sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

AMPLIAR O HORIZONTE.

 

Base na Bíblia: João 12:19-26 “... Então os fariseus disseram uns aos outros: - Não estamos conseguindo nada! Vejam! Todos estão indo com ele!  Entre o povo que tinha ido a Jerusalém para tomar parte da festa, estavam alguns não judeus. Eles foram falar com Filipe, que era da cidade de Betsaida, na Galiléia, e pediram: - Senhor, queremos ver Jesus. Filipe foi dizer a André, e os dois foram falar com Jesus. Então ele respondeu: - Chegou a hora de ser revelada a natureza divina do Filho do Homem. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. Quem ama a sua vida não terá a vida verdadeira, mas quem não se apega à sua vida, neste mundo, ganhará para sempre a vida verdadeira. Quem quiser me servir siga-me; e, onde eu estiver, ali também estará esse meu servo. E o meu Pai honrará todos os que me servem. ...”

 

“... Os p’rushim disseram entre si: ‘Olhem, vocês não estão chegando a lugar algum! O mundo todo vai atrás dele!’. Entre os que tinham ido adorar na festa, estavam alguns judeus de língua grega. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Beit-Tzaidah, na Galil, com um pedido: ‘Senhor’, eles disseram, ‘queremos ver Yeshua’. Filipe foi e disse a André; então André e Filipe foram e disseram a Yeshua. Yeshua lhes deu esta resposta: ‘Chegou a hora de o Filho do Homem ser glorificado. Sim, eu lhes digo: a menos que o grão de trigo caia na terra e morra, permanecerá apenas um grão. Mas, se morrer, produzirá uma grande colheita. Quem ama sua vida, a perde; mas quem odeia sua vida neste mundo, a manterá segura para a vida eterna! Se alguém me serve deve me seguir; e, onde estou, meu servo também estará. Meu Pai honrará quem me serve. ...”

 

As palavras e acontecimentos entre os fariseus foram levadas aos discípulos e eles tinham a informação do que estava acontecendo, logo podemos supor que havia entre eles meios para obter essas notícias.

Existem muitas maneiras de ampliarmos o horizonte de nossas vidas, vejamos algumas a seguir, no sentido cultural de um povo: 

Movimento reconhecido entre o povo não gentio, chamado de Diáspora, resumidamente ocorre quando os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó partem de sua terra Natal, a qual foi dividida entre eles, desde os dias de Josué, e passam a viver em outras terras, sempre por alguma razão, por exemplo: no Livro de Rute, encontramos essa situação gerada devido a um período de pouca produção (fome na terra), o casal Elimeleque e Noêmi (Mara) com seus dois filhos Malon e Quiliom passaram a viver nas terras de Moabe. 

Existem também a condição de prosélitos, pessoas gentias que passaram a adotar a fé judaica a sua vida.

No texto apresentado por João, notamos que alguns não judeus (gregos) estavam ali para participarem da Festa da Páscoa, e, portanto, por alguma razão, tinham algo que os impedia de acessar o mesmo lugar (pátio) onde o Messias estava no Templo.

Por alguma razão identificaram a Filipe e lhe fizeram um pedido e este por algum impedimento também para atender, foi conversar com André e ambos foram apresentar o pedido a Jesus. 

O Messias percebe a confirmação do tempo e declara novamente as palavras de sua missão em apresentar as Boas Novas do Reino e em sua resposta apresenta o meio pelo qual seria inaugurado o caminho para romper as barreiras e abrir a fronteira da inimizade e da divisão e permitir o acesso ao Pai.

Jesus não declarou se podia chamá-los ou se iria até eles, nada disso está escrito, mas muito além, pois em sua resposta apresenta a verdadeira maneira de reconciliar a criatura com o seu Criador, pelo sacrifício do Cordeiro do Senhor, que tira o pecado do mundo. 

Sua analogia sobre esse acontecimento que estava as portas remete ao grão de trigo que tem de ser deitado a terra e assim será uma grande colheita.

Seus seguidores devem estar prontos para o seguir e seus discípulos também seriam perseguidos, por amor ao nome do Eterno, e aos que amassem, mais o Pai do que as circunstâncias dessa vida, estariam na vida eterna. 

Seus servos seguem o seu Mestre e mesmo em meio a múltiplas situações diferentes do esperado na vida de cada um deles, deveriam permanecer firmes em servir e o Pai os honrara.

Muitos podem pensar (imaginar) que essas Novas do Evangelho do Reino dos Céus, iniciadas por João, o Batista e ratificadas por Jesus, o Ungido, e plenamente cumpridas segundo as Escrituras com a morte no calvário e a ressurreição ao terceiro dia em nada podem ampliar seu horizonte, porém este acontecimento é o único meio seguro para todo aquele que crê, se arrepende de seus pessoais pecados, aceita o perdão e passa a viver seu dia a dia a querer ver e viver com o seu único Salvador.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário