sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

DISTINGUIR O MOMENTO.

 

Base na Bíblia: João 12:36-43 “... Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que possam viver na luz. Depois que Jesus disse isso, foi embora e se escondeu do povo. Eles tinham visto Jesus fazer todos esses milagres, mas não criam nele, para que se cumprisse o que disse o profeta Isaías: ‘Senhor, quem creu na nossa mensagem? E quem viu que era o Senhor que estava agindo? Não podiam crer porque, como disse Isaías: ‘Deus cegou os olhos deles e fechou a mente deles, para que não vejam, e não entendam, e não se voltem para ele, e sejam curados por ele.’ Isaías disse isso porque viu a revelação da natureza divina de Jesus e falou a respeito dele. No entanto, muitos líderes judeus creram em Jesus, mas não falavam publicamente a favor dele para que os fariseus não os expulsassem da sinagoga. Eles gostavam mais de ser elogiados pelas pessoas do que de ser elogiados por Deus. ...”

 

“... Enquanto vocês têm luz, ponham sua confiança na luz, para que se tornem pessoas da luz’. Yeshua disse essas coisas, saiu e se ocultou deles. Mesmo tendo feito Yeshua tantos milagres em sua presença, não confiaram nele, para que as palavras de Yesha’yahu, o profeta, se cumprisse: ‘Adonai, quem creu em nosso relato? A quem o braço de Adonai foi revelado?’. A razão pela qual não podiam crer era – como disse Yesha’yahu em outro lugar: ‘Cegou-lhes os olhos e endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem façam t’shuvah, para que eu os cure’. (Yesha’yahu disse essas coisas porque viu a sh´khinah de Yeshua e falou sobre ela.) Ainda assim, muitos líderes puseram a confiança nele; mas, por causa dos p’rushim, não o diziam abertamente, com medo de serem banidos da sinagoga; pois amaram mais o louvor dos homens que o louvor da parte de Deus. ...”

 

Distinguir o momento e as coisas que estão a nossa volta, pode parecer uma ação normal, porém quando temos diversas fontes e cada uma dessas apresentam seus melhores valores e denunciam as contrárias, pode acontecer que o meio pessoal de cada um para tomar sua decisão, possa ficar confuso, uma vez que para diferenciar o que é correto do que é falso torna-se muito mistificado e assim se camufla podendo infelizmente chegar a levar pessoas bem intencionadas a viverem seus dias no erro.

No livro dos Princípios acontece um fato que chama a atenção quanto a capacidade do ser humano poder vir a perder sua noção das coisas à sua volta, este fato aconteceu na Cidade de Sodoma, vejamos: “Mas os homens que estavam dentro da casa estenderam as mãos, levaram Lot para dentro da casa e trancaram a porta. A seguir, feriram de cegueira os homens (que estavam) junto à porta da casa, pequenos e grandes, para não encontrarem a porta.”

O Messias apresenta a certeza da vinda do reino e mostra a cada ouvinte de ontem, hoje e até a Sua Volta, o Plano de Redenção, baseado na Vontade do Pai descrita nas Escrituras Sagradas.

Seus ouvintes, conforme foi relatado no texto que lemos, ouviam e viam os milagres que confirmavam o cuidado do Pastor para com cada uma de suas ovelhas, porém eles não confiavam nele, simplesmente gostavam de ouvir, ver e receber os milagres; Jesus assim se oculta de diante deles, notem que é do povo todo que estava para celebrar a festa em Jerusalém da Páscoa.

Sim, as Palavras ditas por Jesus, foram profetizadas pelos profetas e João, descreve exatamente as palavras descritas muitos séculos antes no Livro de Isaías, em dois momentos distintos, isso ele o fez devido aos acontecimentos, que ele via acontecer diante de seus olhos.

O primeiro uma declaração ao Senhor, declarando ao Eterno: ‘quem creu na nossa mensagem e quem viu que era o Senhor que estava agindo’; sim o povo simplesmente não confiava, mas em outro texto vem o Plano do Eterno.

O segundo por Ato do Eterno destaca o fato de que não deram ouvido as palavras, pois suas mentes estavam como cegas e não percebiam e assim eles não se voltavam a Ele (Messias) para ser curado.

Podemos pensar que com o advento das Palavras serem transformadas em um único livro (Biblos) desde a Idade Média e que com o avanço da tecnologia possibilitando o acesso por todos os meios eletrônicos, nos dias atuais, essa situação denunciada por João e antes citada por Isaías deixou de acontecer.

Jesus continua se ocultando, pelos mesmos motivos de outrora de cada ser humano que mesmo nos dias atuais tem a possibilidade de distinguir o momento bem como a pessoa que está lhe falando, mas procura somente buscar o seu pessoal interesse para o instante finito de sua vida.

Líderes do povo também seguiam o mesmo tipo de avaliação ou pensamento quanto ao Messias, diante deles, porém deixavam de o buscar e declarar sua confiança ao Senhor, pela certeza de serem desonrados por homens, pois sim, esse era o tesouro que lhes interessava.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário