados, ou são pessoas privilegiadas em finanças, e sim a grande maioria está no grupo dos que persistiram muito além da média normal de seus semelhantes em seus ideais.

Na vida muito se olha para esse aspecto e damos uma grande atenção e tempo do nosso ser, porém as Escrituras Sagradas podem apontar para pontos ainda mais elevados do que este que citei, como exemplo; uma vez que o valor da vida é único e ainda que todas as religiões da terra, ou nenhuma religião, busquem atribuir uma resposta é fato de que a vida tem o seu início, o seu meio e o seu findar, a todos os viventes sobre a face da terra.

Jesus declara diante de todos, enquanto uma homenagem lhe é prestada, apontando simplesmente para a sua verdadeira vocação, seguindo sempre a vontade do Pai, em servir e dar sua vida em resgate de todo aquele que crê que é pecador e precisa totalmente do perdão de seus pecados, pois sente o peso da culpa em seus ombros.

O Caminho, a Verdade e a Vida estava diante dos seus, mas os seus deixaram de o receber, porém a todos quantos o receberam deu-lhes o direito de serem perdoados e de criaturas passaram a ser chamados de filhos do Eterno Criador, pois esses buscaram a correção de suas atitudes, sim, porém buscando se parecer mais e mais com seu Mestre Cristo, o Filho do Senhor.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula












Nenhum comentário:

Postar um comentário