sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

RECONHECER QUEM FALA.

 

Base na Bíblia: João 12:26-36 “... Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem. Jesus continuou: - Agora estou sentindo uma grande aflição. O que é que vou dizer? Será que vou dizer: Pai, livra-me desta hora de sofrimento? Não! Pois foi para passar por esta hora que eu vim. Pai, revela a tua presença gloriosa! Então do céu veio uma voz, que dizia: - Eu já a revelei e a revelarei de novo. A multidão que estava ali ouviu a voz e dizia que era um trovão. Outros afirmavam que um anjo tinha falado com Jesus. Mas ele disse: - Não foi por minha causa que veio esta voz, mas por causa de vocês. Chegou a hora de este mundo ser julgado, e aquele que manda nele será expulso. E, quando eu for levantado da terra, atrairei todas as pessoas para mim. Ele dizia isso para indicar de que maneira ia morrer. A multidão perguntou: - A nossa Lei diz que o Messias vai viver para sempre. Como é que o senhor diz que o Filho do Homem precisa ser levantado da terra? Quem é esse Filho do Homem? Jesus respondeu: - A luz estará com vocês ainda um pouco mais. Vivam a sua vida enquanto vocês têm esta luz, para que a escuridão não caia de repente sobre vocês. Quem anda na escuridão não sabe para onde vai. Enquanto vocês têm a luz, creiam na luz para que possam viver na luz. ...”

 

“... Se alguém me serve deve me seguir; e, onde estou, meu servo também estará. Meu Pai honrará quem me serve. ‘Agora estou agitado. O que posso dizer? ‘Pai, salva-me desta hora? Não; por esta razão é que vim a esta hora. Direi isto: ‘Pai, glorifica teu nome!’. Então veio uma bat-kol do céu: ‘Eu o glorifiquei antes e o glorificarei novamente!’. A multidão que ali estava e a ouviu disse que tinha trovejado; outros disseram: ‘Um anjo lhe falou’. Yeshua respondeu: ‘Esta voz veio não por minha causa, mas por causa de vocês’. Chegou a hora de este mundo ser julgado; agora será expulso o governante deste mundo. Quanto a mim, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim’. Ele disse isso para indicar o tipo de morte que sofreria. A multidão respondeu: ‘Aprendemos da Torah que o Messias permanecerá para sempre. Como você diz que o Filho do Homem precisa ser ‘levantado’? Quem é esse ‘Filho do Homem’?’. Yeshua disse-lhes: ‘A luz estará com vocês por mais um pouco de tempo. Andem enquanto têm a luz, ou as trevas os surpreenderão, pois quem anda nas trevas não sabe aonde vai. Enquanto vocês têm luz, ponham sua confiança na luz, para que se tornem pessoas da luz’. Yeshua disse essas coisas, saiu e se ocultou deles. ...”

 

 

Sabemos que ao usarmos uma definição como: antiga ou nova corremos o risco de passarmos a ideia de que uma superou ou veio para substituir a outra, porém quando nos referimos a cada um de nós, que vivemos o inverso, quando nascemos somos denominados ou qualificados como uma nova vida e quando os anos vão passando a cada etapa recebemos uma qualificação e chegamos enfim a qualidade de antiga(o), mas por sentimento nessa etapa da vida adotamos sentimentos de maturidade, de sabedoria, de tolerância e não o inverso, logo passamos a qualificar como pessoas maduras que atingiram por seus anos de vida o auge de suas vidas.

Nas Escrituras Sagradas encontramos declarados a voz do próprio Eterno muitas vezes, sendo encontrado na Antiga Aliança ou na Nova Aliança, para apresentar agora, vou destacar somente dois:

“e dissestes: Eis que o Senhor nosso Deus nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e que este ainda continua vivo.” Deuteronômio 05:24; e

“e ouviu-se dos céus esta voz: Tu és meu Filho amado; em ti me comprazo.” Marcos 01:11.

Bat Kol em hebraico significa Som do Céu, ou filha da voz, simplificando menciono que no céu há muitas vozes e diversos sons. Precisamos ter os ouvidos abertos para ouvir o som do céu que é a voz de Deus.

Os cuidados de Jesus estavam em andamento e os acontecimentos futuros (profecias) se materializando uma a uma na pessoa dEle, e suas palavras estavam envolvendo ou atraindo a si mais e mais pessoas para ouvirem suas Novas do Reino e aprenderem dEle, pois dizia Ele em contínuo: ‘Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.’ Mateus 11:29.

Seus seguidores e a multidão, o procuravam e suas palavras agora passam a demonstrar que o tempo estava próximo para que a Vontade do Pai ao enviar o Ungido se cumprisse, e fosse quebrado o sistema que vigorava no mundo.

Ratifico que as narrativas da Antiga Aliança tomavam o rumo que nelas foram descritas e as ações diárias do Messias se apresentavam jamais no plano do pensamento e entendimento humano, e sim seguindo o querer do Eterno, e o próprio Pai, nesse instante de tempo, se manifesta entre eles de maneira audível.

Todos ali a ouviram e rapidamente cada um por si passou a dar a sua interpretação do ocorrido, chegando ao ponto de declarar que um anjo falou para o Raboni; quanto a esse procedimento humano, podemos comparar a voz de nossos ancestrais a nos chamar e sempre a distinguíamos do meio de onde estávamos e íamos em sua direção, para lhes dar atenção.

Jesus, como Mestre, ouve todos os pensamentos ou palavras e sobre este assunto, muda a direção para quem seria a pessoa que deveria ouvir ou para quem foi falado, pois era para o ser criado, que é a criatura ouvir essas palavras do Criador.

E acrescenta que o tempo é chegado e que como a pouco havia citado sobre o grão de trigo, agora menciona que seria levantado da terra, para atrair as pessoas em sua direção, o povo ao ouvir estas palavras passa agora a questionar com o texto escrito das Escrituras, da Torah, apontando para que o Messias vive para sempre, quanto a isto, Jesus relembra a cada um deles, sobre a luz e a sua importância decisiva para todo o ser humano, pois o inverso é escuridão no sentido de trevas.

O Messias estava falando e o povo sem entender quem falava com eles, podemos refletir sobre esse sistema de comportamento humano, que busca viver da razão atrelado em muito ao material e deixa de viver o momento como aconteceu com os discípulos a caminho de Emaús; assim se apresenta o Ungido falando as palavras e depois se ocultando.

“Abriram-se lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles. E disseram um para o outro: Porventura não se nos abrasava o coração, quando pelo caminho nos falava, e quando nos abriu as Escrituras?” Lucas 24:31-32.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula













Nenhum comentário:

Postar um comentário