sexta-feira, 9 de abril de 2021

A ATENÇÃO DO MESSIAS.

 

Base na Bíblia: João 06:01-07 “... Depois disso, Jesus atravessou o lago da Galiléia, que também é chamado de Tiberíades. Uma grande multidão o seguia porque eles tinham visto os milagres que Jesus tinha feito, curando os doentes. Ele subiu um monte e sentou-se ali com os seus discípulos. A Páscoa, a festa principal dos judeus, estava perto. Jesus olhou em volta de si e viu que uma grande multidão estava chegando perto dele. Então disse a Filipe: - Onde vamos comprar comida para toda esta gente? Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse para ver qual seria a resposta de Filipe. Filipe respondeu assim: - Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata. ...;

“... Algum tempo depois, Yeshua foi para a margem mais distante do lago Kinneret (isto é, Tiberíades), e uma grande multidão o seguiu, porque viram os milagres que realizara a favor dos doentes. Yeshua subiu em um monte e se sentou ali com os talmidim. Aproximava-se a festa de Pesach, realizada pelos habitantes de Y’hudah; então, quando Yeshua olhou e viu uma grande multidão se aproximando, disse a Filipe: ‘Onde poderemos comprar pão para todas essas pessoas se alimentarem?’ (Yeshua disse isso para testar Filipe, porque Yeshua sabia o que estava para fazer.) Filipe respondeu: ‘Nem metade do salário de um ano seria suficiente para comprar-lhes pão – cada pessoa daria apenas uma mordida!’. ...”

 

De acordo com os historiadores, cada moeda era estabelecida em siclo que era uma medida de peso, e ele pesava 11 gramas, logo duzentas moedas de prata no tempo de Jesus era o equivalente a 2,200 gramas de prata, a R$ 3,00 reais por cada grama (subestimado), totalizariam R$ 6.600,00 reais. Por pura comparação, lembremos então que as 30 moedas que Judas recebeu valeriam 330 gramas de prata que seria um valor de R$ 990,00 reais, que é um valor pequeno pela vida de alguém, porém é importante lembrar, contudo, que os valores mudaram muito desde então. Naquela região, a quase 2.000 anos atrás, tanto o dinheiro, quanto a prata valiam muito mais do que valem hoje.

De fato, qual foi o valor dado por Jesus? Na Antiga Aliança na lei de Moisés declara em Êxodo 21:32 assim: “Se o boi chifrar um escravo, o dono do animal terá de pagar 30 siclos de prata (330 trezentos e trinta) gramas de prata ao proprietário do escravo, e o boi será apedrejado.”.

Então, 1500 anos antes de Jesus nascer, um escravo valia em torno de 30 moedas, ou seja, era o valor de uma pessoa, notem que após o arrependimento, Judas devolveu as moedas aos sacerdotes, que “compraram com elas o campo do oleiro, para cemitério de forasteiros” (Mateus 27:07); assim, era esse montante o valor de um pequeno sítio. Podemos seguindo este raciocínio chegarmos a proporção na época de 6, 67 pequenos sítios, para mal alimentar a multidão que Filipe estava vendo, raciocinando pelos fatos ora apresentados naquela época era realmente diferente dos valores dos dias atuais.

A Prata na avaliação pontual de US$ 17,06/oz (com preço verificado em 2017), trinta "moedas de prata" valeriam entre US$ 185 e US$ 216 no valor atual americano (USD).

A Cotação da Prata no dia de 06 e abril de 2021 = Grama de prata (XAG) = R$ 4,69 Cotação spot nacional da grama da Prata (XAG).

Jesus junto com seus discípulos seguem para um ponto isolado, passando para uma outra margem do Mar de Tiberíades, ou Lago da Galiléia e sobem a um monte e ficam ali sentados, possivelmente conversando.

Em paralelo uma grande multidão que os viu sair da outra margem, os seguem e agora estão chegando próximos deles, é possível perceber na narrativa que Jesus os observava e também seus discípulos.

