sexta-feira, 20 de maio de 2022

AJUSTANDO O MODO DE PENSAR.

Base na Bíblia: João 16:15-21 “... Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai ficar sabendo o que eu lhe disser e vai anunciar a vocês. E Jesus disse: - Daqui a pouco vocês não vão me ver mais; porém, pouco depois, vão me ver novamente. Alguns dos seus discípulos comentaram: - O que será que ele quer dizer? Ele afirma: ‘Daqui a pouco vocês não vão me ver; porém, pouco depois, vão me ver novamente’. E diz também: ‘É porque vou para o meu Pai’. O que quer dizer: ‘pouco depois’? Não entendemos o que isso quer dizer. Jesus, sabendo que eles queriam lhe fazer perguntas, disse: - Eu afirmo que daqui a pouco vocês não vão me ver mais e que pouco depois vão me ver novamente. Por acaso não é a respeito disso que vocês estão fazendo perguntas uns aos outros? Pois eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês vão chorar e ficar tristes, mas as pessoas do mundo ficarão alegres. Vocês ficarão tristes, mas essa tristeza virará alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, ela fica triste porque chegou a sua hora de sofrer. Mas, depois que a criança nasce a mulher fica tão alegre, que nem lembra mais do seu sofrimento. ...”

 

“... Tudo o que o Pai possui é meu; está é a razão de eu lhes ter dito que ele receberá do que é meu e o anunciará a vocês. ‘Mais um pouco, e vocês não me verão mais; um pouco mais, e vocês me verão’. Nesse ponto alguns talmidim disseram entre si: ‘O que significa: ‘Mais um pouco, e vocês não me verão mais; um pouco mais, e vocês me verão’, e ‘vou para o meu Pai’?. E continuaram dizendo: ‘Que quer dizer ‘um pouco mais’? Não entendemos o que ele diz’. Yeshua sabia que lhe desejavam perguntar a respeito disse, e então lhes disse: ‘Vocês estão perguntando entre si o que quis dizer quando falei: ‘Mais um pouco, e vocês não me verão mais; um pouco mais, e vocês me verão? Sim, é verdade. Digo-lhes que soluçarão e se lamentarão, mas o mundo se alegrará. Vocês se afligirão, mas sua aflição se transformará em alegria. Quando uma mulher está para dar à luz, sente dores, porque a hora chegou. Mas, quando o bebê nasce, ela esquece do sofrimento, pela alegria da vinda de uma criança ao mundo. ...”

 

Seja no ensino, no trabalho, ou na rotina diária de cada ser humano, todos passam por ajustes para se adequarem as necessidades que cada novo empreendimento necessita, pois caso não esteja adequado cada um por si deve tomar rapidamente a decisão de tentar se adequar ao meio ou buscar outra alternativa, diferente daquela que está vivendo ou sendo submetido(a).

Um dos cuidados do Mestre Jesus que ele tinha e tratava com muito zelo, era o de continuamente apresentar aos seus discípulos informações que os levassem a compreender a realidade dos acontecimentos, para a necessidade pessoal de cada um deles no sentido de sempre poderem estarem aptos para ultrapassar cada situação que fosse acontecendo em suas vidas, visando sempre o cuidado para cada um deles poder estarem seguros do modo de vida que viviam, tendo sempre um único alvo comum em suas vidas.

Podemos supor que durante sua vida sobre a vida da terra, existem também, uma quantidade significativa de pessoas que vivem seus dias ignorando ou postergando suas ações, pois se sentem confortáveis da maneira que foram ensinados ou se adequaram ao seu meio de vida e cessam suas expectativas e assim deixam somente o tempo passar.

Os discípulos ouvem as afirmações de seu Mestre, e juntam cada uma delas como se estivessem montando um quebra cabeça, peça por peça, mas pelo texto que lemos, fica uma questão pendente entre eles, pois pareciam que se conflitavam em ver e deixar de ver o Messias novamente, e passaram a questionar entre si o que queria dizer as palavras repetidas para assuntos diferentes (mais um pouco).

Jesus percebe que havia dúvidas entre eles e alguns deles já estavam se questionando e antecipa-se a pergunta que certamente lhe seria feita, esse acontecimento me remete a um texto no livro de Salmos 139:04 que cita: ‘Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, o Senhor, tudo conheces.’.

Em seu questionamento aos discípulos, repete as palavras que citou e inclui que no primeiro momento haveria por parte dos seus discípulos soluço e lamentação, porém simultaneamente neste mesmo instante o mundo se alegrará, e que essa aflição dos discípulos se transformaria em alegria referindo-se ao segundo momento citado por ele.

No presente século para muitas mulheres essas tentarão contradizer, esse conceito apresentado pelo Messias, afinal usam outra alternativa para o dia do parto, porém mesmo com esse cuidado o processo natural do organismo tem o efeito antes, durante e pós nascimento em cada uma delas, e a alegria também de cada uma delas é aparente em seus rostos ao primeiro encontro com seu bebê.

Podemos ser surpreendidos com acontecimentos diários e com o avanço da tecnologia, rapidamente nos são apresentados, e cada um passa a viver ajustando o modo de pensar, o mesmo acontece quanto as Escrituras Sagradas, essa por sua vez, se mantém renovada e tem para suas ovelhas as Palavras da Vida Eterna como notamos ao lermos seu conteúdo, com todo cuidado escrita a cada uma delas (ovelhas), pois a Pátria está nos Céus de onde o Senhor Voltará por seu amor, para buscar o que se havia perdido.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula













  

Nenhum comentário:

Postar um comentário