sexta-feira, 23 de julho de 2021

OUVIR, PENSAR E RESPONDER.

 

Base na Bíblia: João 08:01-11 “... [Depois todos foram para casa, mas Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada ele voltou ao pátio do Templo, e o povo se reuniu em volta dele. Jesus estava sentado, ensinando a todos. Aí alguns mestres da Lei e fariseus levaram a Jesus uma mulher que tinha sido apanhada em adultério e a obrigaram a ficar de pé no meio de todos. Eles disseram: - Mestre, esta mulher foi apanhada no ato de adultério. De acordo com a Lei que Moisés nos deu, as mulheres adúlteras devem ser mortas a pedradas. Mas o Senhor, o que é que diz sobre isso? Eles fizeram essa pergunta para conseguir uma prova contra Jesus, pois queriam acusá-lo. Mas ele se abaixou e começou a escrever no chão com o dedo. Como eles continuaram a fazer a mesma pergunta, Jesus endireitou o corpo e disse a eles: - Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher! Depois abaixou-se outra vez e continuou a escrever no chão. Quando ouviram isso, todos foram embora, um por um, começando pelos mais velhos. Ficaram só Jesus e a mulher, e ela continuou ali, de pé. Então Jesus endireitou o corpo e disse: - Mulher, onde estão eles? Não ficou ninguém para condenar você? – Ninguém, senhor! – respondeu ela. Jesus disse: - Pois eu também não condeno você. Vá e não peque mais!] ...”

 

“... Então todos foram embora, cada um para sua casa. Yeshua, porém, foi para o monte das Oliveiras. Ao amanhecer, ele apareceu outra vez no pátio do templo, onde as pessoas se reuniram em torno dele, e ele se sentou para ensiná-las. Os mestres da Torah e os p´rushim trouxeram uma mulher pega cometendo adultério e a colocaram em pé no centro do grupo. Então disseram a Yeshua: ‘Rabbi, esta mulher foi pega cometendo adultério. Na nossa Torah, Mosheh ordenou que esse tipo de mulher seja apedrejada até a morte. Que você nos diz a respeito disso?’. Eles disseram isso para pegá-lo em uma armadilha, a fim de terem uma base de acusação; mas Yeshua se inclinou e começou a escrever no chão com o dedo. Eles continuaram a lhe fazer perguntas, Yeshua endireitou o corpo e disse: ‘Aquele de vocês que está sem pecado deve ser o primeiro a atirar pedras nela’. Então ele se inclinou e escreveu no chão novamente. Ao ouvir isso, eles começaram a sair, um a um, começando pelos mais velhos, até não sobrar ninguém, apenas a mulher. Pondo-se em pé, Yeshua lhe disse: ‘Onde estão eles? Ninguém a condenou?’. Ela disse: Ninguém, senhor’. Yeshua falou: ‘Nem eu a condeno. Agora vá e não peque mais’. ...”

 

Muito comum é nos dias atuais, o que vou mencionar a seguir, mas tenho certeza que outrora também ocorria, me refiro a atitude humana de agir pelo sentimento do momento, pelo que nos é apresentado, por pessoas, e assim estabelecemos regras e condutas centradas na emoção e muitas vezes podemos gerar conflitos e confusão ou passarmos a distorcer a realidade dos fatos que genuinamente estão acontecendo diante de nossos olhos e assim provocarmos discórdia e ações que são contrárias a amar o seu próximo como se ama a si mesmo.

Por sua vez a Palavra adultério nas Sagradas Escrituras, tem a conotação, que é a de violar o texto de Êxodo 20:14 ‘Não adulterarás’; e talvez pensando nos diferentes comportamentos humanos, Jesus traz uma profundidade nunca antes vista a respeito do que realmente significava adultério diante de Deus: “Eu, porém, vos digo: que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração, cometeu adultério com ela.” Mateus 5:28. O simples fato de ser tentado na mente não era pecado, mas quando fantasias sexuais mentais fossem estimuladas com alguém que não era a esposa, Jesus (O Filho na Trindade) considera como um adultério.

Porém, notem que é amplo o uso dessa palavra no dicionário da língua portuguesa vejam que encontramos as seguintes conotações (Etimologia, origem da palavra adultério: do latim adulterium.):

Infidelidade conjugal; traição de um dos cônjuges: divórcio por adultério. Traição que se efetiva quando alguém tem relações sexuais com outra pessoa com a qual não está casado. Junção de elementos que se diferem, se contradizem. Ato de falsificar, de alterar algo (falsificação; adulteração).

A lei citada que Moisés escreveu está em Hebraico escrito no Pentateuco nos Livros de Levítico 20:10 e Deuteronômio 22:22, e declaram que:

‘O homem que adulterar com a mulher de outro, sim, aquele que adulterar com a mulher do seu próximo, certamente será morto, tanto o adúltero, como a adúltera.’; e

‘Se um homem for encontrado deitado com a mulher que tenha marido, morrerão ambos o homem que se tiver deitado com a mulher, e a mulher. Assim exterminarás o mal de Israel.’

Em que pese este texto que lemos ser ou não escrito originalmente pelo evangelista João, e sim por seus seguidores, sua base concentra em ações que lembram o agir e conduta do Raboni em seu dia a dia enfatizando o fato de ser Ele aquele que veio para trazer a notícia do Arrependimento ao ser humano, pois o Messias declarava: ‘O tempo está cumprido, e é chegado o Reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho.’

No pátio dos homens uma mulher é levada e colocada em pé, no centro deles, seus acusadores apresentam o testemunho do que aconteceu e questionaram de Jesus, uma posição a respeito de como proceder.

Jesus, ouve, ele já estava sentado e como estava ficou, começou a escrever e nada respondeu, seu silencio gerou o incomodo dos acusadores que o questionaram com perguntas, mas lembrem que havia uma razão para esperarem uma resposta do Messias, a qual era a de acharem argumentos para criarem um meio para o acusar.

Jesus se coloca em pé e responde a todos, os que a acusaram e todos seus ouvintes a volta o ouviram certamente também, declarando ser legitimo atirar pedras se começasse por aquele que nenhum pecado tivesse.

Todos ouviram sem dúvida e de alguma forma ao pensarem nas palavras que ouviram de Jesus, suas consciências foram tocadas a tal ponto que todos esses responderam saindo do local sem lançar uma única pedra.

Somente ficou a mulher e nenhum de seus acusadores, e também Jesus que havia se abaixado para continuar a escrever no chão e possivelmente seus ouvintes, Jesus se levanta e faz perguntas a mulher, sobre o paradeiro de seus acusadores que a condenaram, a resposta foi que ninguém deles ficou ali com eles.

Vários séculos depois vivemos cada um de nossos dias bons, porém outros difíceis, mas todos permitido pelo Criador de todas as coisas, e podemos a cada dia ouvir, pensar e responder, como foi proposto pelo Messias a essa mulher: “Yeshua falou: ‘Nem eu a condeno. Agora vá e não peque mais’, pois Jesus veio pela vontade do Pai para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula












 

Nenhum comentário:

Postar um comentário