sexta-feira, 30 de agosto de 2019

ACONTECIMENTOS SURPRESA.


Base na Bíblia:  Marcos 07: 31-37 ... Jesus saiu da região que fica perto de Tiro, passou por Sidom e pela região das Dez Cidades e chegou ao lago da Galiléia. Algumas pessoas trouxeram um homem que era surdo e quase não podia falar e pediram a Jesus que pusesse a mão sobre ele. Jesus o tirou do meio da multidão e pôs os dedos nos ouvidos dele. Em seguida cuspiu e colocou um pouco da saliva na lingua do homem. Depois olhou para o céu, deu um suspiro profundo e disse ao homem: ‘Efata’ (isto quer dizer: ‘Abra-se!). E naquele momento os ouvidos do homem se abriram, a sua lingua se soltou, e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus ordenou a todos que não contassem para ninguém o que tinha acontecido; porém, quanto mais ele ordenava, mais eles falavam do que havia acontecido. E todas as pessoas que o ouviam ficavam muito admiradas e diziam: Tudo o que faz ele faz bem; ele até mesmo faz com que os surdos ouçam e os mudos falem!...”


As surpresas ocorrem a todos os seres humanos desde o princípio da criação, e cada um de nós deve saber administrar cada uma delas, pois nem sempre são favoráveis.

Cada dia encontramos novos desafios que muitas vezes nos surpreendem a ponto de ficarmos sem ação por um período, ainda assim devemos sempre estar prontos para reagir de maneira a que os acontecimentos se tornem menos agressivos e possamos sobrepujar e assim continuar sobre a face da terra.

Esse homem com certeza passou seus dias sem ouvir e com dificuldade no falar (possivelmente essa segunda em razão da falta de audição), para esse homem em particular os acontecimentos de sua vida provavelmente eram desde seu nascimento, mas mesmo com essa dificuldade chegou a fase adulta.

Jesus vinha de um ministério itinerante desde Síria até Decápolis e agora regressando a terra prometida estava no mar da Galiléia ou lago da Galiléia, logo ao chegar, de alguma maneira o povo o percebeu e alguns dentre eles levaram a ele, esse homem surdo e com muita dificuldade no falar.

Podemos afirmar que esse homem não podia pedir por si mesmo, ele não tinha por sua própria natureza limitada física os meios necessários, assim alguns deles o fizeram ao pedir a Cristo a cura desse surdo mudo, impondo-lhe suas mãos.

Uma multidão estava a volta do Raboni e por sua própria iniciativa Jesus o tirou do meio do povo e o apartou, colocou seus dedos em seus ouvidos e cuspindo colocou também um pouco de sua saliva na língua desse homem.

O escritor do evangelho Marcos foi muito zeloso em colocar todos os detalhes que ouviu, deste acontecimento, pois menciona em seguida que Jesus olhou aos céus, deu um profundo suspiro e disse uma palavra só, ao homem em tom audível a todos que estavam por ali naquele momento.

Efatá disse ele em aramaico, língua essa usada pelos judeus naquela época a qual é parente distante do hebraico, disse ele assim, a tradução na língua portuguesa é: abra-se.

No mesmo instante veio o acontecimento surpresa para esse homem, pois seus ouvidos passaram do nada escutar a tudo escutar e de mal conseguir falar a falar normalmente.

As surpresas em si podem ter diversas origens, mas saibam todos que existe uma resposta única que quando a medicina, o conhecimento humano ou a habilidade tecnológica não pode solucionar e nem todas as religiões juntas podem explicar e resolver, existe sim uma referência que repito é única e não tem intermediário só Seu nome basta.

O qual é o Messias Raboni Jesus, o Cristo que sabe tudo de sua vida e de seus acontecimentos e antecipadamente se entregou, como o único, como o perfeito e aceitável sacrifício e como substituto pelos pecados da humanidade e levou sobre si as nossos dores e transgressões.

A surpresa em nossos dias reside em que o salário do pecado é a morte esse é o acontecimento que poucos se dão conta e a própria religião se encarrega de tentar atribuir meios de atenuar essa verdade, usando de rituais, autoridade que não possuem, criam ídolos,..., uma vez que nenhum homem pode ser levado a se salvar sozinho ou coletivamente por ser de uma determinada religião ou ainda por outro meio que não seja Cristo, o Messias.

Porém, aos que ouvem a voz do Pastor, o Seu chamado único, e reconhecem que são pecadores e o aceitam como Seu Único e Suficiente Salvador, abrindo mão de seus passados e de suas crenças hereges, esses passam sim, a ouvir, falar, ver e viver uma nova vida, pois as coisas velhas se passaram e eis que tudo se fez novo.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula







Nenhum comentário:

Postar um comentário