sexta-feira, 10 de outubro de 2014

TIREI DOS SEUS OMBROS A CARGA

Base na Bíblia: Lucas 17:11-19 ... E aconteceu que indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samária e a Galiléia. Ao entrar em certa aldeia, sairam-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos as sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano. Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove onde estão? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te a tua fé te salvou..."

Sim eram 10 (dez) leprosos que tinham em comum uma doença que os unia e isto os mantinha unidos independente da crença e da origem, pois há muitos anos desde a queda de Israel, o Reino do Norte, que ficava com sua Sede em Samaría; essa região era considerada como uma região de pessoas misturadas de varias raças, e assim discriminavam-se mutuamente.

Por outro lado, a própria sociedade simplesmente isolava todos que tinham esse tipo de enfermidade. A preocupação era a de proliferar e alastrar saindo do controle e tornando-se uma epidemia; atualmente em nossos dias existe o convívio também com outras situações semelhantes, mesmo assim apesar da lepra ter sido controlada em sua maior parte existe o controle e o isolamento dos casos mais graves ou avançados.

As probabilidades de cura na época eram mínimas, mas ainda assim possíveis para aqueles que estavam incomodados com a dura carga que carregavam e procuravam a alternativa de libertação do mal que as oprimia.

Seu dia a dia (leproso) se resumia em se isolar e quando se aproximavam pessoas sadias deviam em alto e bom som denunciar seu estado de leproso. Justamente para prevenir possível contaminação e se manterem mais isolados e esquecidos.

O nome de Jesus em sua época ia dia a dia sendo mais ouvido e difundido, chegando ao ouvido de cada um desses leprosos. Eles ao tomarem conhecimento da existência de um Rabino com poder de curas, um homem enviado para pregar as boas novas; cada um tomou a iniciativa de ir ao encontro do Messias declarado a todos os homens e mulheres de sua época, e assim eles fizeram.

O encontro foi breve e muito objetivo, mas sem nenhum resultado imediato, o milagre, procurado nada ocorreu, porém a cura foi declarada sim e enquanto atendiam as Palavras declaradas por Jesus a milagrosa ou a maravilhosa cura de transformação ocorreu. O jugo da servidão da doença cedeu e a graça do amor do Senhor quebrou os grilhões e trouxe uma nova oportunidade a eles.

Dos dez, um retornou convencido que sua carga havia desaparecido e queria agradecer. Jesus o recebeu aceitou a adoração dele feita a Deus e o identificou como um daqueles que estavam entre os dez e o dispensou em paz.

Hoje sua carga pode ser diferente dessa, mas sei que Jesus tem toda autoridade e poder para operar em sua vida e extrair essa carga de seus ombros e lhe dar do seu próprio jugo para que você comece a carregar só que esse de Jesus é leve e suave.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula




Nenhum comentário:

Postar um comentário