João, o discípulo e escritor, menciona a razão do povo estar tomando esta decisão de o seguir, ao declarar que eles o faziam porque tinham visto os milagres de cura aos doentes que Jesus operara entre eles.

Filipe é questionado por Jesus, porque Filipe?, poderíamos perguntar, difícil responder, pois qualquer resposta seria suposição, porém por conhecer o Mestre Jesus, sabemos que ele viu algo em Filipe e definiu que era ele quem iria dar a resposta pelos demais talmidim ou discípulos.

O que sabemos do discípulo chamado Filipe era ele juntamente com Pedro e André, de Betsaida na Galiléia (João 1:44 e 12:21). Jesus convocou Filipe, que havia sido discípulo de João Batista (João 1:43), e Filipe foi então e encontrou a Natanael para contar-lhe sobre Jesus. Natanael também se tornou discípulo de Jesus. A Bíblia não contém muitos detalhes biográficos sobre Filipe ou qualquer um dos outros discípulos, mas João registra várias vezes quando Filipe falou com Jesus.

O primeiro ato registrado de Filipe como discípulo de Jesus foi partir e contar as boas novas ao seu amigo Natanael. Mais tarde, Filipe foi abordado por alguns gentios (mais especificamente, gregos de Betsaida) que pediram-lhe para apresentá-los a Jesus (João 12:20-22). Filipe foi o discípulo que calculou a quantia de dinheiro necessária para alimentar os 5.000 (João 6:7). Depois da Última Ceia, Filipe solicitou que Jesus lhes mostrasse o Pai, levando à declaração de Jesus: "Quem me vê a mim vê o Pai" (João 14:8–9). A última vez que a Bíblia menciona o discípulo Filipe é como um daqueles reunidos em Jerusalém para orar após a ascensão do Senhor (Atos 1:13). A tradição afirma que Filipe foi para a Frígia (hoje na Turquia moderna) como missionário e foi martirizado lá em Hierápolis.

Notamos que os cuidados de Jesus, sempre podem nos surpreender, pois muito além do que possamos imaginar, temos o Senhor que já está nos observando e vendo cada passo que estamos seguindo e sabe antecipadamente aonde vai chegar cada um.

Jesus trata seus discípulos com cuidado e em alguns momentos eles se reuniam em grupo menor, pois havia um plano do Bom Pastor a apresentar as suas ovelhas, o qual sempre estava ligado a sua atenção por cada um dos seus.

Vivemos tempos de imediatismos, regados de sensacionalismos exagerados, muito distante dos dias de outrora, a evolução da natureza humana tem provado que busca mais se satisfazer e passa a deixar de observar que o interesse do Messias faz toda a diferença na vida da ovelha.

Jesus se isolou porque tinha um propósito, mas pensemos: e se esse propósito de fato, fosse o de sentir como estava o coração de suas ovelhas para com si mesmas, e assim Filipe foi o exemplo entre eles, para poder ensinar algo maior do que eles podiam antes compreender?

Jesus sabia ensinar, Ele era o Verbo Vivo, a Semente que é lançada, porém como pode germinar sem ouvir, e esse ouvir com cuidado e com atenção, para poder ser regado pelo Espírito Santo e encontrar no Caminho Estreito, a única Porta que leva a criatura de volta ao encontro com o seu Criador.

Declarou o Messias em contraste a ação do ladrão: “... eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” porém o que de fato tenho vivido espelha essa realidade para alguns ou em outros casos infelizmente o oposto, pois a nossa volta temos um grande número de testemunhas a nos observar continuamente.

A proposta de Filipe enfim era para solucionar a questão apresentada pelo Mestre, que consistia em que cada um comesse pelo menos uma mordida de pão, mas a proposta para os que vão até Ele, o Senhor e Autor da Vida é sem medida.

 

Do seu irmão em Cristo,

Marcos de Paula







 






Nenhum comentário:

Postar um comentário