sexta-feira, 9 de julho de 2021

SURPREENDER O OUVINTE.

 

Base na Bíblia: João 07:37-45 “... O último dia da festa era o mais importante. Naquele dia Jesus se pôs de pé e disse bem alto: - Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim’. Jesus estava falando a respeito do Espírito Santo, que aqueles que criam nele iriam receber. Essas pessoas não tinham recebido o Espírito porque Jesus ainda não havia voltado para a presença gloriosa de Deus. Muitas pessoas que ouviram essas palavras afirmavam: - De fato, esse homem é o Profeta! Outros diziam: - Ele é o Messias! E ainda outras pessoas perguntavam: - Mas será que o Messias virá da Galiléia? As Escrituras Sagradas dizem que o Messias será descendente de Davi e vai nascer em Belém, onde Davi morou. Então o povo se dividiu por causa dele. Alguns queriam prender Jesus mas ninguém fez isso. Os guardas voltaram para o lugar onde estavam os chefes dos sacerdotes e os fariseus, e eles perguntaram: - Por que vocês não trouxeram aquele homem? ...”

 

“... No último dia da festa, Hosana Rabbah, Yeshua se levantou e disse em alta voz: ‘Se alguém tem sede, venha a mim e beba! Quem deposita a confiança em mim, como dizem as Escrituras, rios de água viva fluirão de seu interior!’. (Ele estava falando sobre o Espírito, a quem os que confiaram nele haveriam de receber mais tarde – O Espírito ainda não fora concedido porque Yeshua não tinha sido glorificado.) Ao ouvir suas palavras, algumas pessoas da multidão disseram: ‘Certamente este homem é ‘o profeta’’, outras disseram: ‘Este é o Messias’. Ainda outras disseram: ‘É possível que o Messias venha da Galil? O Tanakh não diz que o Messias é da semente de David e que procederá de Beit-Lechem, a cidade onde David morou?’. Assim, o povo ficou dividido por causa dele. Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém lhe pôs as mãos. Os guardas voltaram aos principais kohanim e aos p’rushim, que lhes perguntaram: ‘Por que vocês não o trouxeram?’. ...”

 

Período da Festa dos Tabernáculos, ações diversas ocorrendo em paralelo, era um período de muita alegria para a maioria dos participantes, mas chegou o último dia e Jesus nesse dia toma a iniciativa de ficar em pé e falar em alta voz para chamar a atenção de muitos a sua volta a fim de que o pudessem escutar.

Com certeza muitos já o ouviam, e a escolta de guardas também ali estava para o prender, junto a ele e muitos outros que lá estavam, agora são despertados para o ouvir, cada uma de suas palavras são lastreadas nas Escrituras Sagradas, pois nelas contém a vida eterna, e está disponível o acesso a todo aquele que crê no Ungido do Eterno.

Inicia ele citando textos de Isaías e Provérbios, bem como acontecimentos de seu ministério junto aos perdidos e desgarrados durante suas caminhadas da Judéia a Galiléia e regiões ao redor.

Vejamos algumas de suas citações, inclusive mencionando que no presente, podemos incluir textos registrados na própria Nova Aliança.

‘Quem tem sede venha e beba’ – Isaías 55:01 e João 06:35;

‘Rios de água viva’ – Provérbios 18:04, Isaías 12:03 e 44:03 e João 04:14; e

Citação de João ‘A respeito do Espírito’ – Isaías 44:03, Joel 2:28, João 16:7.

Seus ouvintes que o ouvem, começam a tomar uma decisão do que estavam a ouvir e assim encontramos três grupos principais distintos dentre eles:

a)                    Os que o consideravam como ‘o profeta’ - Deuteronômio 18:15, 18;

b)                   Os que o consideravam como ‘o Cristo’ – João 17:8 e 04:42;

c)                    Os que consideravam que para ser o Messias, necessitava, como dizem as Escrituras; - ‘Filho da descendência de Davi’- II Samuel 07:12 e o ‘Local de nascimento do Messias’ -Miqueias 05:01.

Sabemos que existem os que nem ligaram, os que nem deram atenção, como também os que ficaram neutros ou isentos de emitir suas opiniões, naturalmente estes também ali estavam, mas como dizem as Escrituras Sagradas, nenhum homem é desculpável, pois, a todos é Anunciado o Reino do Senhor.

O Ungido surpreende a todos com suas palavras e notem a divisão que se formou entre um povo que declara: “Escuta Israel, o Senhor é nosso Deus, um é o Senhor”, sim, suas palavras tocavam o ‘interior’ no grego, seria algo semelhante as ‘entranhas do ventre’ e incomodava a todos.

Alguns o querem prender, como já queriam antes de ele chegar a essa Festa, como também outros o queriam prender durante o tempo em que ele se apresentou nessa Festa e continua agora o desejo de o prender no último dia da Festa, mas João anotou, que ninguém o prendeu, pois Jesus é a autoridade enviada pelo Pai.

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 08:36, essa é a verdadeira liberdade que surpreende o ouvinte, em Cristo; assim ao ouvir e ao ser recebido, a autoridade do Senhor supera todas as barreiras e liberam a paz e a restauração no corpo, alma e espírito, de cada uma das ovelhas que o ouvem, que o aceitam e que o seguem, fora disso só encontramos luzes sons e brilhos no Mundo, porém são passageiros a cada um daqueles que compram de sua passagem (tíquete).

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 





Nenhum comentário:

Postar um comentário