sexta-feira, 16 de agosto de 2019

CANAL PURO E IMPURO.


Base na Bíblia:  Marcos 07: 14-23 ... Jesus chamou outra vez a multidão e disse: Escutem todos o que eu vou dizer e entendam! Tudo o que vem de fora e entra numa pessoa não faz com que ela fique impura, mas o que sai de dentro, isto é, do coração da pessoa, é que faz com que ela fique impura. [Se vocês tem ouvidos para ouvir, então ouçam.] Quando Jesus se afastou da multidão e entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram o que queria dizer essa comparação. Então ele disse: Vocês são como os outros não entendem nada! Aquilo que entra pela boca da pessoa não pode fazê-la ficar impura, porque não vai para o coração, mas para o estômago, e depois sai do corpo. Com isso Jesus quis dizer que todos os tipos de alimento podem ser comidos. Ele continuou: O que sai da pessoa é o que a faz ficar impura. Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas consequências. Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras...”


No princípio está declarado que no processo da criação os animais, as aves e os peixes foram criados e todos foram declarados como bons, pelo Criador Deus. Por alguma razão encontramos no Velho Testamento também o ensino sobre grupos de animais, peixes e aves separados em 2 (dois) grupos: puros e impuros deixados por Moisés.

A religião judaica e sua nação preservaram esses cuidados com bastante rigor, desde o êxodo e nos tempos de Jesus, vemos no texto que lemos que esse assunto foi tratado pelo próprio Messias em comparação sobre o canal de onde nasce o puro ou o impuro.

Nos demais países cada um adota um critério de alimentação por si, mas mesmo entre todas as nações sobre a face da terra, existem limites claros de animais que jamais devem ser até tocados, sob o risco de sofrer a consequência.

Jesus chama a atenção do povo, pede sua atenção e declara o caminho de qualquer alimento que venha a ser ingerido pelo organismo humano, com o intuito de esclarecer algo que estava oculto a seus olhos, pois todos sabemos que não era o tipo da comida que estava sendo discutido ou a forma certa de higiene e sim o que contamina o homem.

Simples foi a conclusão ao afirmar que o que sai da mente, do coração e se materializa em ação é o que contamina e certamente pode causar consequências desagradáveis, se não houver discernimento por parte de cada pessoa.

“Quem tem ouvidos ouça” não consta nos originais mais antigos, porém é um reforço ao que foi dito.

Porém, ao sair do meio da multidão e se encontrar sozinho com seus discípulos em uma casa, foi interpelado por todos esses para saberem o que significava essa comparação.

As palavras em resposta coloca os discípulos na mesma condição do povo, logo os iguala, e passa a tratar a eles o ensino, com exemplos claros para cada um deles.

O que é alimento não vai diretamente para o coração ou a mente e sim segue seu caminho no interior do corpo, ao estomago, sem diretamente influenciar as respostas e ações que cada ser humano participa a cada momento.

Mas seja na mente ou no coração, ali abriga um  grupo de pensamento e citados foram alguns pelo próprio Mestre que podem deixar as ações das pessoas impuras e estes não vem de fora para poder contaminar e sim estão dentro e saem e tornam o ser humano impuro.

Séculos se passaram desta data e muitas outras nações surgiram e é claro que uma parte delas permanece desde outrora sob a face da terra, mas mesmo na menor parte da célula humana, ainda permanece esse risco e Jesus continua a pedir para que cada um ouça e perceba para evitar seus efeitos danosos de permanecer sem se encontrar com o Salvador e poder ser eleito para se limpar de todo o tipo e espécie de impureza que cada um por si possa se auto produzir.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula












Nenhum comentário:

Postar um comentário