sexta-feira, 2 de julho de 2021

HIPÓTESES TENTANDO ENTENDER.

 

Base na Bíblia: João 07:32-36 “... Os fariseus ouviram a multidão comentando essas coisas sobre Jesus, e por isso eles e os chefes dos sacerdotes mandaram guardas para o prenderem. Jesus disse: - Eu vou ficar com vocês só mais um pouco e depois irei para aquele que me enviou. Vocês vão me procurar e não vão me achar, pois não podem ir para onde eu vou. Então os líderes judeus começaram a comentar: - Para onde será que ele vai que não o podemos achar? Será que ele vai morar com os judeus que moram no estrangeiro? Será que vai ensinar os não judeus? O que será que ele quis dizer quando afirmou: ‘Vocês vão me procurar e não vão me achar, pois não podem ir para onde eu vou’? ...”

 

“... Os p’rushim ouviram a multidão falando essas coisas a respeito de Yeshua; por isso, os principais kahanim e os p´rushim enviaram guardas do templo para o prenderem. Yeshua disse: ‘Estarei com vocês apenas por um pouco mais de tempo; então voltarei para quem me enviou. Vocês procurarão por mim e não me encontrarão; na verdade, onde estou, vocês não podem ir. Os habitantes de Yhudad disseram entre si: ‘Aonde pretende ir este homem, que não o encontraremos? Será que ele pretende ir à diáspora grega e ensinar os habitantes de Y´hudah de língua grega? E quando diz: ‘Vocês procurarão por mim e não me encontrarão; na verdade, onde estou, vocês não podem ir? – O que isso significa?’’ ...”

 

Nos dias atuais é muito comum tecermos pensamentos próprios ou elaborados por terceiros sobre tudo e todos, mesmo possuindo muitas poucas informações sobre o assunto, parece que a sociedade chegou a um momento em sua história em que todos se sentem seguros para sempre levantarem um pensamento ou uma hipótese sobre esse ou aquele ou sobre um acontecimento, qualquer que seja.

Naquele tempo era comum, também se ouvir pessoas falando e seja buscando pessoalmente ou em colegiado entender o que esse ou aquele estavam falando, para isso se levantava suposições sobre o que cada palavra teria sentido ou qual seria o sentido daquelas palavras que foram comunicadas.

Para os leitores de hoje e não para os que passavam lado a lado com Jesus é fácil entender sua mensagem, quanto ao lugar para onde iria, pois esses posteriores conhecem os acontecimentos seguintes, porém é notório que o mesmo não acontecia com os que o ouviam naquele instante, pois devemos lembrar do contexto, onde uma festa estava sendo celebrada a Festa das cabanas, e muitos o procuravam com o intuito de o matar, pois ele havia feito uma cura em um sábado, contrariando o que os líderes e o povo julgavam como sendo o procedimento certo.

Porém, como sempre cabe uma ressalva quanto ao cumprir todo o guardar o Sábado, pois o mesmo não acontece com esses mesmos líderes e o próprio povo, afinal se um de seus animais caíssem, por exemplo, em um buraco, no dia do Sábado, jamais eles esperariam até o cair da noite e assim o abandonariam pelo decorrer do dia, muito ao contraio o tirariam de certo de imediato do local onde esse foi parar, independentemente do dia da semana.

O povo começa a se manifestar entre si, e declarar que há a possibilidade de ser esse sim Jesus, o Ungido do Eterno e os ouvintes ou espias ouvem e as informações são repassadas aos líderes, que tem autoridade para destacar uma guarda do Templo para ir ao encalço de Jesus a fim de o prenderem.

Jesus declara nesse meio tempo, uma informação sobre o fiasco de tempo que ainda havia para que o povo e sua liderança de Israel o pudessem ver, ao mencionar que voltaria para quem o enviou, e aonde ele voltava eles não podiam ir como estavam.

Todos os que ouvem, agora passam a formular hipóteses sobre cada uma dessas palavras, sobre qual seria o significado, pois cada um de nós seres humanos sempre que somos surpreendidos com frases sejam elas de carinho ou o inverso, buscamos de imediato respostas ou motivação e quase sempre a maioria inicia por se desqualificar a si próprio.

A dúvida seria em suas conclusões a de que se ele iria fazer uma viagem a diáspora (judeus dispersos) e tornaria impraticável a maioria deles o seguirem, e também por seus naturais auto ego não perguntavam ao Messias aquilo que não entendiam e assim passaram a viver esses momentos em total dúvida, pois não sabiam o que estava sendo dito a eles, porém afirmo que bastava simplesmente aceitar a Autoridade do Messias e cada uma de suas dúvidas seriam sanadas, pois era claro suas palavras, ao declarar: ‘Eu fui enviado e conheço quem me enviou e vim para fazer a vontade de quem me enviou, mas vós procuram matar-me.’

As hipóteses são sempre o meio para se tentar achar respostas, e com o passar do tempo, em todas as ciências que há no mundo, foram usadas para chegarmos ao que chamamos atualmente de Mundo Moderno, porém, para isso sempre ouve momentos em que as decisões pessoais ou as coletivas foram tomadas e para alguns foram certas para outros deixaram a desejar e para outros um extermínio de curto, médio ou longo prazo, iniciado para a raça humana.

Nas Palavras do Messias, foi apresentado um Plano Redentor escondido nas Escrituras Sagradas que abriu a contagem do tempo para os gentios, não deixando de ser claro que os não gentios eram o povo para quem foi Enviado, para cumprir a Vontade do Pai, porém esses, por sua pessoal interpretação deixaram de atentar para suas palavras e vem o tempo em que o ramo verdadeiro e o zambujeiro estarão em um corpo cuja cabeça é o Messias.

Porém, a raça humana dia a dia, cria suas hipóteses tentando entender, mas o princípio do Criador é esconder dos sábios e cultos porém abrir aos simples e humildes, assim as ovelhas de seu aprisco ouvem a sua voz e respondem dia a dia até a Volta do Senhor.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário