sexta-feira, 8 de abril de 2016

FICAR ESPANTADO.

Base na Bíblia: Marcos 10: 23-27 ... Jesus então olhou para os seus discípulos, que estavam em volta dele, e disse: Como é difícil os ricos entrarem no Reino de Deus! Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantados, mas Jesus continuou: Meus filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! E mais difícil um rico entrar no Reino de Deus do que um camelo passar pelo fundo de uma agulha. Quando ouviram isso, os discípulos ficaram espantadíssimos e perguntavam uns aos outros: Então, quem é que pode se salvar? Jesus olhou para eles e disse: Para os seres humanos isso não é possível; mas para Deus, é. Pois, para Deus, tudo é possível...”

Considero ser comum que pessoas fiquem espantadas, seja por notícias verbalizadas ou por atitudes comportamentais (física) ou mentais; sendo essas últimas por origem própria ou de terceiros, afinal espanto significa nada mais que: Surpresa causada por algo de singular, de inesperado ou simplesmente um Susto, um assombro, ou um pasmo.

Quando se adota a maneira de viver baseada em sustos, a vida passa a ser vivida de expectativas e assim vivendo entra no vicio que poderíamos chamar de viver minuto a minuto por emoção, ou mais comumente falando: seria o fato de viver com os nervos à flor da pele.

Os discípulos ouvem um diálogo entre Jesus e um certo jovem rico e percebem a saída do rico triste e sem cumprir as Palavras ditas, a ele por Jesus. Eles também ouvem as palavras agora dirigida a eles de Jesus, sobre as dificuldades de entrar no reino de Deus e se espantam.

O Mestre Jesus ratifica suas palavras e acrescenta uma comparação e os discípulos ficam então espantadíssimos, e isso era um sinal de que suas crenças estavam sendo postas a prova.

Acredito que por puro comodismo, em nosso dia a dia, procuramos sempre acomodar as situações adversas do cotidiano em mecanismos que podemos manter em certo controle. Nem sempre isso é possível manter e por essa razão muitos perdem o objetivo real e passam a viver o secundário (paralelo) meio, pois fazendo assim o adequá a sua real realidade. Podemos observar que desta maneira agiu esse jovem homem rico.

A salvação não é um bem comprável (a venda) que se encontra em prateleiras de shoppings ou supermercados ou Lojinhas de 1,99. Antes saiba que ainda que se lá estivesse, seu preço não se compraria nem juntando todo o valor monetário desse mundo.

Se agora você está espantado, com está afirmação, nesse momento você e eu começamos a sentir um pouco do que os discípulos sentiram naquele dia. Eles supunham que a salvação era adquirida por compra do tipo: bom comportamento, respeito às leis civis e morais, atenção ao próximo mais pobre e por fim por andar ao lado de Jesus.

Sabiamente Jesus apresentou a resposta, direcionando ao Eterno Soberano a graça da Salvação, e mostrando claramente que para os homens ninguém se salvaria, por mais que se esforçasse com suas próprias forças e deixou esclarecido também que se trata de uma Dadiva, elaborada no coração do Eterno com o propósito de reconciliar o perdido, o faminto, o flagelado, o excluído, o doente; com somente, uma única e exclusiva maneira: pelo sacrifício de seu único Filho Jesus, o Messias esperado.

A verdade contida na salvação apresenta que riqueza, fama, arrogância, esforço próprio não fazem parte da vida eterna; assim para poder entrar no Reino de Deus, se inicia com o reconhecimento de nossa natureza má e pecaminosa, logo que somos pecadores e vivendo o arrependimento ao receber o perdão de nossos pecados, pelo único que tem poder para perdoar pecados.




Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário