sexta-feira, 1 de abril de 2016

RECEBER O PERDIDO.


Base na Bíblia: Marcos 10: 49-52 ... Então Jesus parou e disse: Chamem o cego. Eles chamaram e lhe disseram: Coragem! Levante-se porque ele está chamando você! Então Bartimeu jogou a sua capa para um lado, levantou-se depressa e foi até o lugar onde Jesus estava. O que é que você quer que eu faça? Perguntou Jesus. Mestre, eu quero ver de novo! Respondeu ele. Vá; você está curado porque teve fé! Afirmou Jesus. No mesmo instante, Bartimeu começou a ver de novo e foi seguindo Jesus pelo caminho...”

Ouvimos muitas ilustrações sobre pedra (citarei poucos exemplos), algumas são comparadas a rocha, outras a lasca de pedra, em outras ocasiões, como um paralelo entre o crer do homem, pois Jesus disse: Se estes se calarem logo as pedras clamarão, outros momentos sobre as pedras do caminho que impedem o crescimento natural da semente até ser planta, outros ainda sobre quem não tiver pecado seja o primeiro a atirar uma pedra em uma certa pessoa, e também pedras representando as 12 tribos e Israel, lembro também da pedra de Ebenezer, e das pedras para se levantar um altar e por fim para mim a pedra do tumulo de Jesus.

Todas elas em cada ocasião foram usadas com um propósito e detinham uma verdade que deveria ser compreendida pelas pessoas que lá estiveram, e em especial a pedra do tumulo de Jesus, essa tinha um propósito claro, o de impedir a saída do corpo, ou visto de outro ângulo, impedir a entrada de pessoas que viessem com o propósito de retirar o corpo daquele lugar e para isso medidas severas foram tomadas.

A pedra era pesada e foi rolada a entrada para dificultar a retirada, colocaram um selo do Império e guardas a volta para garantir que o que ouviram os principais dos sacerdotes até o mais simples dos judeus acontecesse e Roma colaborou com esse propósito de impedir. Primeiro dia, tudo normal, segundo dia terminou também tudo normal, mas na manhã do terceiro dia algo sobrenatural aconteceu que mudou a história, pois o impossível aos homens foi possível aos Deus do Impossível e uma mistura de medo, pavor, pânico acometeu os guardas, um terremoto setorizado a queda da pedra, o tumulo aberto, anjo sentado sobre a pedra e o sepulcro vazio.

Agora, para muitos estou em outra pregação, mas uma situação em que a oposição vibrava e festejava, pois aquele que era considerado como um problema para a crença de sua época, ele desvirtuava pessoas a crerem diretamente em Deus, e a pedirem perdão por seus pecados, e também por ser um potencial, um possível formador de rebelião contra o império Romano estava calado e sepultado, mas perderam a oportunidade de receber o perdão diretamente do Filho de Deus, o qual ao terceiro dia estava vivo e ressurreto dentre os mortos e recebido pelo Pai e sentado à direita, esperando o comando do Altíssimo para voltar com poder e grande glória como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Assim estava um cego exercendo seu oficio a beira do caminho, esperando por pessoas para poder esmolar e tirar o sustento, sabemos que ele era filho de Timeu, e que não nasceu cego, mas por situações adversas de sua vida, acabou encontrando o caminho da solidão da escuridão. E ele começa a ouvir os passos e percebe que não é de uma pessoa, mas de muitos, ele deveria com certeza estar alegre, pois poderia ser a oportunidade de ganhar muito e poder ir embora para seu lar mais cedo.

Houve ele o nome de Jesus, sendo falado, todo judeu sabia que o Messias era o Filho de Davi, e Jesus era chamado de Messias, logo começa a clamar pelo nome de Jesus, procurando chamar sua atenção. Mas a multidão que passava pedia para que se calasse, afinal o que poderia Jesus querer com uma pessoa que deixou de enxergar, mas ele ficou firme e aumentou seu clamor.

Jesus chama o cego, e manda que o tragam para si, Ele queria receber o cego que estava perdido pois não podia mais ver. Esse cego agora recebe o apoio da multidão e o incentivo a continuar no que iniciou e ele de um salto lança sua capa e segue na direção de onde ouviu ser chamado, pois lembre-se ele não enxergava, assim pelos seus outros sentidos chegou a Jesus.

Dialogo rápido: A pergunta é direta, A resposta também, e a confirmação mais explosiva ainda, pois Bartimeu que um dia enxergou, estava agora caído nas ruas de Jericó vivendo como cego e agora era foi recebido por Jesus que é o único caminho que leva ao Pai e nesse encontro sua perda de visão foi restaurada e pode voltar a ver imediatamente, conforme afirmou Jesus ratificando que: sua fé te curou. Ele segue junto com a multidão pois não estava mais perdido.

A Salvação tem por alvo alcançar e receber o perdido seja por sua vida pessoal, física, mental, profissional, e independente de ter ou nunca ter tido um contato com o Messias, e muitos outros por só ouvir falar, Ele quer te chamar e mostrar que quer receber todos os que estão cansados e sobrecarregados.




Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário