sexta-feira, 2 de abril de 2021

O CONFRONTO INEVITÁVEL.

 

Base na Bíblia: João 05:36-47 “... Mas eu tenho um testemunho a meu favor ainda mais forte do que o que João deu: são as coisas que eu faço, as quais meu Pai me mandou fazer. Elas dão testemunho a favor de mim e provam que o Pai me enviou. Também o Pai, que me enviou, testemunha a meu favor. Vocês nunca ouviram a voz dele, nem viram o seu rosto. As palavras dele não estão no coração de vocês porque vocês não creem naquele que ele enviou. Vocês estudam as Escrituras Sagradas porque pensam que vão encontrar nelas a vida eterna. E são elas mesmas que dão testemunho a meu favor. Mas vocês não querem vir para mim a fim de ter vida. – Eu não procuro ser elogiado pelas pessoas. Quanto a vocês, eu os conheço e sei que não amam a Deus com sinceridade. Eu vim com a autoridade do meu Pai, e vocês não me recebem. Quando alguém vem com a sua própria autoridade, esse vocês recebem. Como é que vocês podem crer, se aceitam ser elogiados pelos outros e tentam conseguir os elogios que somente o único Deus pode dar? Não pensem que sou eu que vou acusá-los diante do Pai; quem vai acusá-los é Moisés, que é aquele em quem vocês confiam. Se vocês acreditassem em Moisés, acreditariam também em mim, pois ele escreveu a meu respeito. Mas, se vocês não acreditam no que ele escreveu, como vão acreditar no que eu digo? ...”

“...Ele era uma candeia que queimava e brilhava, e por um certo período vocês desejaram ser iluminados por essa luz. Mas eu tenho um testemunho maior do que Yochanan. Porque as coisas que o Pai me deu para fazer – o que realizo agora – testemunham a meu favor, afirmando que o Pai me enviou. Além disso, o Pai que me enviou foi testemunha a meu favor. Vocês nunca ouviram sua voz, nem viram sua forma; Ademais, sua palavra não permanece em vocês, porque não confiam em quem ele enviou. Vocês continuam a examinar o Tanakh por pensar que nele terão vida eterna. Essas mesmas Escrituras dão testemunho a meu respeito, mas vocês não querem vir a mim para ter vida! ‘Não aceito louvor humano, mas conheço vocês – sei que não têm nenhum amor por Deus! Vim em nome de meu Pai, e não me aceitaram; se outra pessoa vier em seu nome, a aceitarão. Como vocês podem confiar? Vocês estão ocupados, procurando aceitação mutua, em vez de procurarem unicamente o louvor devido a Deus. ’Não pensem que serei o acusador de vocês perante o Pai. Sabem quem os acusará? Mosheh, aquele com quem vocês contam! Se vocês realmente cressem em Mosheh, creriam em mim, porque ele escreveu a meu respeito. Mas se não creem no que ele escreveu, como poderão crer no que digo?’ ...”

 

Todos os seres racionais são e agem corretos até que se prove em contrário, por mais sem sentido que possa parecer essa introdução é válida e usada pelos seres humanos ao longo dos séculos, pois todos tem seus objetivos ao definir sua vida e para tanto usam de muitos estratagemas, ou meios para simplificar o conceito, a fim de poder viver cada dia sobre a face da terra.

Aos olhos do Eterno para cada período de tempo, definidos segundo a sua Soberania, foram estabelecidas Alianças nas quais o propósito do Criador nunca mudou desde a primeira vez em que criou o homem, e o instruiu, e o colocou em um jardim que Ele preparou.

O Mestre permanece fiel aos princípios de seu Chamado para cumprir a vontade do Eterno, o Pai, assim em cada palavra por Ele falada, uma nova palavra vai apresentando elementos que comprovam sua missão e seu alvo, esclarecendo a todos seus ouvintes que o Tempo era chegado, e nada estava atrasado ou adiantado aos Planos Celeste.

Apesar de parecer um monologo, no qual somente Jesus falava, sabemos que os que ouviam respiravam ares de morte ao homem que curou um paralítico há 38 anos e o fez andar com sua esteira (cama) em um dia de sábado, porém notem que o Messias está procurando levar cada um deles a ponderar sobre toda a sua bagagem de conceitos que os levaram a definir sua posição de rancor.

Pois, eles buscaram em João, o Batista e se alegraram por sua lamparina, mas já o haviam deixado de lado, cessou quando foram buscar nele o Messias, e agora sabem que ele afirmou que não seria.

Jesus, esta agora confirmando diante deles que seu testemunho fala mais alto, pelas obras e acontecimentos diante dos olhos deles, e cada um deles ainda assim o rejeita, pois não o aceitam como Messias, o enviado Filho do Homem, mas reflitam, eles eram pessoas instruídas desde a infância na Torah, no Tanakh e estavam calados, assim escreveu João, e sabemos que no livro de Atos, um homem chamado Estevan, cheio de bons argumentos válidos, foi apedrejado, porém antes eles (os apedrejadores) colocaram as mãos aos ouvidos para não quererem ouvir mais nada.

Agora o clímax podemos pensar, pois é declarado que eles não amam a Deus, ao rejeitar o enviado, que vem em nome do Senhor, mas aceitam os que veem em seus próprios nomes e sim também buscam reconhecimento pessoal entre eles mesmos, para se justificarem de suas ações (pessoais, religiosas, ou em suas atitudes de santidades).

O confronto acontece entre o que eu penso e interpreto e quero acreditar com o que está escrito e deve ser meu Manual de Conduta, pois Jesus encerra esse dialogo declarando que: eles poderiam imaginar que ele os julgaria, pelos seus atos de rejeição, mas ao contrário apontou para Moisés, e a Torah, ou Pentateuco ou os cinco primeiros livros da Velha Aliança, e mais ainda ao Tanakh, pois a Palavra Tanack significa: ‘A origem da palavra é hebraica sendo formada pelas iniciais de três palavras hebraicas Torá + Neviim + Chetuvim (na composição das letras hebraicas תורה, נביאים וכתובים), tendo como significado “a Lei, os Profetas e os Escritos” Assim entendemos Tanach ou Tanakh (em hebraico תנך), em que a Tanach engloba as três partes da Bíblia hebraica.’; nas quais eles buscavam encontrar contidos nela a vida Eterna.

Pois eles estavam rejeitando ter a vida eterna que lhes era oferecida contrariando assim a Torah que mencionava sobre o Messias e o Plano Eterno de redenção aos seres humanos, logo a resposta os surpreenderam, pois quem os julgaria seria as palavras declaradas e escritas por Moisés, Profetas e nos Escritos.

Podemos hoje, dizer que jamais agiríamos da mesma maneira que esses, pois percebam, que João ao escrever, não disse como foi o desfecho, desse dialogo, no quesito de quantos aceitaram e quantos rejeitaram, e como Jesus saiu sem ser maltrado por seus ouvintes.

Assim, o mesmo acontece nos dias que vivemos, onde se casam se dão em casamento, vivem suas vidas, tem suas opiniões sobre tudo e todos, mas vem o dia em que como nos dias de Noé, a arca será fechada por fora, e todos comparecerão diante do Criador onde o confronto inevitável acontecerá.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário