sexta-feira, 13 de maio de 2022

TER UMA IDEIA ERRADA.

 

Base na Bíblia: João 16:06-15 ... Mas, porque eu disse isso, o coração de vocês ficou cheio de tristeza. Eu falo a verdade quando digo que é melhor para vocês que eu vá. Pois, se não for, o Auxiliador não virá; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando o Auxiliador vier, ele convencerá as pessoas do mundo de que elas têm uma ideia errada a respeito do pecado e do que é direito e justo e também do julgamento de Deus. As pessoas do mundo estão erradas a respeito do pecado, porque não creem em mim; estão erradas a respeito do que é direito e justo porque eu vou para o Pai, e vocês não vão me vêr mais. E também estão erradas a respeito do julgamento porque aquele que manda neste mundo já está julgado. Ainda tenho muitas coisas para lhes dizer, mas vocês não poderiam suportar isso agora. Porém, quando o Espírito da verdade vier, ele ensinará toda a verdade a vocês. O Espírito não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouviu e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. Ele vai ficar sabendo o que tenho para dizer, e dirá a vocês, e assim ele trará glória para mim. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai ficar sabendo o que eu lhe disser e vai anunciar a vocês. ...”

 

“... Em vez disso, porque lhes disse estas coisas, o coração de vocês foi tomado de aflição. Mas eu lhes digo a verdade: é para o bem de vocês que vou. Se eu não for, o Conselheiro consolador não virá até vocês. Entretanto, se eu for, eu o enviarei a vocês. ‘Quando ele vier, mostrará que o mundo está errado a respeito do pecado, da justiça e do juízo – do pecado, porque as pessoas não confiam em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o governante deste mundo já está julgado. ‘Tenho ainda muitas coisas para lhes dizer, mas vocês não as podem suportar neste momento. Todavia, quando o Espírito da Verdade vier, ele os guiará a toda a verdade, porque não falará por iniciativa própria, mas dirá apenas o que ouve, e lhes anunciará acontecimentos futuros. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o anunciará a vocês. Tudo o que o Pai possui é meu; está é a razão de eu lhes ter dito que ele receberá do que é meu e o anunciará a vocês. ...”

A natureza humana tem se mantido inquieta ao longo dos séculos sempre buscando respostas sobre tudo e quando as encontra algumas delas, busca fazer uma ideia e a estabelece como sendo um pilar para prosseguir em suas pesquisas.

Os discípulos pensavam com mais intensidade na perda ou sua ausência que o Mestre afirmava que iria acontecer do que na alegria de saber para onde o Ungido estava voltando para ficar ao lado do Pai.

Em suas Palavras o Senhor Jesus afirmava que seria melhor para eles que assim acontecesse, uma vez que enviaria o Espírito da Verdade, o qual pontuaria um grupo de erros de interpretações que os seres humanos mantem sobre o pecado, a justiça e o juízo, e assim eles passariam a amar mais ainda ao Mestre, vejamos como Ele as esclareceu:

Do pecado porque não confiaram no Messias;

Da justiça (direito e justo) porque o Messias voltava ao Pai que o envio e não o veriam mais; e

Do juízo porque o governante deste mundo já está julgado.

Mesmo passado por volta de 3 anos e meio com eles havia palavras que eles ainda não podiam suportar para ouvir, simplesmente, como nós bem sabemos que muitas informações para uma criança dificilmente serão assimiladas e compreendidas para as colocar em prática, e o Conselheiro Consolador iria apresentar uma a uma no momento devido, para não terem uma ideia errada.

Jesus naturalmente mostra que deveriam estar alegres, mas parece que eles terem se amado mais do que amavam seu senhor, desta maneira à sua ausência, que deveria ter dado a eles muitas razões para regozijarem-se, tornou-se uma causa de profunda perda.

Jesus Cristo sempre disse que não testemunhava a si mesmo, mas falava as palavras que seu Pai lhe havida declarado, sobre o Espírito de Deus declara que também Ele não fala de si mesmo, mas Ele testemunha da verdade que Cristo revelou aos seres humanos, bem como faz conhecido acontecimentos para o povir, mas nunca revelará nada contrário ao que o Messias Jesus, o Cristo revelou em suas palavras.

A fonte da ideia verdadeira é o Pai, que enviou o Filho para transmitir a ideia verdadeira, o qual por sua vez ao cumprir a vontade do Criador voltou para o Pai e enviou o Espírito da Verdade para revelar a fonte da ideia verdadeira apresentada aos seres humanos pelo Filho para que os seres humanos não tivessem uma ideia errada, pois vem o dia em que Ele vai Voltar.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula






 






Nenhum comentário:

Postar um comentário