sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

SURPREENDER SE É POSSÍVEL.

 

Base na Bíblia: João 02:05-11 “... Disse então a mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser. Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. Ordenou-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. Então lhes disse: Tirai agora e levai ao mestre-sala. E eles o fizeram. Quando o mestre-sala provou a água tornada em vinho, não sabendo donde era, se bem que o sabiam os serventes que tinham tirado a água, chamou o mestre-sala ao noivo e lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho, Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. ...”

 

“... Sua mãe disse aos servos: ‘Façam tudo o que ele lhes disser’. Havia seis potes de pedra para as purificações cerimoniais judaicas; cada pote continha 75 a 114 litros. Yeshua lhes disse: ‘Encham os potes com água’; e eles o encheram até a borda. Ele disse: ‘Agora, tirem um pouco e levem ao homem encarregado da festa’; e eles o levaram. O encarregado da festa provou a água; ela havia sido transformada em vinho! Ele não sabia de onde esse viera, embora os servos que haviam tirado a água o soubessem. Então chamou o noivo e lhe disse: ‘Todas as outras pessoas servem o melhor vinho em primeiro lugar, e o vinho de qualidade inferior  só é servido depois de as pessoas terem bebido à vontade; mas você guardou o melhor vinho até agora!’. Este, o primeiro dos sinais miraculosos de Yeshua, foi realizado em Kanah da Galil; ele revelou sua glória, e os talmidim passaram a confiar nele. ...”

 

Para cada acontecimento ocorrido, precisamos de fatos (quanto mais concretos forem sempre serão mais seguro), para avaliarmos e assim classificarmos como sendo surpreendente ou mesmo pelos critérios próprios pessoais de julgamento definirmos colocá-lo em esferas inferiores.

Diante de uma festa, os convidados participam sempre se alegrando com seus anfitriões, e nesta boda de casamento, tudo ia correndo desta mesma forma, uma vez que previamente os detalhes foram cuidados para esse fim.

A bebida da festa, acabará somente havia para os que tinham a bebida em mãos, a mãe de Jesus, comenta aos servos do local que ouvissem e atentassem as Palavras de Jesus.

Eles ouviram e atenderam, ainda que era sem sentido o pedido, uma vez que água é água e encher vasos de purificação fora de época, poderia beirar a ser um desperdício, mas resolveram atender e quando completaram sua tarefa, as Palavras de Jesus, agora pede a ação para chegar ao encarregado da festa um copo contendo o líquido que fora tirado destes vasos.

Algo aconteceu que surpreendeu ao encarregado da festa, bem como aos servos, que haviam enchido de água os seis potes de pedra, isso certamente trouxe um certo desconforto, em particular ao encarregado da festa.

O enviar a água transformada em vinho, poderia ser direta aos noivos, ou aos pais dos noivos, porém o escolhido foi o encarregado da festa, que deveria ter em mente a quantidade de pessoas, o tempo de duração da festa, a quantidade de alimentos e bebidas para suprimento de todos os participantes.

Por mais acostumado que o encarregado da festa, pudesse ser, pois sempre pode haver ocorrências fora do esperado, e para isto existe a programação, porém este foi surpreendido e chamou o noivo.

A Salvação vem pela graça do Eterno Criador, e cada acontecimento descrito desde outrora, passou e vai passar pelo crivo de cada ser humano, uma vez que, apesar de ser um ato isolado (de uma única pessoa) aos padrões e critérios de cada grupo social, neste ato está contido o propósito do Senhor no qual todos os seres humanos sobre a face da terra tenham essa informação e possam definir em sua esfera de valor o grau de importância.

As palavras do encarregado da festa ao noivo, apontavam para uma falta de observação dele, ou de uma procura mais insistente em saber quais produtos havia para ser oferecido durante a festa.

Suas palavras testificavam que o produto por ele provado era muito superior ao que antes viera para os convidados.

O Filho do Homem veio e pela vontade do Pai cumpriu as palavras que sobre ele foram elaboradas para atender e cumprir a Lei e apresentar-se, surpreendendo a todos com um caminho novo que pela sua morte fosse pago o preço necessário, pois era pelo pecado que havia e há sobre cada ser humano, enfim: ’o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito do Criador é a vida Eterna por Cristo Jesus, nosso Senhor.’

  

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula

 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário