sexta-feira, 29 de março de 2024

SE TE PERGUNTAREM.

 

Base na Bíblia: Marcos 11:01 a 11:07 “... Ora, quando se aproximava de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto dos monte das Oliveiras, enviou Jesus dois dos seus discípulos e disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e logo que nela entrardes, encontrareis preso um jumentinho, em que ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. E, se alguém vos perguntar: Por que fazeis isto? Respondei: O Senhor precisa dele, e logo tornará na enviá-lo para aqui. Foram, pois, e acharam o jumentinho preso ao portão do lado de fora na rua, e o desprenderam. E alguns dos que ali estavam lhes perguntaram: Que fazeis, desprendo o jumentinho? Responderam como Jesus lhes tinha mandado; e lho deixaram levar. Então trouxeram a Jesus o jumentinho e lançaram sobre ele os seus mantos, e Jesus montou nele. ...”

 

“... Quando se aproximaram de Yerushalayim e chegaram a Beit-Pagei e Beit-Anyah, perto do monte das Oliveiras, Yeshua enviou dois talmidim, dizendo-lhes: ‘Vão ao povoado que está à frente de vocês; logo que entrarem nele, encontrarão um jumentinho amarrado, no qual ninguém jamais montou, Desamarrem e o tragam aqui. Se alguém lhes perguntar: ‘Por que vocês estão fazendo isso?, digam-lhe: O Senhor precisa dele e logo o devolverá’. Eles foram e encontraram um jumentinho na rua, amarrado a um portão, e o desamarraram. Algumas pessoas que ali estavam lhes perguntaram: ‘O que vocês querem, desamarrando esse jumentinho?’. Eles responderam como Yeshua lhes tinha dito, e as pessoas os deixaram ir. Trouxeram o jumentinho a Yeshua, puseram sobre ele seus mantos, e Yeshua montou nele. ...”

 

O meio pelo qual os cidadãos são reconhecidos em seu meio é exatamente pelo seu nome, logo, quando cada um de nós está em meio a um grupo de pessoas, seja ele iniciado por qual razão aconteceu, neste lugar, ou momento, outros também estão; ao ser chamado seu nome, sua atenção é potencializada e faz com que a pessoa fique alerta (atenta), sim isso acontece a cada um que ouve, e ao ouvir cada um por si, passa a se direcionar na direção ou ao local de onde partiu ou foi direcionado para a sua ação seguinte.

O Messias segue em direção a Jerusalém, e passa no caminho por Jericó, Cidade que sabemos ser a qual no passado aconteceu que suas muralhas caíram, fato esse que ocorreu quando da entrada do povo de Israel(Abrão, Isaque e Jacó), para a terra que manava leite e mel, eles eram então liderados por Josué.

Sobre Samuel, registrado no livro de I Samuel, gosto também de lembrar de sua história em sua infância, ainda quando era pequeno, e certa noite ele ouviu seu nome ser chamado, e julgou ser seu tutor Eli quem o chamava e por algumas vezes, foi e voltou, sem sucesso, mas depois de voltar pela terceira vez a ele, Eli percebeu que era o Senhor que chamava a Samuel; pronto a partir desse momento ele o instruiu a como deveria fazer ao ouvir, seu nome sendo Chamado novamente.

Ao sair da Cidade de Jericó o acompanhava seus discípulos e uma grande multidão, e no caminho estava um pedinte cego, que era filho de Timeu, e possivelmente esse cegou ouviu o barulho ou agitação que estava ocorrendo e de alguma forma foi a ele mencionado quem era a pessoa que estava por ali passando que levava junto de si, todo esse povo, gerando toda essa movimentação, a qual lhe chamará sua atenção.

Por iniciativa pessoal, passou a dirigir-se a pessoa de Jesus, chamando-o de Filho de Davi, e passa também a pedir para si mesmo, misericórdia; e pelo texto é possível supor que deve ter feito esse apelo, algumas vezes, e quem passava e o ouvia ficava incomodado com sua ação e assim lhe pedia para que se calasse.

Porém, ao invés de atender os apelos das pessoas, que o incentivavam a se calar, ele permaneceu com seu pedido e ainda aumentava ao máximo que podia o tom de sua voz, na esperança de ser ouvido pelo Messias.

O Messias, o ouve, para e manda chamar o Filho de Timeu, certas pessoas (discípulos ou outros da multidão) foram até onde estava parado o que pedia esmola e ratificaram as palavras de que ele era chamado para ir, na direção de Jesus, o Filho de Davi.

Sua ação foi positiva e imediata, deixando sua capa e rapidamente se pondo em pé e indo na direção do Messias, o qual o esperava e lhe fez uma única pergunta: ‘Que você quer que eu lhe faça?’ Essa foi a pergunta direta ao pedinte que esmolava.

Sua resposta a ao Senhor, foi a de que, voltasse a ver novamente, em resposta ouviu de Jesus, que lhe era concedido seu pedido, declarando ao mendigo que Sua confiança o havia curado, imediatamente cita o texto que assim aconteceu e a multidão certamente voltou a caminhar e junto com todos eles agora, estava andando também o filho de Timeu (Bartimeu).

Um texto nas Escrituras no Novo Testamento, citado em Mateus 22:14, o qual foi usado em uma Parábola, e menciona: ‘porque muitos são convidados (chamados), mas poucos são escolhidos.’ Essas palavras que o Messias citou podem ser alvo de atenção e cuidado, para cada ser humano que peregrina sobre a face da terra.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 





Nenhum comentário:

Postar um comentário