sexta-feira, 9 de março de 2018

ENXERGAR ALÉM.


Base na Bíblia: Lucas 16: 09-13 “... Por isso eu digo a vocês: usem as riquezas deste mundo para conseguir amigos a fim de que, quando as riquezas faltarem, eles recebam vocês no lar eterno. Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras? E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês? Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro...”


A visão humana natural tem limites em contraste ao compararmos com outros seres que podem ter uma visão em alguns casos de 360 graus, ou noturna ou mesmo a distância, sabemos por pesquisas que cada uma dessas criaturas fora adaptada as suas necessidades, seja para a caça ou para sua autoproteção, sempre frente ao ambiente em que ele habita.

Devido a esta realidade, podemos entender que a raça humana foi criando ao longo dos tempos, meios através de acessórios e equipamentos que os auxiliam em suas limitações naturais, exatamente para que possam tirar o melhor proveito quando forem necessários, por exemplo: enxergar a distância, ou durante a noite ou em meio a uma escuridão, ou ainda de maneira panorâmica.

Jesus, em suas parábolas sempre apontava aos seus seguidores, de continuo, detalhes que no cotidiano passavam para eles desapercebidos, quer pelo envolvimento natural em seu dia a dia ou por terem outros valores como prioridade e assim deixavam de enxergar valores superiores aos que estavam vivendo.

A comida, a bebida, a vestimenta e a moradia são valores necessários para uma vida humana, e muitos enxergam como sendo prioridades vitais e partem em busca dos meios para obter, e um deles é a riqueza, deixando para isso, quaisquer outros valores a sua volta, em segundo plano.

As palavras de Jesus apontam para um ponto de vista real e vivo que ainda é mais excelente do que estes e que pode mudar a maneira de enxergar as coisas materiais a volta de cada um em sua existência; e quanto as riquezas (dinheiro, status, vigor, saúde, ...) propõe que elas vêm as mãos e devem ser usadas sabiamente.

De maneira a produzir sementes a germinar, para ser aceitas e usadas quando essas mesmas riquezas se forem e os verdadeiros valores forem requisitados no reino eterno.

A simplicidade de usar e ser fiel no pouco, são as mesmas para o ser fiel no muito, pois em ambas são testadas em si mesmos a integridade que há no ser humano (corpo, mente, alma e espirito) em saber distribuir de maneira que todos sejam saciados em suas diversas necessidades (mental, física ou espiritual).

Existe um mover em nosso Planeta que está acima do que os olhos naturais podem enxergar e para esse mover usamos os olhos da fé, o qual é o único que possibilita agir em acordo com os verdadeiros valores que deixamos de usar desde que o homem foi designado a lavrar a terra para poder subsistir, sim, haverá o Dia do Senhor e todos seremos achados dignos ou não e será cada um por si a receber as verdadeiras riquezas, preparadas desde a fundação do Mundo.

Somente enxergando além do que fomos instruídos por nossos tutores e do que aprendemos espontaneamente, poderemos compreender que a fórmula da vida se repete a todos igualmente, seja de que classe social for, ou estiver vivendo, e é dia após dia, e ela é inflexível, (não tem variação alguma), nunca sendo possível amar a dois senhores ao mesmo tempo, quando se trata de definir o pessoal meio de vida.

Desta maneira ou o Senhor ou o dinheiro e caminhando conscientes poderemos cada um visualizar que para estar um passo à frente não está nem nunca estará no dinheiro, que cessa na vida terrena, mas aonde repousa o próprio coração.

Jesus certa feita declarou em Marcos 08:36: ‘Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida?’; e, no Livro de Salmos encontramos em 49:17:’Pois, quando morrer, nada levará consigo; a sua glória não descerá após ele.’ Podemos meditar e conjugar com o que até aqui fomos tutoreados e assim definir se o passo adiante será ou não dado a fim de enxergar além.


Do seu irmão em Cristo,
Marcos de Paula







Nenhum comentário:

Postar um comentário