sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

NELE ESTAVA A VIDA.

 

Base na Bíblia: João 11:39-50 “... e ordenou: - Tirem a pedra! Marta, a irmã do morto, disse: - Senhor, ele está cheirando mal. Pois já faz quatro dias que foi sepultado! Jesus respondeu: - Eu não lhe disse que se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus? Então tiraram a pedra. Jesus olhou para o céu e disse: - Pai, eu te agradeço porque me ouviste. Eu sei que sempre me ouves; mas eu estou dizendo isso por causa de toda esta gente que está aqui, para que eles creiam que tu me enviaste. Depois de dizer isso, gritou: - Lázaro, venha para fora! E o morto saiu. Os seus pés e as suas mãos estavam enfaixados com tiras de pano, e o seu rosto estava enrolado com um pano. Então Jesus disse: - Desenrolem as faixas e deixem que ele vá. Muitas pessoas que tinham ido visitar Maria viram o que Jesus tinha feito e creram nele. Mas algumas pessoas voltaram e contaram aos fariseus o que ele havia feito. Então os fariseus e os chefes dos sacerdotes se reuniram com o Conselho Superior e disseram: - O que é que nós vamos fazer? Esse homem está fazendo muitos milagres! Se deixarmos que ele continue fazendo essas coisas, todos vão crer nele. Aí as autoridades romanas agirão contra nós e destruirão o Templo e o nosso país. Então Caifás, que naquele ano era o Grande Sacerdote, disse: - Vocês não sabem nada! Será que não entendem que para vocês é melhor que morra apenas um homem pelo povo do que deixar que o país todo seja destruído? ...

 

“... Disse Yeshua: ‘Tirem a pedra!’. Marta, irmã do morto, lhe disse: ‘Senhor, o corpo cheira mal, pois já são quatro dias desde sua morte’. Yeshua lhe disse: ‘Eu não lhe falei que, se você mantivesse a confiança veria a glória de Deus?’, Então eles removeram a pedra. Yeshua olhou para o alto e disse: ‘Pai, agradeço-te porque me ouves. Eu mesmo sei que sempre me ouves, mas digo isso por causa da multidão que está aqui, para que eles possam crer que tu me enviaste’. Tendo dito isso, Yeshua gritou: ‘El’azar, saia!’. O homem que estava morto saiu – suas mãos e seus pés estavam envoltos em faixas de linho, e o rosto estava coberto com um pano. Disse-lhes Yeshua: ‘Tirem as faixas e deixem-no ir!’. Muitos dos moradores de Y’hudah que tinham vindo visitar Miryam, vendo o que Yeshua fez, confiaram nele. Mas alguns deles foram contar aos p’rushim o que ele tinha feito. Então os principais kohanim e os p’rushim convocaram uma reunião no Sanhedrin e disseram: ‘O que faremos? Esse homem está realizando muitos milagres. Se o deixarmos seguir caminho, todos confiaram nele, e os romanos virão e destruirão o templo e a nação’. Mas um deles, chamado Kayafa, o kohen gadol daquele ano, disse-lhes: ‘Vocês não sabem de nada! Não veem que é melhor que morra um homem a favor do povo, para que toda a nação não seja destruída.’ ...”

 

Manter a confiança mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis, para muitos é sinônimo de falta de sanidade, ou puro desequilíbrio mental, sempre se referindo a todos que procuram seguir por essa linha de raciocínio, mas, mesmo assim, pelos outros que permanecem a volta destes, passam a ser chamados de alienados da realidade, ou que estes são daqueles que lhes fizeram uma lavagem cerebral, por fim esse é o rotulo como são identificados.

Mesmo com todo o avanço da ciência, da tecnologia e da expansão da compreensão do ser humano sobre todos os assuntos, quando os temas vida e morte são abordados persistem sem alteração.

O fôlego de vida no ser humano é apresentado nas Escrituras Sagradas no Livro dos Princípios, no primeiro Livro do Canon, e só acontece depois do homem ser criado a imagem e semelhança do Criador (Elohim). Gênesis 02:07: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente.”

Lázaro encontra-se sepultado a quatro dias na caverna (sepultura) sua irmã Marta está próxima e interpela a Jesus para rever sua Ordem de tirar a pedra.

Jesus declara que manter a confiança era uma de suas afirmações, lembrando que para seus discípulos, não era diferente essa afirmação, pois eles foram convidados a irem para despertar Lázaro do seu sono (morte), e nem para Maria.

Todos foram convencidos (crédulos), mas não crentes (incrédulos) que algo bom poderia acontecer, assim um grupo optou por ir e tirar a pedra da entrada da frente do sepulcro.

O Messias Ungido agora levanta seus olhos para o alto e agradece ao Pai por sempre o ouvir e repete na frente de todos sua confiança total e menciona aos ouvidos de todos que sua atitude era para que todos a sua volta pudessem o ouvir e perceberem um a um o sobrenatural que ainda iria acontecer e assim poderem passar a ter a oportunidade de crer no Enviado do Senhor.

Agora de imediato: Grita chamando o morto pelo nome para vir para fora.

O morto ouve e vem para fora, do jeito que estava veio atendendo ao pedido do Autor da Vida e para os que estão do lado de fora é declarado para que tirem as faixas de linho dos pés e das mãos que estava envolto nele e deixa que ele se vá.

Como de costume e porque não deixar claro que esse mesmo jeito de ser do ser humano persiste século após século chegando aos dias atuais, onde um grupo acreditou no Messias, mas um grupo foi levar as novas aos fariseus e esses aos chefes dos sacerdotes que convocaram juntos uma reunião no Sinédrio (70 pessoas e um Sumo Sacerdote).

De um ato notável, me refiro a cura de um cego de nascença em um sábado, pouco tempo antes, a ressurreição de Lázaro com certeza podemos afirmar que não era um sábado, agora, gerou essa reunião somando todos os outros milagres que eles tinham conhecimento, e se continuasse nesse ritmo todos iriam crer no Ungido, mas notem que agora passaram o receio para os romanos e a provável retaliação que haveria no templo e na nação.

Nele estava a vida e o Sumo sacerdote do ano Caifás declara a todos os presentes, o sábio pensamento de trazer a solução por um para poupar toda a Nação, sem perceber que suas palavras estavam de acordo com as Palavras que o Messias, o autor da Vida, tinha previamente definido a seus seguidores.

O Messias declarou: “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” João 10:10, Ele é o Autor da vida e veio buscar e dar vida ao que se havia perdido. Crês assim?

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário