sexta-feira, 3 de maio de 2024

ESCLARECER A TODOS.

 

Base na Bíblia: Marcos 12:16 a 12:27 “... E lhes lho trouxeram. Perguntou-lhes Jesus: De quem é esta imagem e inscrição? Responderam-lhe: De César. Disse-lhes Jesus: Dai, pois, a César o que é de Cesar, e a Deus o que é de Deus. E admiravam-se dele. Então se aproximaram dele alguns dos saduceus, que dizem não haver ressureição, e lhe perguntaram, dizendo: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se morrer alguém, deixando mulher sem deixar filhos, o irmão dele case com a mulher, e suscite descendência ao irmão. Ora, havia sete irmãos; o primeiro casou-se e morreu sem deixar descendência; o segundo casou-se com a viúva e morreu, não deixando descendência; e da mesma forma, o terceiro; e assim os sete, e não deixaram descendências. Depois de todos, morreu também a mulher. Na ressurreição, de qual deles será ela esposa, pois os sete por esposa a tiveram? Respondeu-lhes Jesus: Porventura não errais vós em razão de não compreenderdes as Escrituras nem o poder de Deus? Porquanto, ao ressuscitarem dos mortos, nem se casam, nem se dão em casamento; pelo contrário são como anjos nos céus. Quanto aos mortos, porém, serem ressuscitados, não lestes no livro de Moisés, onde se falada sarça, como Deus lhe disse: Eu sou o Deus de Abraão, O Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Estais em grande erro. ...”

 

“... Eles lhe trouxeram um, e ele lhes perguntou: ‘De quem é este nome e esta imagem?’. ‘Do imperador’, eles responderam. Yeshua disse: ‘Deem ao imperador o que pertence ao imperador. E deem a Deus o que pertence a Deus!’. E ficaram admirados com ele. Então alguns tz’dukim foram até ele. Eles são os que dizem não haver ressurreição, de modo que propuseram uma she’elah: ‘Rabbi, Mosheh escreveu para nós que se o irmão de um homem morrer e deixar sua mulher sem filhos, seu irmão deverá tomar essa mulher e ter filhos para preservar a linhagem familiar do homem. Havia sete irmãos. O primeiro se casou com uma mulher e morreu sem deixar filhos. O segundo se casou com ela, mas também morreu sem deixar filhos. O mesmo aconteceu com o terceiro. Nenhum dos sete deixou filhos. Por fim, morreu também a mulher. Na ressurreição, de quem ela será mulher, visto que os sete foram casados com ela? Yeshua respondeu: ‘Não é esta a razão de seu engano? Vocês desconhecem as Escrituras e o poder de Deus! Porque ao ressuscitar dos mortos, nem homens nem mulheres se casam, são como os anjos no céu. Quanto a ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Mosheh, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Avraham, o Deus de Yitz’chak e o Deus de Ya’akov? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Vocês estão muito enganados”. ...”

 

O esclarecimento sempre foi dentro todos os meios de elucidar, o melhor, pois, passa a permitir que todos os seres humanos, possam saber de seus deveres e direitos, para que possam passar a conviver, em meio a sua sociedade, naturalmente ou mesmo ocasionalmente alguns pontos podem até ser divergentes para aquele que os ouve, porém cabe ao que houve se preocupar em todas suas decisões que deverá tomar, para que seu convívio, em seu meio, possa ser o melhor possível.

Pessoas chegaram ao Messias, como atualmente também o fazem, entram e saem de sua presença, alguns com desconfiança, outros totalmente incrédulos, outros com ironia, outros ainda com fé, porém somente para resolver sua situação momentânea e outros também com a certeza de que morreram para o mundo e são novas criaturas que ouvem a voz do Pastor.

Sim, existe um chamado a todos, mas nem todos ouvem e buscam estar próximo daquele que o chama, neste texto pessoas buscam  identificar respostas para suas dúvidas que eram mais para provar quem era interrogado do que saber o certo enquanto outros também se achegaram ao Messias com o intuito de demonstrar sua total indiferença quanto a ressurreição, pois negavam sua existência.

Jesus, recebe a todos e a todos tem uma resposta, desde o ontem, no hoje e no amanhã, pois é Onipotente, Onipresente e Onisciente, três palavras que tiram nossa raciocino do sentido lógico simplesmente porque no presente somos limitados e vivemos um tempo de vida limitado sobre a face dessa terra, como por exemplo declara o livro de Salmos.

O segundo grupo que aborda o Messias, está preocupado em abrir uma questão sobre a vida após o tempo presente, e apoiam sua questão, sobre textos das Escrituras e usam o nome de Moisés, declarando o meio definido, por ele, para que uma família sempre se mantivesse com descendência, assim apresentaram a figura de uma casal, cujo esposo, era de uma família de sete filhos homens (contando com ele) e todos foram casados com essa esposa, pois nenhum deles teve filho com ela e todos morreram incluindo pôr fim a mulher.

De quem ela será esposa, na vida pós a morte (na ressurreição), esta foi a questão apresentada ao Messias; cada um deles ouviram (e cada um que lê este texto também) os ensinos que deixaram eles pensativos no mínimo (com certeza), mas a decisão do crer e do aceitar sempre será pessoal, e por mais que tentemos mudar pessoas, com o passar do tempo, mais entendemos que muitos ouvem, porém poucos respondem da maneira que esperamos, e quando o assunto é sobre o amanhã, vários fatores irão influenciar na resposta e no proceder do ouvinte, assim somente quando a semente é lançada e cai no chão fértil e essa germina poderemos entender a decisão sobre o que nos foi apresentado.

Nenhum casamento haverá e sim há um passo claro sobre o viver continuo dos que são seus pela parte do Pai; sim são informações que assombra nossas mentes, afinal quando ela raciocina sobre a possibilidade de eternidade real a todos que declaram pessoalmente que sua história tem um novo capítulo ao se encontrar com o elo perdido, com seu Criador, o Pai, através da reconciliação que o Filho inaugurou e somente com o agir do Espírito Santo que age de dentro do interior de cada ser humano, levando a ação de se achegar como literalmente está e somente assim professar a legitimidade de ser uma nova criatura, passando como o Messias ensinou pela Porta estreita e caminhando na estrada também estreita que se reflete, ou ecoa,  no ouvir e responder ao Chamado, a mente desperta e rompe pela fé as barreiras do raciocínio.

  

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







Nenhum comentário:

Postar um comentário