sexta-feira, 29 de março de 2024

CHEGAR NO LOCAL CERTO.

 

Base na Bíblia: Marcos 11:07 a 11:11 “... Então trouxeram a Jesus o jumentinho e lançaram sobre ele os seus mantos; e Jesus montou nele. Muitos também estenderam pelo caminho os seus mantos, e outros, ramagens que tinham cortado nos campos. E tanto os que  o precediam como os que o seguiam, clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o reino que vem, o rei do nosso pai Davi! Hosana nas alturas! Tendo Jesus entrado em Jerusalém, foi ao templo, e, tendo observado tudo em redor, como já fosse tarde, saiu para Betania com os doze. ...” 

“... Trouxeram o jumentinho a Yeshua, puseram sobre ele seus mantos, e Yeshua montou nele. Muitas pessoas estenderam os mantos pelo caminho, outras espalharam ramos verdes que haviam cortado nos campos. Os que iam adiante dele e os que o seguiam gritavam: ‘Por favor, liberte-nos!!’. ‘Bendito é o que vem em nome de ADONAI!’. ‘Bendito é o Reino vindouro de nosso pai David!’ ‘Tu que estás nos altos céus, por favor, liberta-nos!’. Yeshua entrou em Yerushalayim e se dirigiu ao pátio do templo; deu uma boa olhada em tudo à sua volta e, como já era tarde, foi para Beit-Anyah com os Doze. ...”

 

O meio pelo qual os cidadãos são reconhecidos em seu meio é exatamente pelo seu nome, logo, quando cada um de nós está em meio a um grupo de pessoas, seja ele iniciado por qual razão aconteceu, neste lugar, ou momento, outros também estão; ao ser chamado seu nome, sua atenção é potencializada e faz com que a pessoa fique alerta (atenta), sim isso acontece a cada um que ouve, e ao ouvir cada um por si, passa a se direcionar na direção ou ao local de onde partiu ou foi direcionado para a sua ação seguinte.

O Messias segue em direção a Jerusalém, e passa no caminho por Jericó, Cidade que sabemos ser a qual no passado aconteceu que suas muralhas caíram, fato esse que ocorreu quando da entrada do povo de Israel(Abrão, Isaque e Jacó), para a terra que manava leite e mel, eles eram então liderados por Josué.

Sobre Samuel, registrado no livro de I Samuel, gosto também de lembrar de sua história em sua infância, ainda quando era pequeno, e certa noite ele ouviu seu nome ser chamado, e julgou ser seu tutor Eli quem o chamava e por algumas vezes, foi e voltou, sem sucesso, mas depois de voltar pela terceira vez a ele, Eli percebeu que era o Senhor que chamava a Samuel; pronto a partir desse momento ele o instruiu a como deveria fazer ao ouvir, seu nome sendo Chamado novamente.

Ao sair da Cidade de Jericó o acompanhava seus discípulos e uma grande multidão, e no caminho estava um pedinte cego, que era filho de Timeu, e possivelmente esse cegou ouviu o barulho ou agitação que estava ocorrendo e de alguma forma foi a ele mencionado quem era a pessoa que estava por ali passando que levava junto de si, todo esse povo, gerando toda essa movimentação, a qual lhe chamará sua atenção.

Por iniciativa pessoal, passou a dirigir-se a pessoa de Jesus, chamando-o de Filho de Davi, e passa também a pedir para si mesmo, misericórdia; e pelo texto é possível supor que deve ter feito esse apelo, algumas vezes, e quem passava e o ouvia ficava incomodado com sua ação e assim lhe pedia para que se calasse.

Porém, ao invés de atender os apelos das pessoas, que o incentivavam a se calar, ele permaneceu com seu pedido e ainda aumentava ao máximo que podia o tom de sua voz, na esperança de ser ouvido pelo Messias.

O Messias, o ouve, para e manda chamar o Filho de Timeu, certas pessoas (discípulos ou outros da multidão) foram até onde estava parado o que pedia esmola e ratificaram as palavras de que ele era chamado para ir, na direção de Jesus, o Filho de Davi.

Sua ação foi positiva e imediata, deixando sua capa e rapidamente se pondo em pé e indo na direção do Messias, o qual o esperava e lhe fez uma única pergunta: ‘Que você quer que eu lhe faça?’ Essa foi a pergunta direta ao pedinte que esmolava.

Sua resposta a ao Senhor, foi a de que, voltasse a ver novamente, em resposta ouviu de Jesus, que lhe era concedido seu pedido, declarando ao mendigo que Sua confiança o havia curado, imediatamente cita o texto que assim aconteceu e a multidão certamente voltou a caminhar e junto com todos eles agora, estava andando também o filho de Timeu (Bartimeu).

Um texto nas Escrituras no Novo Testamento, citado em Mateus 22:14, o qual foi usado em uma Parábola, e menciona: ‘porque muitos são convidados (chamados), mas poucos são escolhidos.’ Essas palavras que o Messias citou podem ser alvo de atenção e cuidado, para cada ser humano que peregrina sobre a face da terra.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 





Nenhum comentário:

Postar um comentário