sexta-feira, 4 de março de 2016

O DESPERTAR DA FÉ.

Base na Bíblia: Marcos 09: 15-19 ... Quando o povo viu Jesus, todos ficaram admirados e correram logo para o cumprimentarem. Jesus perguntou aos discípulos: O que é que vocês estão discutindo com eles? Um homem que estava na multidão respondeu: Mestre, eu trouxe o meu filho para o senhor, porque ele está dominado por um espírito mau e não pode falar. Sempre que o espírito ataca o meu filho, joga-o no chão, e ele começa a espumar e a ranger os dentes; e ele está ficando cada vez mais fraco. Já pedi aos discípulos do senhor que expulsassem o espírito, mas eles não conseguem. Jesus disse: Gente sem fé! Até quando ficarei com vocês? Tragam o menino aqui...”

Jesus está acompanhado de Pedro, João e Tiago, logo eram 9 (nove) discípulos que estavam tendo uma discussão com os escribas (os responsáveis por copiarem as palavras contidas nas Escrituras Sagradas) que estavam junto com o povo, e por alguma razão estavam se desentendendo.

A pergunta de Jesus foi direta a seus discípulos, mas nenhum deles respondeu, conforme lemos este texto, e sim uma pessoa do meio da multidão, logo nem escribas nem discípulos, ousaram declarar ou comentar o que estavam fazendo, ou o que haviam feito para gerar essa situação. Esse homem do meio da multidão do povo, se identificou como sendo o pai de uma criança que não podia falar.

A razão de não poder falar, foi atribuída a um espírito mau, pelo pai, e acrescentou que pôr está razão tinha trazido a criança para que o Senhor Jesus o curasse, mas por não estar ali o Mestre, usou da medida de colocar seu filho nas mãos dos discípulos, porém estes não resolveram o problema.

Diante do Senhor acrescentou a preocupação maior que era o fato de que a criança cada vez estava ficando com maiores sintomas de fraqueza, pelo motivo de que a cada vez que o espírito mau (desde a infância) atacava jogava seu filho ao chão e o fazia também espumar e ranger os dentes. E aparentemente nem o pai, a família, amigos, vizinhos, medicina oficial ou empírica, ou crenças puderam resolver, e o quadro só piorava.

Jesus ouve as palavras, pelo texto que lemos escrito nas Escrituras Sagradas, sem interromper, ou procurar encontrar desvios de conduta, ou mentiras e exageros, seu ponto de vista parece ter claro o que acontece naquele momento, junto a todos os presentes, e exclama: Gente sem fé!

A Palavra de Deus diz que sem fé é impossível agradar a Deus, pois adorar o que se vê, se toca, é racional, mas exatamente o contrário é a proposta do Senhor, pois diz: Não faras para ti imagem de escultura de coisa alguma, não terás outros deuses, logo é no irracional pela fé que espera no que não vê, nem toca, mas sabe que é Vivo e Verdadeiro. Como disse Jesus a mulher Samaritana: Os verdadeiros adoradores o adorarão em Espírito em e em Verdade, pois Deus é Espírito.

Agora o próprio Jesus, chama a criança e a liberta de sua escravidão, acrescento que não sabemos a idade dela, nem mesmo se tinha fé para receber esse milagre, o pai disse: Se podes ajuda-nos, mas Jesus, perguntou direto ao pai da criança: Você crê que posso fazer o que me pedes, pois tudo é possível ao que crê? O pai responde Creio! Ajude-me na minha incredulidade.

Despertou a fé e o resultado foi um filho saudável deste fato que o acometia. Podemos viver como o pai, ou como o filho desse texto, ou fazendo os dois papeis ao mesmo tempo, em ambos os acontecidos, fica claro que a preocupação por uma vida pessoal ou de quem amamos melhor é clara, e para isso se usa de todo os meios para assegurar esse melhor.

Enquanto o despertar de nossa fé não acontecer estaremos longe de prosseguir para a verdadeira vida que há perpetuamente, num lugar onde a traça nem a ferrugem alcançam para tentar destruir estaremos certamente entre discussões e desapontamentos seguidos, pois só em Jesus existe está certeza comprada na cruz do calvário, selada ao 3º (terceiro) dia com a sua ressurreição e a promessa de que Voltará para nos buscar.



Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário