Base na Bíblia: João 14:31 15:01-06 “... mas o mundo precisa saber que eu amo o Pai e que, por
isso, faço tudo o que ele manda. – Levantem-se, vamos sair daqui! Jesus disse: -
Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não
dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele
poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos
por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu
continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está
unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.
– Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele,
esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não ficar
unido comigo será jogado fora e secará; será como os ramos secos que são
juntados e jogados no fogo, onde são queimados. ...”
“... isto
acontece para que o mundo saiba que amo o Pai e faço como o Pai me ordenou. “Levantem-se!
Vamos embora!’. ‘Eu sou a videira, e meu Pai é o jardineiro. Todo ramo que é
parte de mim, mas não dá fruto, ele corta; e todo ramo que dá fruto ele limpa,
para que dê mais fruto. Neste momento, por causa da palavra que lhes falei,
vocês estão limpos. Permaneçam unidos a mim, como eu estarei com vocês - como o
ramo não pode dar fruto por si mesmo à parte da videira, vocês também não podem
dar fruto à parte de mim. ‘Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem
permanece unido a mim, e eu, com ele, dá muito fruto; porque sem mim vocês não
podem fazer nada. A menos que alguém permaneça unido a mim, será jogado fora como
o ramo e secará. Esses ramos são apanhados e lançados ao fogo, onde queimam. ...”
As palavras escritas de João, parecem que tem um
espaço que deve ser preenchido, para identificar em que momento o Messias falou
esta parábola, seria no caminho da mesa da ceia para o jardim do Getsêmane, ou
enquanto ainda permanecia no cenáculo, ou ainda em outro momento quando estava na
entrada do Templo, no qual havia uma videira de ouro na entrada, o que sabemos
e somos gratos é que o Senhor falou esta maravilhosa parábola.
As palavras do Messias apresentam a essência ou a
substância da vida ao comparar-se a uma videira, seja ela um campo de videiras
ou a essência que há na videira.
Jesus é a verdade de todas as coisas assim a vida
que nutre a nova criatura nele está e sem ele não há vida, logo todos que
permanecem nele estão ligados na videira.
No cultivo da uva existe um jardineiro ou lavrador
ou viticultor, o qual pelo seu cuidado observa o comportamento dos ramos e
trata um a um conforme o seu resultado, o Messias por sua vez, aponta essa
função ao Pai, o único que por seu amor enviou seu Filho para que todo aquele
que nele crê tenha a vida eterna, cresça e de frutos.
A vara (ramo) que não dá fruto não permanece é
retirada, pois só está presente na videira, porém mesmo recebendo nutrientes
essenciais está sem fruto, o papel do viticultor ao observar é a da retirada destes,
pois só estão no corpo (assembleia, congregação, igreja), se parecem com os
ramos frutíferos, mas só estão dentro do corpo, pois deixam de ouvir e colocar
em pratica as Palavras de Boas Novas e viver seus dias em sua vontade.
Por isso é apresentado nesta parábola a diferença e
o motivo entre arrancar o galho e podar o galho, pois se imaginarmos há o
esforço para ambos, porém para que se podaria um galho seco que não produz
frutos.
Ao que é podado gera um novo efeito de ser contínuo
em frutificar e na Parábola nota-se que o Pai se agrada de ver e de cuidar com
o intuito de que sempre possa perceber que o vigor ou a centelha de amor que
foi recebida do Filho está sendo aplicado em sua nova vida, logo não é exatamente
uma consequência de pecados e sim da virtude o ato de ser podado pelo Pai.
A Palavra anunciada por ele, disse Jesus, tem
tornado limpo cada um deles, e uma vez limpos, sua proposta é a de que permaneçam
no Messias (em mim), e a essência, seiva gerados pela videira permanecerá em
vocês (nos ramos), se achegar a Cristo e permanecer em Jesus e não se afastar
do Messias essa é a Proposta de Boas Novas da Salvação para o pecador, para que
ele possa ter uma nova vida e passe a viver pela graça.
Quando um ramo se afasta, reforça o Rabino, a
videira deixa de enviar a seiva, pois sem a seiva (essência) nada podeis fazer,
naturalmente quanto ao ato de sua origem que é a de gerar frutos, um ramo está
fora da videira, afinal se está fora, pode se esforçar e viver de suas convicções,
porém da seiva da videira deixará de receber, assim afirma o Mestre, pois só produz
quem está ligado na videira e antes de imaginar ideias de superioridade por ser
alimentado, lembre-se continuamente que é a videira que está ligado ao ramo.
Ezequiel o profeta, menciona sobre as árvores e a
videira, declarando que sua madeira (videira) para nada serve (em comparação as
demais), além de ser usada como combustível para gerar calor e pasto aos
animais, porém carbonizada (Ezequiel 15:1-8), assim também o Messias declara
que um ramo sem fruto, é arrancado e seca, servindo somente para o fogo.
Em Romanos (11:13-32) Paulo, cita aos gentios, que
dos galhos originais (Israel) alguns foram quebrados e os gentios chamados de
zambujeiro, enxertados para ser participante da raiz e da seiva da oliveira para
receber de sua essência, procurando explicar a todos os demais povos, Línguas e
Nações, exatamente a todo aquele que recebeu as Boas Novas, sobre a inclusão pela
graça no Corpo de Cristo.
Do
seu irmão em Cristo,
Marcos
de Paula
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