sexta-feira, 18 de março de 2016

MANTENDO A DÚVIDA.

Base na Bíblia: Marcos 09: 30-32 ... Jesus e os discípulos saíram daquele lugar e continuaram atravessando a Galiléia. Jesus não queria que ninguém soubesse onde ele estava porque estava ensinando os discípulos. Ele lhes dizia: O Filho do Homem será entregue nas mãos dos homens, e eles vão matá-lo; mas três dias depois ele ressuscitará. Eles não entendiam o que Jesus dizia, mas tinham medo de perguntar ...”

A caminho de Cafarnaum, os discípulos caminhavam com seu Mestre, normalmente durante essas caminhadas muitas coisas aconteciam entre eles, mas nessa viagem em especial Jesus procurava estar a sós com eles e ensinar a cada um deles.

Esse ensino porém é reservado aos doze especificamente e para tanto Ele procurava andar por caminhos novos, por locais possivelmente mais longos e ermos somente para ter esse momento precioso de ensino com cada um deles.

Pelas Escrituras lendo o texto identificamos que Jesus atinge seus objetivos em agradar ao Pai e suas palavras são dirigidas a eles em tom de atenção, ou para mostrar um segredo que tinha, ou para antecipar algo que iria acontecer e eles precisavam saber e todos o escutam enquanto falava. Apesar de expressar as palavras certas sobre um acontecimento futuro, seus discípulos, ou pensemos assim todos eles, sem exceção tinham dúvidas, mas por medo não ousavam lhe fazer pergunta alguma.

Pode ser que cada um tenha dentro de si uma dúvida e por causa de orgulho, medo, vergonha ou uma outra razão do mesmo tipo, deixe de esclarecer o que o incomoda por pura falta de entendimento ou conhecimento do que lhe é exposto, pois a natureza humana opta em situações assim em fazer reservas e criar maneiras de identificar quem está se pronunciando muito elevado por exemplo intelectualmente e desistem.

Jesus sempre procurou esclarecer a todos que o procuravam com dúvidas em sua época, mas nem todos entendiam sua resposta, possivelmente porque basicamente deixavam de aceitar as palavras por fazerem comparações naturais e assim, essas pessoas apesar de ter a resposta preferiam viver sua vida como estavam acostumados e optavam por abandonar a possibilidade proposta para uma nova vida, uma vida por uma nova ótica.

Os discípulos por sua vez, ainda que, próximos de Jesus deixaram de entender corretamente suas palavras por não perguntarem, simplesmente porque havia medo de fazer a questão a Jesus e assim mantinham em seu corações e mentes a questão da dúvida.

Em nossos dias, podemos ter dúvida, mesmo com todos os meios para obter informação e ainda assim manter a dúvida e muito mais por puro medo de perguntar, andamos e isso é racional, mas em momentos assim, poderíamos aprender a agir como as crianças que jamais guardam suas dúvidas, seja a razão ou a origem que for e sempre explodem com a pergunta que a impede de entender e deixar de poder continuar.

O reino dos céus existe e é real, mas para seu acesso acontecer, percorreu o caminho traçado pelo Pai, o qual enviou em seu plano seu Filho Jesus, unigênito, que aqui foi rejeitado pelos seus, mas a todos quantos o receberam deu-lhes o direito de serem chamados de filho, e agora é o momento da decisão de crer, ou de se calar com a dúvida em seu coração.



Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário