sexta-feira, 8 de agosto de 2014

CONTAMINAÇÃO RELEVANTE.

Base na Bíblia: Mateus 15:14-20 ... Deixai-os; são guias cegos; ora se um cego guiar outro cego, ambos cairão no barranco. E Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Explica-nos essa parábola. Respondeu-lhe Jesus: Estais vós também ainda sem entender? Não compreendeis que tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora? Mas o que sai da boca procede do coração; e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem os máus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas o comer sem lavar as mãos isso não o contamina...”

Tradições e conceitos formados sem atenção podem levar a erros ou condutas que desagradam ao Criador e também a muitos a nossa volta, quando são colocados acima da vontade descrita pelo Senhor Criador do Céu e da Terra, ainda que tenham aparência de inocentes aos serem criadas ou elaboradas, podem gerar costumes que levam pouco a pouco a se distanciar do alvo que é o de ter uma vida semelhante a que tinha o primeiro Adão.

Vivemos dias em que os cuidados com a higiene são elevadíssimos e muitos passam dos limites, pois podem levar as futuras gerações a não produzirem os anticorpos necessários para a sua sobrevivência, bem como colocamos nas mãos de terceiros a responsabilidade com nossa alimentação e deixamos de elaborar com atenção e contato com os alimentos que podemos proporcionar a alimentação a nos mesmos e aos nossos entes queridos e amigos.

E com Jesus não foi diferente veio o questionamento sobre sua conduta com os seus discípulos contrários as tradições estabelecidas pelos anciões e praticadas pelos judeus de sua época principalmente os fariseus, e o resultado desse debate, seguiu o caminho diferente do que muitos ao lerem estariam fazendo comigo, pelo parágrafo anterior, Jesus teve a oportunidade de esclarecer e mostrar a diferença de um costume ou ma tradição dos ensinamentos contidos nas Sagradas Escrituras.

O comportamento dos que ouviram foram de se escandalizarem e se retirarem, a partir desse momento foi que Jesus, citou o texto que copiei fielmente das Sagradas Escrituras, não criticando, mas esclarecendo o perigo de ser guiado por um cego e ser você também um cego, enfim um alerta.

Pedro por sua vez, optou por pedir um esclarecimento, uma vez que era um dos discípulos que Jesus havia defendido, a resposta foi direta, como sempre será comigo e com você, uma vez que somos cuidados e somos novas criaturas, nascidos de novo, e cuidados com leite e no tempo certo alimentados com alimento sólido, e temos o Espírito Santo que age como facilitador no sentido de nos fazer lembrar e estar atentos, sabendo e reconhecendo a melhor decisão a tomar.

Jesus declarou que o que entra é visível e aparente aos olhos de todos os que nos observam e assim por ser visível é fácil de tecer comentários do tipo: você não lavou as mãos para comer, isto é nojento e repugnante, porém para isso Jesus declarou as etapas internas (não visíveis) do processo digestivo do organismo humano, declarando que no final sai, mas o que está dentro do coração é imperceptível aos olhos humanos, mesmo os mais atentos e ainda os melhores observadores tem dificuldade total de definirem ou isolarem com exatidão o grupo pronto a cometer: maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias, logo 7 (sete) sintomas presentes latentes mas ocultos aos olhos de outrem, e esses sim, deveriam ser cuidados com muito mais atenção, pois seus efeitos sempre atingem além do que o tem a outro ou muitos outros.

Como uma simples ilustração, podemos hoje optar entre: se preocupar em cuidar do melhor tipo de roupa que usaremos no próximo final de semana ou em acertar com a pessoa que voluntariamente ou involuntariamente ofendemos. Jesus, eu afirmo que, indica a atenção do pão, carinho e cuidados ao próximo como relevante.



Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula



Nenhum comentário:

Postar um comentário