sexta-feira, 25 de março de 2016

ABRAÇO ACOLHEDOR.

Base na Bíblia: Marcos 09: 33-37 ... Jesus e os discípulos chegaram à Cidade de Cafarnaum. Quando já estavam em casa, Jesus perguntou aos doze discípulos: O que é que vocês estavam discutindo no caminho? Mas eles ficaram calados porque no caminho tinham discutido sobre qual deles era o mais importante. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos. Aí segurou uma criança e a pôs no meio deles. E, abraçando-a, disse aos discípulos: Aquele que, por ser meu seguidor, receber uma criança como esta estará também me recebendo. E quem me receber não recebe somente a mim, mas também aquele que me enviou ...”

Muitos já ouviram a expressão: Abraço de urso. E também podem utilizar sem saber seu real significado, pois agrada a quem simplesmente fala.

A origem desconheço, mas em pesquisa é um termo que provavelmente originou nas regiões onde convivem o ser humano e o animal urso, que dentre suas formas de ataque usa um método de abraçar seu oponente abraçando com força, tendo total domínio e cravando na oportunidade também suas garras nas costas.

Basta essa informação e nossa maneira de ver um inofensivo abraço toma outras proporções. No texto que lemos ficamos sabendo que no caminho os discípulos aproveitam o momento também para conversar entre eles, e essa conversa era sigilosa, sabemos pelo simples motivo de que Jesus não foi convidado a participar.

Quando chegam a Cafarnaum o próprio Jesus pergunta a eles qual era a razão da discussão e é informado em resposta a sua pergunta com um silêncio de cada um dos doze. O narrador que era Pedro, deste Evangelho escrito por Marcos, seu sobrinho e ele na narrativa dos acontecimentos comenta o que todos eles estavam procurando definir dentre eles quem era o maior, o mais importante.

Jesus senta, pelo silencio, chama os doze discípulos e de pronto mostra a importância de um líder saber da importância de ir para o último da fila e servir a todos, como uma característica natural de uma liderança.

O Mestre Jesus está sentado e coloca uma criança no meio deles e pôr fim a abraça. Sinta você nesse momento esse abraço, e descreva em sua mente como poderia defini-lo; seria como um abraço puramente mecânico, ou um processo técnico, ou como um processo profissional, ou ainda como um abraço gostoso, singelo cheio de amor e compaixão? Jesus completou ao abraçar: quem me segue e recebe uma criança e a abraça, esse me recebe e também recebe quem me enviou.

O mais importante, ou o maior, ou o melhor, ou ainda o Bom é sempre Deus e Jesus mostra por seu exemplo pessoal que estava pronto a ser o último da fila, e para servir a toda a humanidade, e também para receber os que o buscassem como seu seguidor; e por fim pronto a abraçar e permitir que estivéssemos enfim preparados para receber o Alfa o Ômega, o Deus vivo, Criador, Soberano e o mais maravilhoso fato ocorrido em toda a história da humanidade, a Salvação, pois pelo sangue vertido na cruz fomos sarados de nossas enfermidades físicas, mentais e espirituais.




Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário