sexta-feira, 10 de maio de 2024

ESTAR NA ORDEM.

Base na Bíblia: Marcos 12:26 a 12:34 “... Quanto aos mortos, porém, serem ressuscitados, não lestes no livro de Moisés, onde se fala da sarça, como Deus lhe disse: Eu sou o Deus de Abraão, O Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Estais em grande erro. Aproximou-se dele um dos escribas que os ouvir discutir e, percebendo que lhes havia respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos? Respondeu Jesus: O primeiro é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses. Ao que lhe disse o escriba: Muito bem, Mestre; com verdade disseste que ele é um, e fora dele não há outro; e que amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E ninguém ousava mais interrogá-lo. ...”

 

“... Quanto a ressurreição dos mortos, vocês não leram no livro de Mosheh, no relato da sarça, como Deus lhe disse: ‘Eu sou o Deus de Avraham, o Deus de Yitz’chak e o Deus de Ya’akov? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos. Vocês estão muito enganados”. Um dos mestres da Torah se aproximou e ouviu o debate. Notando que Yeshua lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: ‘Qual é a mitzvah mais importante?’. Yeshua respondeu: ‘A mais importante é: ‘Sh’ma Yisra’el, ADONAI Eloheinu, Adonai echad {Ouve, ó Yisra’el, o Senhor, nosso Deus, o Senhor é um}, e você deve amar ADONAI, seu Deus, de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento e com toda a força’. A segunda é esta: ‘Ame o próximo como a si mesmo’. Não existe mitzvah maior que estas’. O mestre da Torah lhe disse: ‘Muito bem respondido, Rabbi. Você falou a verdade quando disse que Deus é único, que não existe outro além dele e que ama-lo de todo o coração, de todo o entendimento e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo, é mais importante que todas as ofertas queimadas e sacrifícios. Ao ver Yeshua que ele havia respondido com perspicácia, disse-lhe: ‘Você não está longe do Reino de Deus’. Depois disso. Ninguém mais ousou lhe propor outra she’ilah. ...”

 

Aprendemos que ordem é a disposição ordenada das coisas, seguindo uma categoria, com esta informação passamos a viver e nos mover sobre a face da terra, para que estejamos na ordem certa e buscando assim não se desviar dela, por exemplo em todos os povos do passado e presente sempre se adaptaram a um alfabeto para se comunicarem.

Os saduceus ouviram do Senhor a proposta que há nas Escrituras sobre sua conduta na vida pós o tempo sobre a face da terra e a conduta que ocorrerá, e cada um deles pode sim adaptar-se ou deixar de aceitar os ensinamentos, que eles mesmos haviam solicitado ao Senhor.

Um mestre da Lei ouviu todo esse assunto apresentado bem como a resposta e imediatamente passou a também questionar sobre outro assunto, de relevância para a vida de cada ser humano, e também escutou do Mestre a resposta que apresentava a ordem de todos os dias de todos que vivem sobre a face da terra, apontado para um único Deus e os cuidados de cada um, pois há um só Deus, bem como a necessária atenção ao próximo com a mesma intensidade que se dedica dia a dia a si mesmo.

Ao receber essas informações, sobre seu questionamento, com perspicácia profere a Jesus, o sentimento que gerou em seu coração, apontando que era a mais pura verdade que o ser humano que ouve o chamado do Messias vive e tem como a ordem necessária para o seu melhor viver.

Nas Escrituras está mencionado que o ser humano está onde seu coração vive, veja as palavras escritas em Lucas 6:45: “O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem; e o homem mau, do seu mau tesouro tira o mal; pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” Assim, a Ordem pode ser ou não deixada de lado, segundo os propósitos de cada um.

Somos encorajados, um a um, pelas palavras do Messias a permanecermos na Ordem, esse encorajamento acontece gerado por um chamado que diz: ‘Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.’ (Mateus 11:28-30).

No entanto, as Palavras de Paulo, em Romanos declaram ao interessante sobre a Ordem que acontece a todos os seres humanos: “Mas que se diz? A palavra está perto e ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé, que pregamos. Porque, se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” (Romanos 10:08-10).

Sim há uma ordem única a todos e no tempo que há determinado pelo Eterno, todo o olho o verá e todo o joelho se dobrará, pois há um Só Deus, sim é o Criador e é Deus de vivos.

 Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula 












Nenhum comentário:

Postar um comentário