sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

ALGUÉM PARA ENSINAR.

 

Base na Bíblia: Atos 08: 25-33 “... Eles, pois havendo testificado e falado a palavra do Senhor, voltando para Jerusalém, evangelizavam muitas aldeias dos samaritanos. Mas um anjo do Senhor falou a Felipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto. E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar, regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías. Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo? Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse. Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; quem contará a sua geração? porque a sua vida é tirada da terra. ...”

 

“... Então após o testemunho cabal e do anúncio da Palavra do Senhor, Kefa e Yochanan partiram de volta a Yerushalayim, anunciando as boas-novas em muitos povoados de Shomron. Um anjo de ADONAI disse a Filipe: ‘Levante-se, vá para o sul, para a estrada que desse de Yerushalayim a ‘Azah, a via deserta’. Ele se levantou e foi. No caminho, viu um etíope eunuco, um ministro encarregado de todo o tesouro de Kandake, ou rainha, da Etiópia. Ele estivera em Yerushalayim para adorar e, agora, voltava para casa. Estava sentado em sua carruagem e lia o profeta Yesha’yahu. O Espírito disse a Filipe: ‘Aproxime-se dessa carruagem e fique perto dela’. Então Filipe correu e ouviu o etíope lendo o profeta Yesha’yahu. ‘Você entende o que está lendo?’, ele perguntou. ‘Como posso’, ele respondeu, ‘a menos que alguém me explique?’ E ele convidou Filipe para subir e sentar-se com ele. A porção do Tanakh que ele estava lendo era esta: ‘Ele foi levado como ovelha para ser morto; como cordeiro silente diante do tosquiador, ele não abriu a boca. Ele foi humilhado e privado de justiça, Quem pode falar a respeito de seus descendestes, já que sua vida foi tirada da terra?’. ...

 

As notícias de Samaria chegam a Jerusalém, Pedro e João vão ao lugar e confirmam o agir do Senhor e enfatizam também eles as Palavras do Senhor e regressam a Jerusalém e no caminho ao passar pelos povoados de Samária passam a anunciar também a esses as boas novas.

No passado logo, após o Rei Salomão ter passado o Reino a seu filho, o Rei Roboão, ocorreu a divisão do Reino de Israel, ficando 2 (duas) tribos com sede (Capital) em Jerusalém, Reino do Sul, também chamado de Reino de Judá e as outras 10 (dez) tribos foram com Jeroboão e em Samária, fizeram a Capital (sede), e formaram o Reino do Norte, também chamado de Reino de Israel.

O Messias também certa vez passou pela região, e conversou a princípio com uma mulher samaritana e depois com muitas outras pessoas da localidade onde estava, bem como em outra vez é mencionado sua passagem também; mas era certo que havia divisão entre os judeus e os samaritanos, pois na época, Samaria ficava entre Jerusalém e a Galiléia, dificultando o tempo de uma viagem, pois o Judeu preferia dar a volta, do que ter que passar pelo território da Samaria.

Filipe, um dos diáconos estava em Samaria e por anunciar as Boas Novas, chegou a notícia a Jerusalém e destacaram a Pedro e João para irem ao local, agora pelo texto que lemos, Filipe é levado a ir para uma estrada no Sul da Judeia, estrada essa que ligava a Gaza, e que era um lugar desértico, foi por um anjo do Senhor, que recebeu essa mensagem, e ele se levanta e vai ao local.

Chegando percebe a presença de um meio de transporte passando (provavelmente estilo de uma carruagem) e o Espírito chama a Filipe para se aproximar dessa ‘carruagem’.

Dentro dela estava uma pessoa lendo o texto de Isaías, esse era um etíope e trabalhava como responsável pelo tesouro da rainha da Etiópia.

Filipe consegue alcançar o meio de transporte, ouve o que está sendo lido e faz uma pergunta ao que está a ler, sua pergunta, leva o leitor, a fazer uma reflexão e imediatamente soltar (devolver) uma resposta.

Muitos anos antes e mesmo antes da escrita, em papel, se tornar popular, e mesmo no tempo da impressão das primeiras edições de livros em massa, para popularizar o conteúdo de cada livro, ou chegando aos dias atuais em que a informação está disponível em sistemas eletrônicos, com acesso a todos, que detém essa ferramenta de tecnologia, entender o que se está lendo é uma questão que nunca se deve negligenciar.

No passado, quando havia escassez de material escrito, ou seu custo era elevadíssimo, para se adquirir, sempre houve pessoas que tinham acesso e recebiam de outros os ensinamentos e os repassavam, por exemplo, nas Escrituras Sagradas, encontramos descrito que as Palavras contidas deveriam ser repassadas dos pais para os filhos e assim sucessivamente, para que todos tivessem acesso à informação e o entendimento das palavras que estavam escritas.

Esse etíope veio a Jerusalém para adorar, tinha acesso a literatura, e sabia ler no idioma usado em Jerusalém e agora voltava para sua Nação, e enquanto voltava lia em voz alta.

A resposta dele para Filipe foi sincera e demonstrava que mesmo lendo, sua mente tinha questionamentos, de quem seria a pessoa que o texto que estava lendo era retratado.

Sua atitude, logo após responder, sem que Filipe fizesse qualquer outra pergunta ou desse uma resposta também, o convida a sentar-se com ele, em seu transporte e ambos seguem o caminho.

O texto novamente é lido e sabemos que Filipe, ouviu as dúvidas dele e ele estava ali para responder de forma a esclarecer e anunciar as boas novas, seguindo o ensino do Messias a todo povo, língua e nação.

As Escrituras Sagradas são acessíveis a todos, sabemos que ao longo dos séculos foram traduzidas na língua local, de muitas Nações ou etnias, porém nem todos, abrem suas páginas e nem todos ao abrirem suas páginas entendem o que nela está escrita, bem como há também os que questionam a autoria e sua credibilidade, acabando por se auto enquadrarem no grupo dos que nem abrem suas páginas, e por isso sabemos que em uma de suas atitudes relevam qualquer pessoa que tenta ensinar e tirar suas dúvidas.

Porém, a um grupo de pessoas que tem fome e sede e nelas encontram a fonte a jorrar da água que sacia sua sede e nela encontram o alimento necessário para o seu viver sobre a face da terra e estes são os que passam a ouvir a voz do Pastor a lhe chamar e o seguem, pois assim foi a ação do Senhor ao ser levado como ovelha e padecer para tirar o ser humano do pecado que o escraviza, apresentando e ensinando a cada um, o caminho, a verdade e a vida para que cada um por si, pudesse ter restaurado em si, dentro do seu ser o elo que fora partido desde os dias da queda de Adão.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 






Nenhum comentário:

Postar um comentário