sexta-feira, 8 de março de 2024

A ESCOLHA.

 

 

Base na Bíblia: Marcos 10:42-47 “... Então Jesus chamou-os para junto de si e lhes disse: Sabeis que os que são reconhecidos como governadores dos gentios, deles se assenhoreiam, e que sobre eles os seus grandes exercem autoridade. Mas entre vós não será assim; antes, qualquer que entre vós quiser tornar-se grande, será esse o que vos sirva; e qualquer que entre vós quiser ser o primeiro será servo de todos. Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgaste de muitos. Depois chegaram a Jericó. E, ao sair de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, estava sentado junto do caminho um mendigo cego, Bartimeu, filho de Timeu. Este, quando ouviu que era Jesus, o nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! ...”

 

“... Mas Yeshua os chamou e disse: ‘Vocês sabem que entre os goyim as pessoas que devem governar se tornam tiranas, e seus superiores se transformam em ditadores. Mas entre vocês isso não pode acontecer! Ao contrário, quem quiser ser líder deve servir vocês; e quem quiser ser o primeiro de vocês deverá se tornar escravo de todos! Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida como resgate por muitos’. Eles chegaram a Jericó. Quando Yeshua e os talmidim, com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, um pedinte cego, Bar-Timai (filho de Timai), estava sentado à beira do caminho. Ao ouvir que era Yeshua de Natzeret, ele começou a gritar: ‘Yeshua, filho de David! Tenha misericórdia de mim!’. ...”

 

Buscar sempre o melhor, ao se preparar para sempre fazer as melhores escolhas pode ser a diferença pessoal que cada um tem durante cada uma de suas decisões em seu dia a dia.

Toda a boa escolha, carrega para cada ser humano, o sentimento de que este está aproveitando o melhor do que consegue para que assim possa viver, seja consigo mesmo, ou com os seus a sua volta, ou mesmo para com outros de maneira direta ou mesmo de maneira indireta.

Yeshua (Jesus) percebe que entre seus discípulos ocorreu por parte dos 10 (dez) uma sentimento crítico para com 2 (dois) deles, Tiago e João, assim antes que o assunto pudesse gerar um maior desconforto entre eles, passa a apresentar valores que deveriam ser observados.

Sua maneira de apresentar meios, para que cada um deles, pudessem analisar o ocorrido de maneira consciente, buscou apresentar o comportamento dentre os gentios (goyim) quando ascender ao pode, e a partir deste exemplo, passa a demonstrar o meio de tratamento que cada um de seus discípulos deveriam adotar para buscar ser o primeiro ou se destacar dos demais.

A escolha mais uma vez, foi claramente apresentada a cada um deles, assim como se repete a cada pessoa durante sua jornada sobre a face da terra, onde a cada dia, consciente ou inconsciente acontecem e muitas vezes, nem nos damos cota que ocorrem, mas vivemos por essas condições.

Os cuidados apresentados, apontavam para uma escolha que pautava na atenção aos mandamentos na direção em que o amor ao Eterno é devido e assim como o amor ao próximo, uma vez que a pessoa se ama e cuida de sua própria carne, deveria ser apresentada ao seu próximo de maneira explicita servindo para ser líder e para ser o primeiro a prioridade seria de ser o escravo de todos.

O exemplo vem do Mestre, que cita sua real condição de líder e cita também que usando do cuidado de ser o primeiro estava se submetendo a perfeita vontade do Pai em seu Amor por suas criaturas para resgatar cada um de todos que se encontravam perdidos.

Sim, o resgate foi para todos, mas ainda que muitos aceitam ser resgatados, ainda assim permanece uma parcela que por ser saudável não precisam de médico; essa é a escolha que cada um toma durante sua peregrinação, pois é fato de que há o ciclo do nascimento, crescimento e envelhecimento a cada um dos seres humanos.

Em seu caminho com os seus e uma multidão eles chegam a Jericó, cidade que nos traz lembranças, desde a antiguidade, a qual está citada nas Escrituras; essa cidade nos lembra o fato de que a muralha que era a segurança dela, foi ao chão de dentro para fora, agora Jesus séculos depois está entrando e agora saindo dela, quando um fato comum, passa a chamar a atenção de todos.

A escolha de um homem pedinte e cego, que estava sentado à beira do caminho, mostra o marketing que pode fazer a diferença, uma vez que, em momentos de decisão, ele com suas palavras levou a convicção de sua determinação em estar próximo de receber sua reinvindicação, diretamente ao Filho do homem.

Novas Anunciadas, atenção e cuidados são as ações que foram apresentadas a humanidade, pelo Filho, que veio para cumprir a vontade do Pai e a cada momento em suas ações e gestos foram deixadas as marcas e meios para se chegar, por meio de uma simples escolha, a aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida, o qual é o único caminho que leva ao Eterno.

E decisão da Escolha é minha e de cada um que ouve as Boas Novas, pois as Palavras do Senhor, declara que aos que ouvem, esse devem: Ir e levar as Boas Novas a cada criatura, ...

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário