sexta-feira, 9 de agosto de 2024

O EU DE CADA UM.

 

Base na Bíblia: Marcos 14:25-32 “... Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da videira, até aquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus. E, tendo cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras. Disse-lhes então Jesus: Todos vós vos escandalizareis; porque escrito está: Ferirei o pastor, e as ovelhas se dispersarão. Todavia, depois que eu ressurgir, irei adiante de vós para a Galiléia. Ao que Pedro lhe disse: Ainda que todos se escandalizem, nunca, porém eu. Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes tu me negarás. Mas ele repetia com veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de modo nenhum te negarei. Assim também diziam todos. Então chegaram a um lugar chamado Getsêmane, e disse Jesus a seus discípulos: Sentai-vos aqui, enquanto eu oro. ...


“... Eu lhes digo que não beberei deste ‘fruto da videira’ novamente até o dia em que tomarei o vinho novo no Reino de Deus’. Depois de cantar o Hallel, partiram em direção ao monte das Oliveiras. Yeshua lhes disse: ‘Todos vocês perderão a fé em mim, porque o Tanakh diz: ‘Ferirei mortalmente o pastor, e as ovelhas serão dispersadas’. Mas, depois de eu ter sido ressuscitado, irei à frente de vocês para a Galil’. Kefa lhe disse: ‘Ainda que todos os outros percam a fé em você, eu não o farei’. Yeshua respondeu: ‘Eu lhe digo que nesta mesma noite, antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes!’. Kefa, porém, continuou insistindo: ‘Ainda que eu tenha de morrer com você, nunca o negarei!’. E todos eles disseram o mesmo. Eles foram para o lugar chamado Gat Sh’manim, e Yeshua disse aos talmidim: ‘Sentem-se aqui enquanto oro’. ...”

Despejamos palavras o tempo todo, pois por ser a base da comunicação é o meio mais direto para se conseguir chegar aos propósitos de cada um, porém, imagine-se conversando com um indígena nativo das Américas ou mesmo tentando se comunicar com uma pessoa nativa da Europa, podemos imaginar que se houvesse, uma  terceira língua em comum para ambos a comunicação seria possível, porém no caso inverso, dever-se-ia adotar outros meios para se chegar aos resultados necessários para se entenderem.

Temos a capacidade de nos moldarmos diante de adversidades e olhando para as Escrituras no Antigo Testamento, conhecemos um texto que se encontra no Livro dos Princípios, o qual cita uma Cidade chamada de Babel, onde seus residentes tiveram uma mudança na língua que falavam e foram dispersos cada um seguindo a língua que conseguia entender.

O Messias estrava vivendo seus momentos juntos com seus discípulos e a cada momento uma nova mensagem era transmitida a cada um deles iniciando pelos acontecimentos que já havia declarado a eles e agora ratificando que o momento estava aproximando, mas ainda assim, mantém a rédea de suas ações focadas em seu objetivo, que era o de servir.

Veio para servir a vontade do Pai, liderou seus discípulos e cuidou de todos de maneira igual, foi servidor deles e de todos aqueles que se aproximaram ou também daqueles que o procuraram em busca de solução para os seus, nada delegou antes foi zeloso no trato com todos e em certa ocasião, por duas vezes, delegou a cada um deles ao saírem em dupla que anunciassem as Boas Novas (Evangelho) a todos os locais para onde foram designados.

Sim, tudo era claro para cada um deles e o eu de cada um dos discípulos agora era confrontado com cada palavra, pois havia a despedida que estavam presenciando e cada ritual da celebração da Pascoa era alinhado a verdade do Messias presente entre eles.

Todos ouvem sobre a ação descrita nas Escrituras sobre o ferir o Pastor e a dispersão de seu rebanho, porém, quando o Senhor fala a eles, notem a reação iniciando por Pedro, uma vez que o eu de cada um poderá rejeitar a possibilidade do fracasso, mesmo quando é uma variável que cerca cada ser humano.

Jesus, enfatiza a Pedro em resposta a sua afirmação de que no mesmo período que estava seguindo as horas, aconteceria uma negação; com essa fala do Mestre, notamos também que Cefas, ficou insistente em afirmar o contrário, e todos os demais concordavam que as palavras de Pedro serviam para eles também.

Tudo isso aconteceu enquanto caminhavam em direção ao Getsêmane, que ficava no Monte das Oliveiras, ao chegarem Jesus os convida a sentarem-se enquanto ele iria orar, pois sabia que os momentos do cumprimento das Escrituras estavam acontecendo e ali estava o Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo.

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula

 











Nenhum comentário:

Postar um comentário