sexta-feira, 31 de agosto de 2018

OBSERVAR OS COMPORTAMENTOS.


Base na Bíblia: Lucas 20: 41-47 ... Em seguida Jesus perguntou a eles: Como se pode dizer que o Messias é descendente de Davi? Pois o próprio Davi diz assim no livro de Salmos: “O Senhor Deus disse ao meu Senhor: ‘Sente-se do meu lado direito, até que eu ponha os seus inimigos como estrado debaixo dos seus pés.’” Se Davi chama o Messias de Senhor, como é que o Messias pode ser descendente de Davi? O povo todo estava escutando, e Jesus disse aos discípulos: Cuidado com os mestres da Lei, que gostam de usar capas compridas e de ser cumprimentados com respeito nas praças. Eles escolhem os lugares de honra nas sinagogas e os melhores lugares nos banquetes. Exploram as viúvas e roubam os seus bens, e, para disfarçar, fazem orações compridas. Portanto, o castigo que eles vão sofrer será pior ainda! ...”


Jesus procura apresentar seu ensino de diversas maneiras inclusive também fazendo perguntas e elas são dirigidas aos mestres da Lei Mosaica, afinal esses possuíam anos de estudos e aplicações do uso no cotidiano que estavam acostumados.

Sua pergunta trata especificamente de um texto contido no Livro de Salmos, trata-se de um texto escrito pelo próprio rei David.

Com certeza eles inúmeras vezes haviam lido, me refiro à aqueles que tinham acesso as Escrituras Sagradas e debatido diversas vezes entre eles, pois em essência os judeus, diferentes dos demais povos do mundo (gentios), aguardavam a Vinda do Messias.

A maneira de perguntar também permitiu mostrar o fato legítimo sobre a linhagem do Messias de onde Ele viria e qual seria a hierarquia no sentido de submissão familiar e assim foi direcionada a tônica para essa razão da questão.

Enquanto Jesus cita as palavras do rei David pode ele questionar as palavras contidas sobre um diálogo do Eterno com o Messias, onde o próprio rei David o reconhece como Senhor, o Messias, e se submete a sua hierarquia.

O comportamento familiar de tempo em tempos tem tomado rumos diferentes dos adotados pelas gerações que as sucedem, um pai sempre, pelas Escrituras Sagradas sempre foi a figura de liderança dentro de um lar. Por essa razão Jesus naquela época pode fazer essa pergunta e mostrar sua questão a cada um deles e era o tempo ainda onde todos podiam entender claramente o papel de cada membro de uma família.

Pelo texto pesquisado e escrito somente por Lucas, notamos que não houve resposta ou debate de pontos de vistas pessoais sobre esse fato por parte dos questionados, somente Marcos e Mateus narram a confirmação dos escribas e fariseus sobe o Messias ser filho de Davi.

O Mestre então se volta para seus discípulos e passa a ensina-los, enquanto todo o povo, mestres da Lei e sacerdotes o ouviam também.

Agora suas palavras são de observação e alerta quanto aos sinais que acontecem com as pessoas que usam das Escrituras, para lhes mostrar sua posição e prestigio, porém indevidamente o usam muito mais para proveito próprio, inclusive quanto ao cuidado com os menos afortunados e encobrem suas atitudes com rituais na sua maneira de proceder.

Os mestres da Lei, que foram indagados sobre as palavras escritas pelo rei David no Livro de Salmos, e nada opinaram, apesar do fervor de aguardarem a vinda do Messias, eram os mesmos agora citados em função de seu natural comportamento no dia a dia e a cada um deles declarado o desfecho desses no porvir.

Os discípulos ouviram e tinham diante de si a referência do comportamento do próprio Messias entre eles; pena que (infelizmente) com o passar dos séculos, muitos abandonaram essa verdade e buscaram a maneira de viver oposta a esse ensino.

Nada deve estar no lugar do Eterno, só Ele é o único Deus, que enviou seu próprio Filho e mantém o Espírito Santo a lembrar essa verdade, dia a dia, de que carecemos do perdão de cada pecado pessoal, e há o genuíno arrependimento, bem como em tudo o que fizer desviar dessa verdade, procurar se desviar e deve ser posto para fora, uma vez observado, pois uma vez dentro do ser humano o contamina e as vestes brancas com o sangue do Cordeiro, ficam sendo somente uma roupa e nada além.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula







Nenhum comentário:

Postar um comentário