sexta-feira, 31 de maio de 2024

VIVER COM O REAL.

 

Base na Bíblia: Marcos 12:34 a 12:40 “... E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E ninguém ousava mais interrogá-lo. Por sua vez, Jesus, enquanto ensinava no templo, perguntou: Como é que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi falou, movido pelo Espírito Santo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés. Davi mesmo lhe chama Senhor; como é ele seu filho? E a grande multidão o ouvia com prazer. E, prosseguindo ele no seu ensino, disse: Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestidos compridos, e das saudações nas praças, e dos primeiros assentos nas sinagogas, e dos primeiros lugares nos banquetes, que devoram as casas das viúvas e, por pretexto, fazem longas orações; estes hão de receber muito maior condenação. ...”

 

“... Ao ver Yeshua que ele havia respondido com perspicácia , disse-lhe: “Você não está longe do Reino de Deus’. Depois disso, ninguém mais ousou lhe propor outra she’ilah. Quando Yeshua estava ensinando no pátio do templo, perguntou: ‘Como podem os mestres da Torah dizer que o Messias é o Filho de David? O próprio David, inspirado pelo Ruach HaKodesh, disse: ADONAI disse ao meu Senhor: ‘Sente-se à  minha  direita até que eu ponha seus inimigos debaixo de seus pés’. O próprio David o chama ‘Senhor’; portanto, como ele pode ser seu filho?’. A grande multidão o ouvia com entusiasmo. Ao ensinar, Yeshua dizia: ‘Cuidado com os mestres da Torah, que gostam de andar com mantos e de ser tratados com deferência nas praças dos mercados; eles gostam de ter os melhores lugares nas sinagogas e de receber os lugares de honra nos banquetes, de espoliar as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. A punição deles será a pior!’. ...”

 

Basta tentar fazer o certo do nosso ponto de vista e podemos gerar conflitos, simplesmente porque a prudência precede a ruína, assim quando deixamos de observar que somos julgados o tempo todo, por cada ação que apresentamos seja essa verbalizada ou gerada em um resultado materializado, descuidamos dos protocolos que o nosso próximo estabelece por sua norma de conduta.

Porém, existe aqueles que quando incomodados explanam seus motivos com argumentos e muitos sabemos que se sobressaem quando buscam mostrar o melhor para que possam entrar em harmonia, sim, para muitos são esses os excluídos, ou rotulados de diversas formas, cito como exemplo: o identificado como o(a) certinho(a).

Jesus, ao ouvir a resposta de um Mestre da Lei, o classifica como perspicaz e cita para que ele ouça que não está longe do Reino de Deus, por essas palavras, podemos imaginar, que o inverso existe, e que mesmo dentro de tradições ou sistemas religiosos, o mesmo pode ocorrer dentro desses meios.

Assim como para aqueles que vivem focados em seus resultados, lembrando que sobre esse tema (maior interesse pessoal), podemos imaginar que aquilo que realmente nos importa, ou melhor escrevendo, aquilo que damos atenção a maior parte do tempo (horas do dia) de nossos dias, esse é o que realmente estamos focados.

Jesus, deixa de ter pessoas focadas em apontar ou achar falhas, seja por ações de maneira direta ou de maneiras figuradas e assim, passa a ensinar o povo nos átrios do templo, e passa a fazer uma pergunta aos seus ouvintes.

Essa pergunta trata da Vinda do Messias, a qual todos os descendentes de Abraão, Isaque e Jacó aguardavam, ainda mais quando em tempos de crise, como a que estavam passando, onde o Império Romano dominava suas propriedades, a questão apresentada pautava sobre filho e o ensino apresentado pelos Mestres da Lei sobre o Messias ser Filho de David.

Suas Palavras apontavam para as palavras contidas nas Escrituras no Livro de Salmos 110:01 “Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.” E com essas palavras apresenta a todos a verdade sobre o Messias presente diante deles em tempo real, e estava pronto para cumprir a vontade do Pai, enfim, todos da multidão que ouviam ficavam entusiasmados.

O Messias cita também o comportamento dos mestres da Lei e seus objetivos de forma clara e direta, demonstrando que a aparência tinha um valor muito grande em suas atitudes e ao mesmo tempo apresenta que terá um tempo onde serão lembrados e a condenação acontecerá.

Viver com a segurança de estar ao lado do real e jamais do aparente (o qual busca se passar por real) é a melhor, tomada de decisão para o ser humano, pois podemos estabelecer regras de condutas e criar o nosso pessoal mundo real e ao lado dEle desfrutar todos os dias passar seus dias sobre a face da terra, pois “Jesus declarou: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vai ao Pai, senão por mim.” João 14:06, as demais opções existentes são aparências ou sombras, ou ainda cópias, jamais o original.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário