sexta-feira, 22 de abril de 2016

TER FOME.

Base na Bíblia: Marcos 11: 12-14 ... No dia seguinte, quando eles estavam voltando de Betânia, Jesus teve fome. Viu de longe uma figueira cheia de folhas e foi até lá para ver se havia figos. Quando chegou perto, encontrou somente folhas porque não era tempo de figos. Então disse à figueira: Que nunca mais ninguém coma das suas frutas! E os seus discípulos ouviram isso...”

A população mundial padece da proporção desigual do alimento por habitante, sabemos que muitas bocas sobrevivem com menos de uma refeição diária. Parte deste fato ocorre devido a maneira como é distribuída a riqueza e os critérios de cuidados que são adotados para garantir que o alimento esteja próprio para o consumo. Em nossos dias alguns países adotaram a política de incentivar o manejo do cativeiro como uma forma sustentável de suprir a crescente demanda e a inevitável escassez das fontes naturais na natureza (procurando evitar o colapso no processo da cadeia reprodutiva).

O Mestre Jesus, certa vez, logo após seu batismo nas águas, foi para o deserto e após jejuar por 40 dias e 40 noites, neste lugar, teve fome e apareceu o enganador ou o tentador (diabo) para sugerir uma estratégia para se livrar desse aborrecimento.

Jesus chega neste texto saindo de Betânia, e no contexto sabemos que no dia anterior estava em Jerusalém, por onde entra triunfalmente por suas Portas e se dirige ao Templo, mas estava vazio e ele opta por ir a Betânia, e lá decide passar a noite, pela manhã toma o caminho a Jerusalém, sente fome e avista uma figueira cheia de folhas, possivelmente era fora da época de seus frutos, mas por suas características Jesus pensou que era uma árvore temporã, chegando junto dela constatou que nada de frutos havia nela, e lhe lançou uma sentença.

Podemos imaginar que Jesus havia saído do local onde havia dormido e deixou de se alimentar, mas seus discípulos aparentemente não fizeram o mesmo que ele; no encontro com a figueira suas palavras foram ouvidas e gravadas por cada um de seus discípulos.

Lembre-se, por favor, da proposta feita a Jesus pelo tentador, sobre alimento. Foi assim: "Se tu és o Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães." Jesus é o Filho Unigênito do Pai, Deus, o Eterno, e poderia sim, pois toda a autoridade estava nele, mas mesmo agora na frente da figueira isso seria possível, mas sua atitude foi de ir embora.

O Senhor Jesus diz: Bem-aventurados entrai no gozo do seu Senhor, e assim sereis quando me receberem e me alimentarem; muitos dirão: quando te vimos nessa situação?; e Ele responde: toda a vez que fizeres a um desses pequeninos a mim me fizeste.

Pelas Escrituras Sagradas, entendemos que Jesus veio para buscar, cuidar e resgatar dos seus; limpando as feridas de cada um e tratando para cicatrizar as marcas que levamos em nosso viver e tudo isso para que possamos dar frutos e saciar a fome dos famintos por sede de justiça, por descaso, por abandono, ou por dor, fome e sede. Mas nesse Tempo da Graça em minuto algum Ele julga, mas vem o tempo que Ele virá como Rei dos reis e com Ele virá um livro e se assentará em seu trono. Este livro será aberto e todos compareceram perante Ele.

Sabemos que essa árvore, a figueira, apesar de aparentar estar saudável, mesmo fora de época, não possuía o elemento mais bonito que é a razão se sua existência, o fruto; preocupado por isto, oro sim, para que não sejamos encontrados vivendo só se aparência, sem fruto.



Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula





Nenhum comentário:

Postar um comentário