sexta-feira, 22 de abril de 2022

DEFINIR O IMPORTANTE.

Base na Bíblia: João 15:15-23 “... Eu não chamo mais vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; mas chamo vocês de amigos, pois tenho dito a vocês tudo o que ouvi do meu Pai. Não foram vocês que me escolheram; pelo contrário, fui eu que os escolhi para que vão e deem fruto e que esse fruto não se perca. Isso a fim de que o Pai lhes dê tudo o que pedirem em meu nome. O que eu mando a vocês é isto: amem uns aos outros. Jesus continuou: - Se o mundo odeia vocês, lembrem que ele me odiou primeiro. Se vocês fossem do mundo, o mundo os amaria por vocês serem dele. Mas eu os escolhi entre as pessoas do mundo, e vocês não são mais dele. Por isso o mundo odeia vocês. Lembrem do que eu disse: ‘O empregado não é mais importante do que o patrão. ‘Se as pessoas que são do mundo me perseguiram, também perseguirão vocês; se elas obedeceram aos meus ensinamentos, também obedecerão aos ensinamentos de vocês. Por causa de mim, essas pessoas vão lhes fazer tudo isso porque não conheceram aquele que me enviou. Elas não teriam nenhum pecado se eu não tivesse vindo e falado a elas. Mas agora essas pessoas não têm desculpas para o seu pecado. Quem me odeia, odeia também o meu Pai. ...”

 

“... Já não os chamo escravos, porque o escravo não sabe o que seu senhor faz; mas, eu os chamei amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes fiz conhecer. Vocês não me escolheram, eu os escolhi e os comissionei a ir e dar fruto que permaneça, para que tudo o que pedirem ao Pai em meu nome ele lhes conceda. Isto é o que lhes ordeno: mantenham o amor uns pelos outros. ‘Se o mundo os odeia, entendam que ele me odiou primeiro. Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria por serem dele. Mas pelo fato de vocês não pertencerem ao mundo – ao contrário, eu os escolhi, tirando-os do mundo – o mundo os odeia. Lembrem-se que lhes disse: ‘O escravo não é maior que seu senhor’. Se eles me perseguiram, também perseguirão vocês; se guardassem minha palavra, também guardariam a de vocês. Entretanto, eles agirão dessa forma com vocês por minha causa, porque não sabem quem me enviou. ‘Se eu não tivesse vindo e lhes falado, não seriam culpados de pecado, mas agora, não têm desculpa para o pecado. Quem me odeia, também odeia meu Pai. ...”

 

Todos os dias buscamos eleger prioridades e desta maneira procedendo seguimos nossos dias peregrinando sobre a face da terra, essa conduta tende a diminuir os momentos de conflitos e facilitar os pontos que são mais relevantes para o dia a dia de cada um.

Muitas vezes nos deparamos com conjuntos de situações acontecendo ao mesmo tempo que nos levam a eleger a mais importante e uma vez definida, tendem a simplificar as demais, pois apesar de sabermos que a respiração e a alimentação, são fontes primarias da existência, a cada ser humano, porém existe valores que quando passamos a conviver tendem a gerar uma nova perspectiva a vida.

Jesus era um Rabino (Mestre), conforme lemos as Escrituras Sagradas, existem varias inscrições que ratificam essa realidade, e seus discípulos que o seguem e o ouvem cada uma de suas palavras, as quais são enviadas pelo Pai, o Criador que estão definindo o importante do que é secundário, pois em certo momento, o Messias declara: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus.’

Suas palavras aproximam cada um deles ao Pai, resgatando um procedimento que parecia a todos natural, uma vez que todos foram Criados pelo Senhor, seus pensamentos definiam como automática essa relação, porém o ensino define que todos estão destituídos pelo pecado e somente pelas Boas Novas cada ser humano pode ser reconciliado com o Criador.

Esse ensino apresenta que eles são encontrados e enviados para anunciar as Boas Novas e gerar frutos que permaneçam, continuamente mantidos na ordem do Mestre de manter o amor uns pelos outros, apesar de ser claro, gerou efeitos diferentes em todos o que ouviram e passam a receber desse amor, conforme menciona o Messias.

Seus discípulos ao anunciar as Boas Novas, aparece o ódio do mundo que apresenta valores diferentes os quais são opostos ao amor de uns pelos outros e esses por sua vez, passam a odiar a cada um que apresenta a possibilidade de uma nova vida lastreada no amor do Filho que obedece a vontade do Pai.

Nas Palavras do Ungido, o mundo ama os que vivem debaixo de suas diretrizes e odeia os que apresentam uma nova verdade que sempre existiu desde antes da fundação dos Mundos, que é o amor do Criador pela sua criatura, pois Jesus trouxe o cuidado com amor a toda ovelha perdida e apresentou o pecado ao Mundo.

O Messias foi perseguido e seus discípulos também por anunciarem o Perdão do Pecado a todo o que ouve a voz do Pastor, uma vez que todo aquele que o segue jamais será confundido, pois esses guardam as suas palavras, enquanto o mundo deixa de guardar suas palavras e se tornam oposição.

O exemplo de Jesus é claro no sentido de que um escravo não é maior que seu senhor, logo se perseguiram o Mestre nada seria diferente para seus discípulos, porém na interpretação de muitos nada disso acontece todos são iguais e todos convivem pacificamente, mas a definição importante para cada ser humano é única quanto a reconciliação do ser humano com o seu Criador.

A conclusão nesse texto do Mestre menciona que o mundo age assim porque não entende quem o envio, bem como que Ele veio para trazer o meio de anular o pecado e assim mostrou a face do pecado que estava oculta ou relegada a um ato natural do dia a dia de cada ser humano e em consequência todo que O odeia está odiando também ao Pai.

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário