sexta-feira, 16 de agosto de 2024

OSCILAR E SABER DECIDIR.

 

Base na Bíblia: Marcos 14:31-42 “... Mas ele repetia com veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. Assim também diziam todos. Então chegaram a um lugar chamado Getsêmane, e disse Jesus a seus discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu oro. E levou consigo a Pedro, a Tiago e a João, e começou a ter pavor e a angustiar-se; e disse-lhes: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai. E, adiantando-se um pouco, prostou-se em terra; e orava pra que, se fosse possível, passasse dele aquela hora. E dizia:  Aba, Pai, tudo te é possível; afasta de mim este cálice; todavia não seja o que eu quero, mas o que tu queres. Voltando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? Não pudeste vigiar uma hora? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Retirou-se de novo, e orou, dizendo as mesmas palavras. E voltando-se outra vez, achou-os dormindo, porque seus olhos estavam carregados; e não sabiam o que lhe responder. Ao voltar pela terceira vez, disse-lhes: Dormi agora e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores. Levantai-vos, vamo-nos; eis que é chegado aquele que me trai. ...”

 

“... Kefa, porém, continuou insistindo: ‘Ainda que eu tenha de morrer com você, nunca o negarei!’. E todos eles disseram o mesmo. Eles foram para o lugar chamado Gat Sh’manim, e Yeshua disse aos talmidim: ‘Sentem-se aqui enquanto oro’. Ele levou consigo Kefa, Ya’akov e Yochanan. Grande tristeza e angústia caíram sobre ele, e lhes disse: ‘Meu coração está tão cheio de tristeza que poderia morrer! Fiquem aqui e permaneçam acordados. Indo um pouco adiante, ele caiu ao chão e orou para que, se possível, a hora fosse afastada dele. ‘Abba!’ (isto é, ‘querido Pai’) ‘Todas as coisas são possíveis para ti. Afasta de mim este cálice! Contudo, não seja o que eu quero, mas, o que tu desejas’. Ele chegou e os encontrou dormindo; e disse a Kefa: ‘Shim’on, você está com sono? Não pôde ficar acordado nem por uma hora? Acorde e ore para que você não seja testado – o espírito, de fato, está animado, mas a natureza humana é fraca’. Outra vez, ele foi e orou dizendo as mesmas palavras. Novamente chegou e os encontrou dormindo, porque estavam muito pesados. Eles não sabiam o que lhe responder. Na terceira vez, ele chegou e lhes disse: ‘Agora, continuem dormindo, descansem... É suficiente! Vejam: o Filho do Homem será entregue nas mãos de pecadores! Levantem-se, vamos” Aí vem meu traidor!’. ...”

 

A palavra oscilar define o mover ou o ato de fazer mover alternadamente, de um para outro lado ou balançar, como exemplos citamos: oscilava as pernas e oscilava de um lado para o outro; bem como dissimulando a ansiedade e mudando de estado sofrendo assim variação, exemplo: oscila de gorda a magra com a maior facilidade, sim a cada dia podemos viver essa mesma oscilação em cada ato desde o nosso primeiro respirar até o deitar para repousar de cada dia, sem percebermos a grande energia que é necessária desprender para esse simples meio de vida.

O Mestre enfatizou a todos o que aconteceria para eles e todos unanimes estavam declarando sua fidelidade ao seu Raboni, porém, a Pedro ficou claro que este teria um desenrolar nas próximas horas, que o faria rever suas ações e valores de vida no tempo presente e real de sua vida.

Caminharam e chegam ao lugar chamado Getsêmane, Jesus convida os seus discípulos a se sentarem nesse local e destaca três deles para o acompanhar mais a frente, e esses eram: Pedro, Tiago e João, e após juntos caminharem também foram convidados a ficarem um o pouco mais a frente e permanecessem acordados e por sua vez passou a falar a cada um deles como estava se sentindo e Jesus então foi a frente destes também (um pouco mais) para orar.

Em seus momentos a frente, O Messias em oração demonstrou seu pedido e seu desejo para os acontecimentos que estavam por vir, logo oscilando entre qual seria o correto a seguir, optou por fazer a vontade daquele que lhe enviou, definindo assim o equilíbrio necessário para a sua tomada de decisão.

Ao retornar onde estavam seus três discípulos, os encontra dormindo, chama a Pedro e declara o bem mais importante que ele deveria estar inserido que era na oração pois o espírito estava animado, porém a natureza humana é fraca e voltou aonde esteve e orou, voltou e os encontrou dormindo, repetiu o mesmo ato e os achou ainda dormindo pela terceira vez, mas desta vez os encoraja a dormir e ao mesmo tempo a perceberem o que estava iniciando a volta deles.

Agora os onze ouvem do Senhor que o tempo está se cumprindo, diante deles e deveriam se preparar pois o Pastor estava preste a se encontrar com o decimo segundo discípulo e ser na frente de todos eles traído.


Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula













 

Nenhum comentário:

Postar um comentário