Base na Bíblia: Lucas 13:10-18 “... Jesus estava ensinando numa das sinagogas no sábado. E
estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito
anos; e andava encurvada, e não podia de modo algum endireitar-se. Vendo-a
Jesus, chamou-a, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade; e
impôs-lhe as mãos e imediatamente ela se endireitou, e glorificava a Deus.
Então o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus curara no sábado, tomando a
palavra disse à multidão: Seis dias há em que se deve trabalhar; vinde, pois,
neles para serdes curados, e não no dia do sábado. Respondeu-lhe, porém, o
Senhor: Hipócritas, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu
boi, ou jumento, para o levar a beber? E não deveria ser solta desta prisão, no
dia do sábado, esta que é filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha
preso? E dizendo ele essas coisas, todo os seus adversários ficavam
envergonhados; e todo o povo se alegrava por todas as coisas gloriosas que eram
feitas por ele. ...”
“... Yeshua
estava ensinando em uma das sinagogas no shabbat, e se encontrava ali uma
mulher com um espírito que a mantinha doente havias dezoito anos; ela andava
encurvada e de forma alguma podia se endireitar. Ao vê-la, Yeshua a chamou à
frente e lhe disse: ‘A senhora foi libertada de sua fraqueza!’. Colocou as mãos
sobre ela, e de imediato ela ficou em pé e começou a glorificar a Deus.
Entretanto o dirigente da sinagoga, indignado pelo fato de Yeshua ter curado no
shabbat, disse a congregação: ‘Há seis dias da semana para o trabalho;
portanto, venham durante esses dias para serem curados, não no shabbat!’. O
Senhor, porém, lhe respondeu: ‘Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no
shabbat o boi ou o jumento do estábulo e o leva para lhe dar de beber? Esta
mulher é uma filha de Avraham, e o Adversário a manteve presa por dezoito anos.
Não deveria ser ela liberta dessa escravidão no shabbat?’. Com essas palavras,
Yeshua envergonhou todos os seus oponentes; mas o restante da multidão estava
feliz por causa das coisas maravilhosas que aconteciam por seu intermédio. ...”
Muitas vezes imaginamos que ser oposição deva ser um
motivo para que haja divisão entre pessoas, e mesmo conflitos de toda a
natureza, porém quando existe pontos de vistas diferentes, necessariamente não
significam que aqueles que pensam diferentes, devam ser os causadores de
conflitos e sim que devam harmonizar e conter sua conduta, uma vez que um bem
maior deve sempre ser presado, o ser humano e sua qualidade de vida.
A ciência, por exemplo, muitas vezes se posicionou
de maneira diferente aos seus próprios valores, na medida em que novas descobertas
surgem, o que em nada invalida a anterior, simplesmente um achado ou descoberta
traz um novo entendimento e sim isso amplia o conhecimento para o bem comum, de
uma pessoa a todo um Planeta.
Quando o assunto é religião, temos vários pontos de abordagem
bem como pontos de vistas, alguns fundamentados e outros empíricos ou até mesmo
por achar que tem uma posição e por ela se baliza por toda a sua existência.
Por essa razão encontramos várias linhas de segmentos
desde os radicais aos que são hiper flexíveis, em suas maneiras de agirem e cada
um deles, como foi citado, tem sua razão pela qual se baseiam para assim
proceder.
O Messias, Jesus, estava em um das muitas sinagogas
que em sua época haviam, em um dia de Shabbat (Sábado), onde normalmente, o
povo da localidade mais próximos se encontram para uma assembleia ou para
congregarem-se, lá também estava uma mulher, entre outras, porém com um
diferencial.
Essa mulher, que Lucas não identifica seu nome,
sofre de uma fraqueza que a impede de se manter ereta, descrito por ele que acontecia
pelo prazo de dezoito anos, logo pela descrição dele, sabemos que ela tinha
mais de dezoito anos, e provavelmente o povo local, sabia quem era e talvez inclusive
ela fosse saudada pelos que lá estavam, mas nada podiam fazer para mudar o
quadro dela, logo era já comum sua presença entre eles.
Jesus, o Messias, por ser reconhecido um Rabone,
chama a frente as mulher que estava encurvada, ela o atende e vai a frente,
logo todos os presentes estão vendo esses acontecimentos; suas palavras a
libertam de sua prisão, e tocando-a (impondo as mãos) ela imediatamente fica na
posição ereta e passa a glorificar ao Criador.
Entretanto o dirigente da sinagoga, ficou incomodado
com o fato de ser o dia de Shabbat e não por Jesus estar libertando essa mulher
de sua prisão.
Uma vez que seu conhecimento tinha uma leitura definida
em como deveriam proceder no Shabbat e em sua visão (compartilhada até os dias
atuais por muitos outros), tomando o direito da palavra, fez uma declaração,
ratificando o entendimento comum de todos, no intuito de não deixar que aquele
caso isolado, pudesse alterar sua maneira de e dos demais em interpretar a Lei
de Moisés no Pentateuco e na Torah.
Jesus, ouve, como todos os demais presentes e nós
que lemos e responde a ele, mas citando ou envolvendo em sua resposta a todos
os ouvintes, repito até os dias atuais que acabaram de ler, declarando aos
presentes:
Hipócritas, no shabbat todos vocês levam seus
animais amarrados que estão no estábulo para o lugar necessário para beber
água, quanto mais essa filha de Abraão, que estava sob a ação do Adversário
(Satanás) por dezoito anos, não devia ser desamarrada?
A oposição ao ouvir, o conhecimento de suas ações e
a inflexibilidade que ostentavam, mas nos bastidores quebravam o Shabbat, estavam
passando a compreender a proposta do Amor apresentado pelo Criador a sua
criatura.
Lembremos o que está descrito na Nova Aliança no
Livro aos Romanos 05:08: ‘Deus, porém, demonstra seu amor por nós no fato de o
Messias ter morrido a nosso favor enquanto ainda éramos pecadores.’ A proposta
de Salvação é abrangente para todos, independentemente de suas crenças, pois a
salvação veio primeiramente aos judeus, e também aos gentios.
As Palavras de Jesus somente fizeram com que os
opositores pudessem refletir sobre suas reais intenções e tivessem a
oportunidade de pararem de serem hipócritas, gerando indignação quando agiam da
mesma maneira, pois o Eterno é o Criador de todos e de tudo o que há visível e
invisível; nada havia para haver divisão e sim reflexão pelo bem maior da
humanidade, afinal todo aquele que invocar o nome do Senhor, será Salvo.
Do
seu irmão em Cristo,
Marcos
de Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário