sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

ALÉM DO DISCURSO, A PRÁTICA.

 

Base na Bíblia: João 01: 12-18 “... Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. João deu testemunho dele, e clamou: Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim, passou adiante de mim; porque antes de mim ela já existia. Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer. ...”

 

“... Ele veio para sua terra natal; mas seu povo não o recebeu. No entanto, a todos que o receberam, aos que depositaram confiança na pessoa e no poder dele, ele lhes deu o direito de se tornarem filhos de Deus, não por causa da linhagem, impulso físico, nem por vontade humana, mas por causa de Deus. A Palavra se tornou um ser humano e viveu entre nós, e vimos sua Sh’khinah, a Sh’khinah do Filho único do Pai, repleto de graça e verdade. Yochanan testemunhou a respeito dele, ao exclamar: ‘Este é o homem de quem falei, ao dizer: ‘Aquele que vem depois de mim tem de tomar posição à minha frente, porque existia antes de mim’ ’. Todos nós recebemos de sua plenitude, graça sobre graça. Porque a Torah foi dada por intermédio de Mosheh; a graça e a verdade vieram por intermédio de Yeshua, o Messias. Ninguém jamais viu Deus; mas seu Filho único, que é idêntico a Deus e está ao lado do Pai, ele o tornou conhecido. ...”

 

Mistério para alguns, Promessas se cumprindo para outros, contudo ambos em comum, aguardam a Vinda do Messias, pois desde o chamado de Abrão, as promessas do agir provedor do Senhor, foram apresentados a todos os homens e mulheres, crianças, jovens, adultos e idosos, desencadeadas desde a queda do homem dentro do Jardim elaborado pelo Criador ao ser humano no Éden, para ali viver e prosperar seus dias sob a face da terra.

Cada Palavra tem seu alvo e gera uma reação, ao ouvinte; presenciamos isso no Livro dos Princípios, ocorrido em cada momento criativo da existência do nada absoluto, e assim sem fé é impossível agradar ao Criador, pois pela fé acreditamos que os mundos foram criados pela Palavra de Deus; assim como em Hebreus 11:06 está mencionado que: “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”

Iniciamos a leitura desse texto escrito por João, o discípulo amado, que cita a vinda do Messias; tema que fora muitas vezes referenciado pelos Livros contidos nas Escrituras, estudado por cada um deles desde sua infância, segundo as palavras de Mosheh, mas ainda assim, nada de reconhecimento pelos seus, todavia menciona João, que os que o receberam (uma parcela, notem que não se refere ao todo, pois Yeshua veio para todos os filhos de Abraão), foram a esses que lhes deu o direito de se tornarem filhos de Deus e aos demais permaneciam, permanecem e permanecerão criaturas de Deus, seguindo a vontade Soberana do Eterno.

João o discípulo cita seu testemunho mencionando que a Palavra, o Verbo, esteve entre nós, ele era testemunha e cada um deles viram a glória presente do Pai atuando dia a dia no Filho, com todo seu poder e manifestação do amor provedor a todo o perdido, cansado e excluído dos padrões da sociedade (essa por estar atuando consciente ou inconsciente) que valoriza os fortes, influentes e desdenha dos fracos e desfavorecidos (rotulando como marginalizados ou escória, mesmo que juntos convivam, porém, omitem sua existência sempre que possível).

João, o batista, o precursor da Chegada do Tempo aceitável do Senhor, anunciava em seu discurso e também na prática testemunhava sobre o Filho do Homem que estava vindo, passando por ele, porém ratifica que já era antes dele, e cumpriria a Vontade do Pai.

As Palavras agora são como um discurso e como foram escritas após os acontecimentos, estavam já sendo colocadas uma a uma em prática, pois a Lei dada por Moisés, agora tem em Jesus, seu cumprimento e a graça e a verdade são colocadas em prática pelo Filho do Pai.

Logo, todos foram envolvidos, assim afirma João, o discípulo, que ‘Todos nós recebemos de sua plenitude, graça sobre graça. Porque a Torah foi dada por intermédio de Mosheh; a graça e a verdade vieram por intermédio de Yeshua.’

Na pratica todos recebemos, sim, a proposta do Criador envolve todos, logo todos devem ouvir, a começar pelos descendentes da linhagem de Abraão, Isaque e Jacó e estendendo a toda a língua, povo e nação, as Boa Novas do Ano Aceitável do Senhor.

Penso nas Palavras de Filipe, em nome de todos os seus demais colegas discípulos e certamente aos demais presente, a qual demonstra claramente o desejo da grande maioria dos seres humanos, séculos após séculos, para poder firmar a sua fé (crença, segurança, apoio, certeza), endereçadas ao Messias:

“Disse-lhe Filipe:

Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.

Respondeu-lhe Jesus:

Há tanto tempo que estou convosco, e ainda não me conheces, Filipe?

Quem me viu a mim, viu o Pai; como dizes tu:

Mostra-nos o Pai?” João 14:08-09.

Vem o dia, como foi nos dias de Jonas, que esteve três dias no Ventre do Grande Peixe, e como foi nos dias de Noé, que entrou na Arca e cerrou as portas, pois o Eterno o fechou dentro da arca para o proteger, em que se cumprirá as Palavras: “... Esse Jesus, que dentre vós foi elevado para o céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.” Atos 01:11B; período em que todos os olhos o verão!

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 






Nenhum comentário:

Postar um comentário