sexta-feira, 30 de julho de 2021

EMBARAÇAR E DESAUTORIZAR.

 

Base na Bíblia: João 08:12-18 “... De novo Jesus começou a falar com eles e disse: - Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida. Os fariseus disseram a Jesus: - Agora você está falando a favor de você mesmo. Por isso o que você diz não tem valor. Jesus respondeu: - Embora eu esteja falando a favor de mim mesmo, o que digo tem valor porque é a verdade. Pois eu sei de onde vim e para onde vou, mas vocês não sabem de onde vim, nem para onde vou. Vocês julgam de modo puramente humano; mas eu não julgo ninguém. E, se eu julgar, o meu julgamento é verdadeiro porque não julgo sozinho, pois o Pai, que me enviou, está comigo. Na lei de vocês está escrito que, quando duas testemunhas concordam, o que dizem é verdade. Eu dou testemunho a respeito de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também dá testemunho a meu respeito. ...”

 

“... Yeshua disse novamente: ‘Eu sou a luz do mundo; quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz que dá vida’. Então os p´rushim lhe disseram: ‘Agora você está testemunhando a seu favor; seu testemunho não é valido’. Yeshua lhes respondeu: ‘Ainda que eu testemunhe a meu favor, meu testemunho é válido, pois sei de onde vim e para onde vou; no entanto, vocês não sabem de onde vim nem para onde vou. Vocês julgam apenas segundo padrões humanos. Quanto a mim, não julgo ninguém. Ainda que eu julgasse, meu julgamento seria válido, porque não julgo sozinho; estou com quem me enviou. Mesmo na Torah de vocês, está escrito que o testemunho de duas pessoas é valido. Eu testemunho a meu favor, e assim faz o Pai, que me enviou’. ...”

 

Vejamos o que significa a palavra embaraçar:

1.Causar ou sofrer embaraço ou impedimento (atrapalhar, constranger, dificultar, estorvar, obstruir).

2.Tornar ou ficar misturado de forma confusa (emaranhar, enlear, enredar).

3.Tornar ou ficar difícil ou complicado (complicar).

4.Causar ou sentir perturbação, indecisão ou perplexidade (embrulhar, enlear, perturbar).

5.Causar ou sentir vergonha ou acanhamento.

6.Tornar grávida (informal).

Vejamos o que significa a palavra desautorizar:

1.Recusar autorização, negar permissão (o diretor desautorizou a saída dos alunos).

2.Fazer perder ou perder a autoridade, o respeito (desacreditar(-se), desautorar(-se), desprestigiar(-se), desautorizou-o à frente de todos).

Ser interrompido, ou ser questionado com um versículo ou um pensamento que veio à mente, no exato momento em que uma pessoa está falando sobre um determinado assunto, pode ser uma demonstração de conhecimento elevado e inclusive de preocupação em que as palavras sejam coerentes daquele que transmite para aqueles a quem são transmitidas, porém cabe, um cuidado, extra ao que vai interromper, sobre qual é realmente sua intenção ao chamar para si a atenção do que transmite e dos ouvintes.

As Escrituras no Livro do princípio cita que houve divisão entre a luz e as trevas, uma foi chamada de Dia e a outra chamada de Noite, mas se notar o texto de Gênesis 01:02-05 antes trevas, depois luz e ambas coexistiam ao mesmo tempo.

Jesus está possivelmente no pátio do Templo dos homens falando com seus ouvintes e cita novamente a verdade que João inicia nesse livro, de ser Ele a Luz do Mundo e se coloca na direção para que somente pela sua Luz se chegue a Vida aos que o seguirem pois não caminharão mais em trevas.

Os fariseus buscam o desautorizar e o embaraçar com sua argumentação, diante de todos, pois declaram que está testemunhando de si mesmo, sem ter uma outra pessoa o autorizando ou concordando com suas palavras, a princípio, pode ter causado um ‘choque’ a todos seus ouvintes, do tipo: ‘realmente devemos ficar mais atentos e não dar tanto crédito a essas palavras’, contudo, com certeza nada dessas palavras deles, mudou o ensino de Jesus.

Jesus confirma a eles e todos seus ouvintes que têm conhecimento de onde veio e para onde vai, fato que os que o questionam não sabem e cita também o Senhor Jesus que sabe quem o enviou e de quem o autoriza, e que a ninguém julga, mas tem legitimidade se assim o fizer.

Deuteronômio 19:15 declara: “Uma só testemunha não se levantará contra alguém por qualquer iniquidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado cometido; pela boca de duas ou de três testemunhas se estabelecerá o fato.”

Esse texto o Ungido cita para ratificar que age segundo a Lei e que tem o Pai como aquele que aprova suas ações, as quais Ele mesmo o enviou para fazer, era realmente um novo tempo, onde cada um seria chamado a sua pessoal consciência e certamente aqueles que ouvissem a sua voz, dessem atenção e buscassem viver com o que o chamará, teria a Luz do Mundo e a Vida num novo sentido pois nem só de pão viverá o homem, mas sim de toda a Palavra que sai da boca de Deus.

Nada alterou com o passar dos séculos, onde a Palavra continua sendo anunciada, dia a dia, momento a momento, mas junto há sempre os que buscam desautorizar e embaraçar a mente do que anuncia e dos que ouvem o chamado do Pastor, com suas avaliações racionais e seus conceitos puramente humanos, pois de fato poucos são ateus, uma vez que cada ser humano em sua pessoal avaliação ou crê ou deixa de crer.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 






Nenhum comentário:

Postar um comentário