sábado, 6 de abril de 2024

FAZER USO DA LEMBRANÇA.


Base na Bíblia: Marcos 11:17 a 11:26 “... e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores. Ora, os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de o matar; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina. Ao cair da tarde, saíam da cidade. Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste. Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai, que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. [Mas, se vós não perdoardes, também vosso `Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas.] ...”

 

“... Então, quando ele os ensinou, disse: ‘Não está escrito no Tanakh: ‘Minha casa será chamada casa de oração para todos os goyim’? Mas vocês fizeram dela um covil de ladrões’. Os principais kohanim e os mestres da Torah ouviram o que ele disse e começaram a procurar uma forma de matá-lo, porque temiam: toda a multidão estava maravilhada com seu ensino. Ao cair da tarde, eles saíram da cidade. De manhã, quando os talmidim passaram, viram a figueira seca desde as raízes. Kefa se lembrou e disse a Yeshua: ‘Rabbi, veja! A figueira que você amaldiçoou está seca!’. Yeshua respondeu: ‘Tenham o tipo de confiança que procede de Deus! Sim, eu lhes digo que, se alguém não duvidar no coração, mas crer que acontecerá o que diz, e disser a este monte: ‘Atira-se no mar’, assim lhe será feito. Portanto, eu lhes digo: tudo o que pedirem em oração, confiem que já o receberam, e assim lhes sucederá. E, quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial perdoe os pecados de vocês.  ...”

 

A lembrança sempre foi o melhor meio de se comunicar com sua história, pois é algo que já aconteceu no passado e cada um de nós a revive em nossas mentes, e assim se torna possível tomar decisões quando necessário e permitir que novas situações sejam vivenciadas a partir de uma reflexão necessária, pois o ontem é lembrança e o hoje o momento vivido e por fim o amanhã é o fruto de cada uma de nossas ações.

O Messias buscava o equilíbrio entre as Escrituras e a conduta de cada ser humano, desta forma ao avaliar as condições no Local que fora dedicado ao Eterno, passou a ponderar o meio para ajustar o equilíbrio que se havia esquecido pelo tempo, pois o uso e costume havia tirado o foco nos princípios de se amar ao Eterno acima de todas as coisas e o seu semelhante como se ama, logo como gostaria que fosse olhado a si mesmo.

Porém, ao empreender sua ação, envolveu a ação dos administradores e entendidos do local que passaram a ponderar, como poderiam solucionar o problema, o desiquilíbrio, que estava ocorrendo, por causa de uma só pessoa e assim optaram pelo meio mais simples, antes de mudar e corrigir os desvios pode se anular o que está apontando as infrações.

Mas temiam a popularidade que o Messias possuía e assim buscavam momento oportuno para colocarem em prática seu plano, desta forma, nada podiam fazer de maneira direta, pois o reflexo com o povo seria algo ruim para manter o que eles se acostumaram a chamar de harmonia ou equilíbrio dentro dos pátios do Local Sagrado que seria chamada de uma casa de oração para todos os povos.

Ao voltarem para Betânia, pousaram e na manhã seguinte ao andar na mesma direção, ou seja, Jerusalém, passaram por um local onde uma figueira ali estava no dia anterior, mas agora, ela está seca desde a raiz; todos perceberam dos seus discípulos, porém, Pedro chama a Jesus, e pede para que ele se lembre das palavras que usou para com a figueira, esse discípulo foi ouvido e passou a ensinar a cada um deles, penso que é um detalhe que muitas vezes sabemos, porém deixamos de colocar em prática.

A cada palavra que explicou a todos e que chega aos nossos dias e passará até o dia de sua volta, fica bem definido a cada um deles que ao orar (pedir) existe um fator que envolve essa ação que nunca deve ser desprezado, uma vez que fazer de conta, atuar como ator, mostrar o que parece ser, mas não é, nessas horas deixa de colher resultados, uma vez que o interior estará agindo mecanicamente, logo por simples impulso, e não pelo que se acredita genuinamente, lembrem de Sarai que passou a se chamar Sara e aos seus noventa anos, foi mãe de um filho, que se chamou Isaque (riso), pois ao Eterno não há impossível.

O Tempo tem o seu tempo já estabelecido pelo Eterno que não só definiu a história, como permite que cada um viva a sua história, porém, seria importante que cada um dos seres humanos, apoiados na fé, pudessem desfrutar do Amor do Senhor, o qual enviou seu único Filho, para ser o Cordeiro Pascal, a fim de que por meio dEle, e somente por Ele, fosse restaurado o equilíbrio perdido desde os dias de Adão, entre a criatura e seu Criador.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 






Nenhum comentário:

Postar um comentário