sexta-feira, 9 de agosto de 2019

TRADIÇÃO.


Base na Bíblia:  Marcos 07: 08-13 ... E continuou: Vocês abandonam o mandamento de Deus e obedecem a ensinamentos humanos. E Jesus terminou, dizendo: Vocês arranjam sempre um jeito de pôr de lado o mandamento de Deus, para seguir os seus próprios ensinamentos. Pois Moisés ordenou: ‘Respeite o seu pai e a sua mãe.’ E disse também: ‘Que seja morto aquele que amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe!’ Mas vocês ensinam que, se alguém tem alguma coisa que poderia usar para ajudar os seus pais, mas diz: ‘Eu dediquei isto a Deus’, então ele não precisa ajudar os seus pais. Assim vocês desprezam a palavra de Deus, trocando-a por ensinamentos que passam de pais para filhos. E vocês fazem muitas outras coisas como esta...”


Muitas culturas procuram manter vivas suas tradições para que possam assim apresentar aos seus descendentes e a seus visitantes qual foi o seu modo de vida de outrora e suas adaptações usadas para sobreviverem a todos os fatores contrários, quer seja climático ou causado por outros seres humanos.

Na pratica sabemos que são raros ou muito pouco os povos que a mantem legitimamente inalterada na integra em sua cultura de uso e costumes, e que também se mantem aplicando-a a toda a sua geração, em grande parte isso ocorre devido as fortes influências com o advento da era industrial com o êxodo do campo para as cidades e com o avanço da tecnologia.

Mas, ainda assim existem sim grupos de resistências em todo o mundo civilizado ou não civilizado, de nossos dias, contudo todos esses acabam sendo uma ínfima minoria, ou simplesmente um grupo de menor expressão para os habitantes do Planeta.

Jesus continua conversando com um grupo de fariseus e alguns doutores da Lei, que vieram de Jerusalém para olhar o que ele fazia, respondendo quanto ao apontamento por partes deles, de que os discípulos de Jesus, não lavavam as mãos seguindo os costumes antigos.

Nesse texto que lemos das Sagradas escrituras notamos que Jesus, mostra a eles e a todos seus ouvintes o que aconteceu com a tradição que foi iniciada em Moisés e o efeito ocorrido ao longo dos séculos, com suas variações genuinamente humanas e que infelizmente abriam um distanciamento sem precedente com o desejo do Eterno ao apresentar a Moisés as ferramentas para se manter uma Nação abençoada.

Dentre muitas coisas que ocorriam, Jesus elege o 5º. (quinto) Mandamento, que também é o primeiro com promessa e apresenta nele duas atitudes de agir contrárias a base das Escrituras Sagradas sobre o que todos faziam e por uso e costume, mantinham a tradição humana de ser correta esses dois procedimentos para poder dar a volta, escapar, ignorar ou fugir e assim descartar o que estava escrito literalmente nas Escrituras Sagradas.

A tradição que permanece de geração em geração e jamais mudará está contida nas Sagradas Escrituras, mas aos séculos homens criaram por movimentos e adaptações humanas de sequências que jamais ali estarão.

A Bíblia hoje em dia está disponível na maioria dos países do mundo, em sua língua natal e de forma escrita, falada ou em sinais, porém ainda assim e ainda mesmo sendo o livro mais vendido continua distante da maioria do povo sendo a única que contém o caminho para a vida eterna.

Paulo, o último apostolo chamado por Jesus, o Messias, conforme está escrito na Bíblia, cita que muitas falsas doutrinas e falsos mestres se levantariam e enganariam a muitos, mas que suas obras seriam provadas pelo fogo quando de sua volta.

No presente vivemos dias de muitas informações e também mais ainda de muitas afirmações usando o nome do Criador para mostrarem para si próprios poder e autoridade, vivendo como aparência de ser uma tradição bíblica, mas totalmente sem fundamento algum em todos os registros contidos nas Escrituras Sagradas, como disse o próprio único Senhor Messias Salvador Jesus, o Cristo: ‘cegos guiando cegos’.

Permita o Espírito Santo sempre tratar a cada um dos chamados, pois somente por Ele os olhos de cada ser humano, pode ser aberto para que tenha sede da verdadeira fonte da água da vida e não mais continuar a viver de migalhas humanas.

Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula







Nenhum comentário:

Postar um comentário