sexta-feira, 8 de abril de 2022

EXPLICANDO A INCLUSÃO,

 

Base na Bíblia: João 14:31 15:01-06 ... mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por isso, faço tudo o que ele manda. – Levantem-se, vamos sair daqui! Jesus disse: - Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. – Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são juntados e jogados no fogo, onde são queimados. ...”

 

“... isto acontece para que o mundo saiba que amo o Pai e faço como o Pai me ordenou. “Levantem-se! Vamos embora!’. ‘Eu sou a videira, e meu Pai é o jardineiro. Todo ramo que é parte de mim, mas não dá fruto, ele corta; e todo ramo que dá fruto ele limpa, para que dê mais fruto. Neste momento, por causa da palavra que lhes falei, vocês estão limpos. Permaneçam unidos a mim, como eu estarei com vocês - como o ramo não pode dar fruto por si mesmo à parte da videira, vocês também não podem dar fruto à parte de mim. ‘Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem permanece unido a mim, e eu, com ele, dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada. A menos que alguém permaneça unido a mim, será jogado fora como o ramo e secará. Esses ramos são apanhados e lançados ao fogo, onde queimam. ...”

 

As palavras escritas de João, parecem que tem um espaço que deve ser preenchido, para identificar em que momento o Messias falou esta parábola, seria no caminho da mesa da ceia para o jardim do Getsêmane, ou enquanto ainda permanecia no cenáculo, ou ainda em outro momento quando estava na entrada do Templo, no qual havia uma videira de ouro na entrada, o que sabemos e somos gratos é que o Senhor falou esta maravilhosa parábola.

As palavras do Messias apresentam a essência ou a substância da vida ao comparar-se a uma videira, seja ela um campo de videiras ou a essência que há na videira.

Jesus é a verdade de todas as coisas assim a vida que nutre a nova criatura nele está e sem ele não há vida, logo todos que permanecem nele estão ligados na videira.

No cultivo da uva existe um jardineiro ou lavrador ou viticultor, o qual pelo seu cuidado observa o comportamento dos ramos e trata um a um conforme o seu resultado, o Messias por sua vez, aponta essa função ao Pai, o único que por seu amor enviou seu Filho para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna, cresça e de frutos.

A vara (ramo) que não dá fruto não permanece é retirada, pois só está presente na videira, porém mesmo recebendo nutrientes essenciais está sem fruto, o papel do viticultor ao observar é a da retirada destes, pois só estão no corpo (assembleia, congregação, igreja), se parecem com os ramos frutíferos, mas só estão dentro do corpo, pois deixam de ouvir e colocar em pratica as Palavras de Boas Novas e viver seus dias em sua vontade.

Por isso é apresentado nesta parábola a diferença e o motivo entre arrancar o galho e podar o galho, pois se imaginarmos há o esforço para ambos, porém para que se podaria um galho seco que não produz frutos.

Ao que é podado gera um novo efeito de ser contínuo em frutificar e na Parábola nota-se que o Pai se agrada de ver e de cuidar com o intuito de que sempre possa perceber que o vigor ou a centelha de amor que foi recebida do Filho está sendo aplicado em sua nova vida, logo não é exatamente uma consequência de pecados e sim da virtude o ato de ser podado pelo Pai.

A Palavra anunciada por ele, disse Jesus, tem tornado limpo cada um deles, e uma vez limpos, sua proposta é a de que permaneçam no Messias (em mim), e a essência, seiva gerados pela videira permanecerá em vocês (nos ramos), se achegar a Cristo e permanecer em Jesus e não se afastar do Messias essa é a Proposta de Boas Novas da Salvação para o pecador, para que ele possa ter uma nova vida e passe a viver pela graça.

Quando um ramo se afasta, reforça o Rabino, a videira deixa de enviar a seiva, pois sem a seiva (essência) nada podeis fazer, naturalmente quanto ao ato de sua origem que é a de gerar frutos, um ramo está fora da videira, afinal se está fora, pode se esforçar e viver de suas convicções, porém da seiva da videira deixará de receber, assim afirma o Mestre, pois só produz quem está ligado na videira e antes de imaginar ideias de superioridade por ser alimentado, lembre-se continuamente que é a videira que está ligado ao ramo.

Ezequiel o profeta, menciona sobre as árvores e a videira, declarando que sua madeira (videira) para nada serve (em comparação as demais), além de ser usada como combustível para gerar calor e pasto aos animais, porém carbonizada (Ezequiel 15:1-8), assim também o Messias declara que um ramo sem fruto, é arrancado e seca, servindo somente para o fogo.

Em Romanos (11:13-32) Paulo, cita aos gentios, que dos galhos originais (Israel) alguns foram quebrados e os gentios chamados de zambujeiro, enxertados para ser participante da raiz e da seiva da oliveira para receber de sua essência, procurando explicar a todos os demais povos, Línguas e Nações, exatamente a todo aquele que recebeu as Boas Novas, sobre a inclusão pela graça no Corpo de Cristo.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário