sexta-feira, 24 de agosto de 2012

CORAÇÃO SEM DÚVIDA.

Base na Bíblia: João 21: 05-12 “... Disse-lhes, pois. Jesus: Filhos, não tendes nada que comer? Responderam:lhe: Não. Disse-lhes ele: Lançai a rede à direita do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não podiam puxar por causa da grande quantidade de peixes. Então aquele discipulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor. Quando, pois Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica, porque estava despido, e lançou-se ao mar; mas os outros discipulos vieram no barquinho, puxando a rede com os peixes, porque não estavam distante da terra senão cerca de duzentos côvados. Ora, ao saltarem em terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima delas, e pão. Disse-lhe Jesus: Trazei alguns dos peixes que agora apanhastes. Entrou Simão Pedro no barco e puxou a rede para a terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. Nenhum dos discipulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? Sabendo que era o Senhor...”

Mente exausta pela frustração de uma noite sem sucesso da pescaria, corpo fatigado pela busca do melhor ponto para obter o melhor pescado, e nenhuma espécie vem à rede; inúmeras vezes foi lançada a rede as águas do mar na certeza do sucesso, mas a cada retorno ficava mais pesada pela repetição de trazer de volta ao barco, só a rede. O coração animado no momento da saída agora está abatido e desconsolado e cada um pouco faz para animar todos no barco.

O silêncio deveria ser o maior som emitido e as batidas do som do coração foi o único que restou a ritmar com o remo ao encontrar-se com água em busca do retorno da embarcação para a terra, puxando exclusivamente o peso dos discípulos decepcionados por mais uma nova atividade que frustrou suas vidas. O coração de cada um deles levava suas mentes ha se questionarem o que haviam feito de errado, mas sobre essa dúvida nada havia de conforto que garantisse que usaram bem do tempo dessa pescaria.

Da Terra vem um som que tira cada um deles dos seus corações em guerra com suas mentes. Tratava-se de uma pergunta que abalava completamente suas estruturas de homens vividos no mar e a resposta em uníssono escancarou suas frustrações de pescadores ao afirmarem que nada havia para compartilhar de peixes.

Da Terra novamente vem um som, desta vez incentivando e direcionando os homens para colocarem novamente a rede ao mar, definindo inclusive as coordenadas necessárias para o lançamento. O coração sem dúvida voltou ao seu lugar de direito, a harmonia interior voltou e o cansaço do corpo deixou seu lugar para que houvesse necessário vigor para trazer a rede de volta ao barco e a Terra.

O som da dúvida persiste em cada coração, dia a dia, do crédulo ao incrédulo e o som da voz de Cristo é o único capaz de equilibrar, confortar e nos incentivar a continuar a caminhada que nos está proposta, pois neste texto vemos a importância do som de uma voz que procura buscar o que dentro deles havia-se perdido. Perceba que essa voz muitas vezes vem quando nem mais procuramos, ou achamos possível, mas vem com vida e estabilidade para resgatar seu coração da dúvida e te convidar a deixar de lado o que te afligi e se entregar inteiramente as mãos do Mestre Jesus.

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula

Nenhum comentário:

Postar um comentário