sexta-feira, 5 de julho de 2024

VIGIAR É NECESSÁRIO.

 

Base na Bíblia: Marcos 13:28-37 “... Da figueira, pois, aprendei a parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que ele está próximo o verão. Assim também vós, quando virdes sucederem essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração, até que todas essas coisas aconteçam. Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai. Olhai! Vigiai! Porque não sabeis quando chegará o tempo. É como se um homem, devendo viajar, ao deixar a sua casa, desse autoridade aos seus servos, a cada um o seu trabalho, e ordenasse também ao porteiro que vigiasse. Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o senhor da casa: se à tarde, se à noite, se ao cantar do galo; se pela manhã; para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. O que vos digo a vós, a todos o digo: Vigiai. ...”

 

“... ‘Que a figueira nos ensine sua lição: quando os ramos começam a brotar e surgem folhas, vocês sabem que o verão está próximo. Do mesmo modo, quando virem todas estas coisas acontecendo, saibam que o tempo está próximo, à porta. Sim, digo-lhes que estas pessoas com certeza não morrerão antes de todas essas coisas acontecerem. Céu e terra passarão, mas minhas palavras certamente não passarão. Entretanto, ninguém sabe quando esse dia e essa hora chegarão, nem os anjos no céu, nem o Filho, apenas o Pai. Fiquem alertas! Mantenham a guarda porque vocês não sabem quando o dia virá. ‘Ele é como um homem que viaja para longe de casa, distribui responsabilidades entre seus servos e diz ao porteiro para permanecer alerta. Fiquem alertas! Vocês não sabem quando o dono da casa voltará, quer ao anoitecer, quer à meia-noite, ao cantar do galo ou ao amanhecer – vocês não querem que ele venha repentinamente e os encontre dormindo! O que falo a vocês, digo a todos: fiquem alertas!’. ...”

Podemos pensar sobre a diferença que há entre o sábio e o tolo e definir a partir desta comparação, diversos pontos interessantes, mas sempre devemos lembrar que o sábio é sábio e o tolo é tolo e cada um dos seres humanos podem estar entre ou dentro desses dois tipos, onde certamente há sensível diferença, com prudência (sabedoria) continuamente deveríamos pontuar que uma delas prevalecera e por mais complexo que possa ser o resultado final, pode gerar efeitos na maneira do viver de cada um de nós.

Certamente individualmente juntamos muitos outros comportamentos para se poder chegar a um estilo de vida, e quando pensamos sobre isso podemos ampliar as opções a ponto de que pareçam infinitas, porém, é possível afirmar que a cada dia podemos permanecer ativos ou não para tudo o que acontece a nossa volta.

Nas Palavras de esclarecimento aos discípulos, sobre certos acontecimentos que eles queriam saber, cada um deles ouviu a mesma narrativa, pois vinha de uma única fonte, e assim, eram conhecedores de informações que chegaram até o presente e tudo o que o Messias apresentou foi baseado em uma afirmação de um dos discípulos sobre as edificações do Templo.

Jesus ao apresentar os acontecimentos que sucederiam, passou a mencionar sobre a necessidade de estar alerta, aos acontecimentos que passariam a acontecer e refletiriam não só local, mas envolveriam tudo a sua volta.

Em seu exemplo menciona o tempo em que os frutos de uma figueira devem ser colhidos e menciona as etapas que envolve, para que todos passassem a perceber que cada etapa estaria ocorrendo e mesmo independentes, sua importância era relevante, pois nada seria o fim mas, sim etapas que levariam ao ápice.

O Tempo do Eterno difere do tempo que estabelecemos em nossos calendários, mas suas palavras não passarão e sim deveríamos nos portar como no exemplo de um homem que sai para viajar e deixa as tarefas estabelecidas e os cuidados alertas do porteiro, para o receber.

O Messias veio segundo a Vontade do Pai, apresentou todas as palavras e atos que demonstravam a perfeita harmonia, bem como informou a todos que o Espírito Santo estaria presente e falaria a seu respeito, para que todo os seres humanos pudessem vir a serem informados da Herança que a humanidade recebeu, pelo sacrifício do Cordeiro, cancelando a decisão que havia contra todos, desde os dias da queda de Adão.

Cada dia, um passo mais próximo, para a chegada do tempo estabelecido pelo Eterno e então, todos o verão e o Dia do Senhor marcará um novo Tempo em que a ressurreição será vista por todos os olhos, de todas as línguas e de todas as nações, porém a troca do vigiar pelo dormir tem adormecido a muitos que abrem mão desse direito e vivem como ocorreu entre os irmãos Esaú e Jacó, Filhos de Isac, o qual (Esaú) por um prato de guisado trocou sua primogenitura para seu irmão (Jacó).

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário