sexta-feira, 29 de agosto de 2014

CAIR EM SI.

Base na Bíblia: Marcos 14:66-72 ... Ora, estando Pedro embaixo, no atrio, chegou uma das criadas do sumo sacerdote e vendo a Pedro, que se estava aquentando, encarou-o e disse: Tu também estavas com o nazareno, esse Jesus. Mas ele o negou dizendo: Não sei nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. E a criada vendo-o começou de novo a dizer aos que ali estavam: Esse é um deles. Mas ele o negou outra vez. E pouco depois os que ali estavam disseram novamente a Pedro: Certamente tu és um deles; pois és também galileu. Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais. Nesse instante o galo cantou pela segunda vez. E Pedro lembrou-se da palavra que lhe dissera Jesus: Antes que o galo cante duas vezes, três vezes me negaras. E caindo em si, começou a chorar...”

Propósitos são meios que estabelecemos para chegar a um determinado objetivo. Pedro tinha interesse em se manter perto de seu Mestre, mesmo sabendo do risco que corria, pois estava na Judéia e era um Galileu que tinha características que assim o definiam.

O propósito de Pedro era claro ele acompanhava a distancia os fatos que estavam ocorrendo durante o interrogatório e julgamento entre os judeus, mas uma serva do sumo sacerdote, nota sua presença e a denuncia primeiramente a ele próprio.

Pedro, rapidamente nega o fato de conhecer a pessoa de Jesus e inclusive sobre o assunto tratado com ele ratifica que desconhece, respondendo para a serva e se desloca para outro ponto, a mesma serva chega perto e novamente denuncia a presença dele e o envolvimento dele com Jesus, mas agora a todos que estão próximos.

Novamente Pedro usa a astucia de confundir seus opositores dizendo que não era um de seus discípulos.

Agora são os presentes quem o denuncia e declara que não a duvida ele realmente era um discípulo do Mestre Jesus e endossam o fato por ambos serem conhecidos da Região da Galiléia por eles. Pedro para tentar neutralizar essa denuncia assume a postura de um homem comum ofendido pelas palavras e poderia até ter convencido se não fosse o fato de que ouviu o canto do galo pela segunda vez.

Ao cair em si, entendeu que seu propósito estava indo contra as palavras que Jesus havia informado que ele faria, ou seja, antes de negar a Jesus já havia sido informado que isso ocorreria, mas para ele foi necessário passar por esse comportamento para reconhecer o amor de Jesus em sua vida e sua preocupação pelo seu melhor, a resistência natural dele só ratificou essa verdade.

O arrependimento é a maneira mais sincera que encontro nas Escrituras para descrever a mudança de comportamento quando alguém cai em si. Hoje Jesus te chama e te diz que a Porta está aberta e te convida para entrar é um convite manso e suave para trazer a alegria de viver e descansar nos braços dEle, frente a tantas lutas e fracassos que envolveram seus propósitos até agora de se chegar ao Criador.


Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula


Nenhum comentário:

Postar um comentário