sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

AVALIAÇÃO COERENTE, MAS SEM SINCERIDADE.

 

Base na Bíblia: João 11:49-12:06 “... Os chefes dos sacerdotes e os fariseus queriam prender Jesus. Por isso tinham dado ordem para que, se alguém soubesse, contasse onde ele estava. Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi ao povoado de Betânia, onde morava Lázaro, a quem ele tinha ressuscitado. Prepararam ali um jantar para Jesus. Marta ajudava a servir, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. Então Maria pegou um frasco cheio de nardo puro. Ela derramou o perfume nos pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e toda a casa ficou perfumada. Mas Judas Iscariotes, o discípulo que ia trair Jesus, disse: - Este perfume vale mais de trezenas moedas de prata. Por que não foi vendido, e o dinheiro, dado aos pobres? Judas disse isso, não porque tivesse pena dos pobres, mas porque era ladrão. Ele tomava conta da bolsa de dinheiro e costumava tirar do que punham nela. ... ”

“... Além disso, os principais kohanim e os p´rushim tinham ordenado que, se alguém soubesse o paradeiro de Yeshua, deveria informá-los, para que o pudessem prender. Seis dias antes do Pesach, Yeshua chegou a Beit-Anyah, onde El’azar vivia, o homem a quem Yeshua ressuscitara dos mortos; eles prepararam um jantar em honra a Yeshua. Marta servia a refeição, enquanto El’azar estava à mesa com ele. Miryam pegou um quartilho de óleo de nardo puro, que é muito caro, derramou-o sobre os pés de Yeshua e os enxugou com seus cabelos, de modo que a casa se encheu com a fragrância do perfume. Mas um dos talmidim, Y’hudah de K’riot, que mais tarde iria traí-lo, disse: ‘Este perfume vale o salário de um ano de trabalho! Por que não foi vendido, e o dinheiro dado aos pobres?’. Ele, porém, não falou isso pela preocupação com os pobres, mas por ser ladrão; ele era responsável pela bolsa de dinheiro e costumava roubar dela. ...”

Temos muitos ditados que usávamos com muita frequência nos dias de outrora, no presente ainda existem, mas com toda a tecnologia atual estamos deixando para o desuso, porém, antes diríamos quando uma pessoa fala, mas não faz; que ela seria aquela pessoa que demonstra maus exemplos em suas atitudes, com a seguinte expressão: ‘Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço!’

Todos questionavam se o Mestre Jesus viria para as festividades da Pascoa, enquanto em meio deles, sim ao redor desses que questionam, haviam pessoas incumbidas de informar sobre o paradeiro, porém nada de o encontrarem.

Seis dias antes da Páscoa, Jesus é visto agora de novo em Betânia, junto com seus discípulos e sendo honrado com uma festa provavelmente na casa de Lázaro, o mesmo que ele havia ressuscitado dos mortos após quatro dias dele no sepulcro.

João, descreve que a irmã Marta estava a servir, e à volta da mesa sentados estavam Jesus, Lazaro e os demais convidados, enquanto a irmã Maria surge com um quartilho de óleo de nardo puro e o derrama aos pés do Messias Jesus.

Com seus cabelos ela passa a enxugar os pés do Raboni Jesus, segundo João o cheiro invadiu toda a casa, todos que lá estavam puderam sentir seu aroma que pesquisando se parece com o cheiro de terra que acalma.

Aparece então uma declaração dentre os presentes saindo da boca de um dos discípulos de Jesus, seu nome era Judas Iscariotes, na verdade ele faz uma avaliação coerente do acontecimento, direcionando suas palavras todas quanto a ação de Maria, com total clareza de raciocínio e preocupação com os menos afortunados que vivem sobre a face da terra.

Com certeza, em outro cenário teríamos os apoiadores dessa proposta e porque não também os que teriam uma ideia totalmente negativa da pessoa que fez esse ato.

João, que escreveu esse Livro, destaca um pensamento pessoal que só foi possível perceber e contextualizar usando os acontecimentos do futuro com esse passado, pois suas palavras declaram que a preocupação de Judas não era com os pobres, logo suas palavras deixavam de ser sinceras, pois como era responsável pela bolsa de ofertas (algo parecido como um tesoureiro) subtraia o que para lá era direcionado.

Jesus declarou que pelos seus frutos os conhecereis, assim fica claro que uma planta jamais é plantada no dia anterior a sua semente na terra e no dia de hoje se colhe os frutos e sim que existem etapas (períodos) que irão acontecer para que da semente chegue a dar fruto, logo deveríamos ser mais cautelosos antes de darmos atenção a qualquer tipo de doutrina (ensino) principalmente quando se trata das Palavras Sagradas das Escrituras.

Jesus também declarou: Eu sou o Bom Pastor e o Bom Pastor da a sua vida pelas ovelhas; sabemos que realmente isso aconteceu, pois veio ao Mundo cumpriu a vontade do Pai se entregando como sacrifício vivo santo e agradável ao Eterno, para resgatar a todo aquele que crê da morte do pecado para a vida reconciliada com o Criador; ao terceiro dia Jesus o Ungido ressuscitou; durante o período por volta de cinquenta dias foi visto por muitos; subiu ao céu a vista também de muitos; e está assentado a direita do Pai, bem como prometeu que vai voltar para buscar um a um dos seus.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário