sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

AVALIAÇÃO DAS MEDIDAS.

 

Base na Bíblia: João 12:12-19 “... No dia seguinte, a grande multidão que tinha ido à Festa da Páscoa ouviu dizer que Jesus estava chegando a Jerusalém. Então eles pegaram ramos de palmeiras e saíram para se encontrar com ele, gritando: - Hosana a Deus! Que Deus abençoe aquele que vem em nome do Senhor! Que Deus abençoe o Rei de Israel! Jesus procurou um jumentinho e o montou, como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Povo de Jerusalém não tenha medo! Veja! Aí vem o seu Rei, montado num jumentinho!’ Naquela ocasião os discípulos não entenderam isso. Mas, depois de Jesus ter voltado para a presença gloriosa de Deus, eles lembraram que isso estava escrito a respeito dele e também que era isso o que tinha acontecido. A multidão que estava com Jesus quando ele havia chamado Lázaro para fora do túmulo e o tinha ressuscitado espalhou a notícia do que tinha acontecido. E o povo foi encontrar-se com Jesus, pois ficou sabendo que ele tinha feito esse milagre. Então os fariseus disseram uns aos outros: - Não estamos conseguindo nada! Vejam! Todos estão indo com ele! ...”

 

“... No dia seguinte, a grande multidão que veio para a festa ouviu que Yeshua estava a caminho de Yerushalayim. Pegaram ramos de palmeiras e saíram ao encontro dele, gritando: ‘Liberte-nos!’ ‘Bendito é o que vem em nome de ADONAI!’. Depois de encontrar um jumentinho, Yeshua montou nele, como o Tanakh diz: ‘Filha de Tziyon, não tenha medo! Veja: seu rei está vindo, sentado em um jumentinho’. Os talmidim não entenderam isso a princípio; mas, depois que Yeshua foi glorificado, eles se lembraram do que o Tanakh diz a respeito dele, e de que ele fez isso por eles. O grupo que estava com ele quando chamou El’azar para fora do sepulcro e o ressuscitou dos mortos continuou a falar sobre isso. Também por causa disso a multidão saiu ao encontro dele – ouviram que ele realizou esse milagre. Os p’rushim disseram entre si: ‘Olhem, vocês não estão chegando a lugar algum! O mundo todo vai atrás dele!’. ...”

 

Avaliar sempre foi um meio para poder se situar diante das mais diversas situações que possam estar a nos rodear, exatamente para nos permitir a opção de ajustarmos ou mantermos nossas decisões, ratifico que no passado também era assim.

Salmos 118: 15 O som do regozijo e da vitória é ouvido nas tendas dos justos: ‘A mão direita de ADONAI golpeou poderosamente!

Salmos 118:16 A mão direita de ADONAI se levantou em triunfo! A mão direita de ADONAI golpeou poderosamente!’

Zacarias 09:09 Alegre-se com todo o seu coração, filha de Tsiyon! Grite, filha de Yerushalayim! Veja: seu rei vem até vocês. Ele é justo e vitorioso. Contudo, é humilde – ele está montado em um jumentinho, sim, em uma cria de jumento.

Como avaliar esses três textos descritos nas Escrituras Sagradas, para todos aqueles que o leram por séculos, era uma profecia e num instante perto da proximidade de um período da Pascoa, levado por um acontecimento gerado pela chegada do Raboni Jesus, principia espontaneamente aos residentes e visitantes o ato de celebrarem presencialmente esses acontecimentos.

Todos os detalhes foram se encaixando como se fosse em um quebra cabeça, onde as peças foram tomando seu lugar devido, e cada momento passou a espelhar os fatos apresentados e cantados de maneira literal, pelos que esperavam a vinda do Ungido.

Notemos outras atitudes:

a)                Aqueles que presenciaram o milagre que Jesus operou ao ressuscitar a Lazaro, continuavam a anunciar esse acontecimento.

b)                O povo presente em Jerusalém, passa a pegar ramos de palmeiras e foram na direção de Jesus, com um gesto puro de saudação e reconhecimento de sua autoridade e declaravam isso em alta voz.

c)                Jesus montou sobre uma montaria de um jumentinho, conforme descreveu Zacarias, muitos séculos antes.

d)                Os talmidim (discípulos) nada entendiam desses acontecimentos, logo de imediato, porém depois entenderam as palavras descritas nas Escrituras sobre o Messias; assim somente desta forma ocorreu para esses, o desvendar, o elucidar dos fatos, sim somente no tempo posterior ‘o quebra cabeça’ fica completo.

e)                Os p’rushim (fariseus) avaliaram suas atitudes e entre eles mesmos se autodeclaravam, que suas medidas e planos estavam longe de atingir seu efeito de afastar o povo do Messias Jesus, pois o oposto pelas suas ações estava diante de seus olhos.

O Plano Celeste estava em curso, a avaliação de suas medidas alinhadas com a Vida de Jesus, O Filho de Deus, gostaria de apresentar as palavras do rei Ezequias, ao povo: ‘Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.’ Sim o agir do Senhor ultrapassou os tempos apresentando desde o princípio da queda do homem, o único meio de restabelecer o tempo do perdão e por amor enviar o Messias para pagar o preço do pecado, pelos pecados de todos, sim um único justo pagando.

Ao ouvir as Boas Novas, anunciadas cada um pode estar nesse instante a fazer a avaliação de suas medidas e assim tomar sua decisão de reconhecer sua limitação frente ao pecado e passar a ouvir a voz do Pastor a lhe chamar, ou simplesmente seguir seus dias.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário